O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Lidnei
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ripa, Roselaine, Beche, Rose Clér Estivalete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n5-171
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804
Resumo: RESUMOO artigo apresenta a experiência de trabalho na disciplina “Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva”, da Especialização em Educação Inclusiva, oferecida pelo Centro de Educação a Distância da UDESC. O ponto de partida da disciplina foi a compreensão do currículo como prática social, perspectiva desenvolvida pelo pesquisador britânico Ivor Goodson. Focou-se na noção de aprendizagem narrativa defendida pelo autor para propor aos acadêmicos reflexões em torno de processos escolares inclusivos. Essa proposta considera os percursos curriculares individuais, não centrados em aprendizagens prescritivas de conteúdos, mas em aprendizagens narrativas pautadas em construções identitárias. Além de descrever o curso e a discussão do campo curricular que o atravessa, o relato tem ainda por objetivo apresentar as contribuições dos acadêmicos nos fóruns de discussão cujas provocações tiveram como mote os conceitos de currículo narrativo e aprendizagem narrativa. A proposta foi trazer para discussão fragmentos de diálogos realizados entre os participantes do fórum e o pesquisador Ivor Goodson, preservando a polifonia e entrecruzamento dessas vozes. Resultados apontam que os fóruns mobilizaram os participantes na construção de conhecimentos acerca de uma perspectiva curricular que pode colaborar na superação dos desafios postos à efetivação de políticas de inclusão que atendam as diferenças. 
id VERACRUZ-0_56dcf7b78c2e6549bcec50bd92915684
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9804
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspectiveCurrículo narrativo. Aprendizagem narrativa. InclusãoRESUMOO artigo apresenta a experiência de trabalho na disciplina “Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva”, da Especialização em Educação Inclusiva, oferecida pelo Centro de Educação a Distância da UDESC. O ponto de partida da disciplina foi a compreensão do currículo como prática social, perspectiva desenvolvida pelo pesquisador britânico Ivor Goodson. Focou-se na noção de aprendizagem narrativa defendida pelo autor para propor aos acadêmicos reflexões em torno de processos escolares inclusivos. Essa proposta considera os percursos curriculares individuais, não centrados em aprendizagens prescritivas de conteúdos, mas em aprendizagens narrativas pautadas em construções identitárias. Além de descrever o curso e a discussão do campo curricular que o atravessa, o relato tem ainda por objetivo apresentar as contribuições dos acadêmicos nos fóruns de discussão cujas provocações tiveram como mote os conceitos de currículo narrativo e aprendizagem narrativa. A proposta foi trazer para discussão fragmentos de diálogos realizados entre os participantes do fórum e o pesquisador Ivor Goodson, preservando a polifonia e entrecruzamento dessas vozes. Resultados apontam que os fóruns mobilizaram os participantes na construção de conhecimentos acerca de uma perspectiva curricular que pode colaborar na superação dos desafios postos à efetivação de políticas de inclusão que atendam as diferenças. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/980410.34117/bjdv6n5-171Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26118-26129Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26118-26129Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26118-261292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804/8219Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVentura, LidneiRipa, RoselaineBeche, Rose Clér Estivalete2020-06-09T13:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9804Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:27.040174Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
title O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
spellingShingle O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
Ventura, Lidnei
Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão
Ventura, Lidnei
Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão
title_short O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
title_full O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
title_fullStr O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
title_full_unstemmed O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
title_sort O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
author Ventura, Lidnei
author_facet Ventura, Lidnei
Ventura, Lidnei
Ripa, Roselaine
Beche, Rose Clér Estivalete
Ripa, Roselaine
Beche, Rose Clér Estivalete
author_role author
author2 Ripa, Roselaine
Beche, Rose Clér Estivalete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Lidnei
Ripa, Roselaine
Beche, Rose Clér Estivalete
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão
topic Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão
description RESUMOO artigo apresenta a experiência de trabalho na disciplina “Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva”, da Especialização em Educação Inclusiva, oferecida pelo Centro de Educação a Distância da UDESC. O ponto de partida da disciplina foi a compreensão do currículo como prática social, perspectiva desenvolvida pelo pesquisador britânico Ivor Goodson. Focou-se na noção de aprendizagem narrativa defendida pelo autor para propor aos acadêmicos reflexões em torno de processos escolares inclusivos. Essa proposta considera os percursos curriculares individuais, não centrados em aprendizagens prescritivas de conteúdos, mas em aprendizagens narrativas pautadas em construções identitárias. Além de descrever o curso e a discussão do campo curricular que o atravessa, o relato tem ainda por objetivo apresentar as contribuições dos acadêmicos nos fóruns de discussão cujas provocações tiveram como mote os conceitos de currículo narrativo e aprendizagem narrativa. A proposta foi trazer para discussão fragmentos de diálogos realizados entre os participantes do fórum e o pesquisador Ivor Goodson, preservando a polifonia e entrecruzamento dessas vozes. Resultados apontam que os fóruns mobilizaram os participantes na construção de conhecimentos acerca de uma perspectiva curricular que pode colaborar na superação dos desafios postos à efetivação de políticas de inclusão que atendam as diferenças. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804
10.34117/bjdv6n5-171
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-171
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804/8219
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26118-26129
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26118-26129
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26118-26129
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183725658537984
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n5-171