O coração dispara, tropeça quase para: conhecimento dos enfermeiros a respeito do eletrocardiograma/ The heart triggers, almost stops beating: nurses’ knowledge about the electrocardiogram
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34027 |
Resumo: | O eletrocardiograma (ECG) é considerado um método direto e confiável da mensuração de atividade elétrica cardíaca. O enfermeiro é o profissional responsavél pelo cuidado contínuo ao paciente. Dessa forma, é lhe atribuído não só a responsabilidade de saber a técnica de realizar um ECG, mas também de saber interpretá-lo, resultando na diminuição da incidência de complicações cardiovasculares, melhorando assim o prognóstico do paciente. O objetivo do estudo é avaliar o conhecimento dos enfermeiros do Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal\RO a respeito da realização e interpretação do ECG. Trata-se de uma pesquisa de campo quali-quantitativa do tipo longitudinal prospectiva com a realização de pré-teste, capacitação teórico-prática e pós teste com 26 enfermeiros do referido hospital. A aprovação do trabalho foi através do CEP da FACIMED sob o protocolo nº 3.319.497. Observou-se que no pré-teste as taxas de acerto foram de: 34,6% para o significado das ondas, 30,8% no posicionamento dos eletrodos, 37,7% na interpretação dos traçados eletrocardiográficos e 73,1% na avaliação do ECG. Nos pós teste, após a capacitação teórico-prática, os índices de acertos aumentaram para 80,8% ,61,3%, 76,9% e 80,8%, respectivamente. De fato, houve uma diferença relevante entre o pré e pós teste, evidenciando o desconhecimento da análise do ECG. Dessa forma, observou-se uma melhora significativa após a realização da capacitação teórico-prática, podendo ser atribuído à importância da educação continuada, que foi fundamental para o desenvolvimento do enfermeiro no contexto teórico e prático em ECG, proporcionando um aperfeiçoamento das habilidades, que, como consequência, melhora na qualidade e segurança em sua prática clínica na realização e interpretação do exame. |
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O coração dispara, tropeça quase para: conhecimento dos enfermeiros a respeito do eletrocardiograma/ The heart triggers, almost stops beating: nurses’ knowledge about the electrocardiogramEletrocardiogramaEducação ContinuadaEnfermagem.O eletrocardiograma (ECG) é considerado um método direto e confiável da mensuração de atividade elétrica cardíaca. O enfermeiro é o profissional responsavél pelo cuidado contínuo ao paciente. Dessa forma, é lhe atribuído não só a responsabilidade de saber a técnica de realizar um ECG, mas também de saber interpretá-lo, resultando na diminuição da incidência de complicações cardiovasculares, melhorando assim o prognóstico do paciente. O objetivo do estudo é avaliar o conhecimento dos enfermeiros do Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal\RO a respeito da realização e interpretação do ECG. Trata-se de uma pesquisa de campo quali-quantitativa do tipo longitudinal prospectiva com a realização de pré-teste, capacitação teórico-prática e pós teste com 26 enfermeiros do referido hospital. A aprovação do trabalho foi através do CEP da FACIMED sob o protocolo nº 3.319.497. Observou-se que no pré-teste as taxas de acerto foram de: 34,6% para o significado das ondas, 30,8% no posicionamento dos eletrodos, 37,7% na interpretação dos traçados eletrocardiográficos e 73,1% na avaliação do ECG. Nos pós teste, após a capacitação teórico-prática, os índices de acertos aumentaram para 80,8% ,61,3%, 76,9% e 80,8%, respectivamente. De fato, houve uma diferença relevante entre o pré e pós teste, evidenciando o desconhecimento da análise do ECG. Dessa forma, observou-se uma melhora significativa após a realização da capacitação teórico-prática, podendo ser atribuído à importância da educação continuada, que foi fundamental para o desenvolvimento do enfermeiro no contexto teórico e prático em ECG, proporcionando um aperfeiçoamento das habilidades, que, como consequência, melhora na qualidade e segurança em sua prática clínica na realização e interpretação do exame.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3402710.34117/bjdv7n8-141Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 77846-77860Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 77846-77860Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 77846-778602525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34027/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, Amanda Gabrielle SilvaMartelli, Bruno RodrigoBenetti, Henrique AprijoFerreira, Ádila Thais de Souza2021-09-16T20:49:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34027Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:51.181973Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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