O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n5-171 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804 |
Resumo: | RESUMOO artigo apresenta a experiência de trabalho na disciplina “Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva”, da Especialização em Educação Inclusiva, oferecida pelo Centro de Educação a Distância da UDESC. O ponto de partida da disciplina foi a compreensão do currículo como prática social, perspectiva desenvolvida pelo pesquisador britânico Ivor Goodson. Focou-se na noção de aprendizagem narrativa defendida pelo autor para propor aos acadêmicos reflexões em torno de processos escolares inclusivos. Essa proposta considera os percursos curriculares individuais, não centrados em aprendizagens prescritivas de conteúdos, mas em aprendizagens narrativas pautadas em construções identitárias. Além de descrever o curso e a discussão do campo curricular que o atravessa, o relato tem ainda por objetivo apresentar as contribuições dos acadêmicos nos fóruns de discussão cujas provocações tiveram como mote os conceitos de currículo narrativo e aprendizagem narrativa. A proposta foi trazer para discussão fragmentos de diálogos realizados entre os participantes do fórum e o pesquisador Ivor Goodson, preservando a polifonia e entrecruzamento dessas vozes. Resultados apontam que os fóruns mobilizaram os participantes na construção de conhecimentos acerca de uma perspectiva curricular que pode colaborar na superação dos desafios postos à efetivação de políticas de inclusão que atendam as diferenças. |
id |
VERACRUZ-0_56dcf7b78c2e6549bcec50bd92915684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9804 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspectiveCurrículo narrativo. Aprendizagem narrativa. InclusãoRESUMOO artigo apresenta a experiência de trabalho na disciplina “Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva”, da Especialização em Educação Inclusiva, oferecida pelo Centro de Educação a Distância da UDESC. O ponto de partida da disciplina foi a compreensão do currículo como prática social, perspectiva desenvolvida pelo pesquisador britânico Ivor Goodson. Focou-se na noção de aprendizagem narrativa defendida pelo autor para propor aos acadêmicos reflexões em torno de processos escolares inclusivos. Essa proposta considera os percursos curriculares individuais, não centrados em aprendizagens prescritivas de conteúdos, mas em aprendizagens narrativas pautadas em construções identitárias. Além de descrever o curso e a discussão do campo curricular que o atravessa, o relato tem ainda por objetivo apresentar as contribuições dos acadêmicos nos fóruns de discussão cujas provocações tiveram como mote os conceitos de currículo narrativo e aprendizagem narrativa. A proposta foi trazer para discussão fragmentos de diálogos realizados entre os participantes do fórum e o pesquisador Ivor Goodson, preservando a polifonia e entrecruzamento dessas vozes. Resultados apontam que os fóruns mobilizaram os participantes na construção de conhecimentos acerca de uma perspectiva curricular que pode colaborar na superação dos desafios postos à efetivação de políticas de inclusão que atendam as diferenças. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/980410.34117/bjdv6n5-171Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26118-26129Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26118-26129Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26118-261292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804/8219Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVentura, LidneiRipa, RoselaineBeche, Rose Clér Estivalete2020-06-09T13:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9804Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:27.040174Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective |
title |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective |
spellingShingle |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective Ventura, Lidnei Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão Ventura, Lidnei Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão |
title_short |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective |
title_full |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective |
title_fullStr |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective |
title_full_unstemmed |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective |
title_sort |
O currículo como narrativa inclusiva na perspectiva de ivor goodson / The curriculum as an inclusive narrative from ivor goodson's perspective |
author |
Ventura, Lidnei |
author_facet |
Ventura, Lidnei Ventura, Lidnei Ripa, Roselaine Beche, Rose Clér Estivalete Ripa, Roselaine Beche, Rose Clér Estivalete |
author_role |
author |
author2 |
Ripa, Roselaine Beche, Rose Clér Estivalete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ventura, Lidnei Ripa, Roselaine Beche, Rose Clér Estivalete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão |
topic |
Currículo narrativo. Aprendizagem narrativa. Inclusão |
description |
RESUMOO artigo apresenta a experiência de trabalho na disciplina “Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva”, da Especialização em Educação Inclusiva, oferecida pelo Centro de Educação a Distância da UDESC. O ponto de partida da disciplina foi a compreensão do currículo como prática social, perspectiva desenvolvida pelo pesquisador britânico Ivor Goodson. Focou-se na noção de aprendizagem narrativa defendida pelo autor para propor aos acadêmicos reflexões em torno de processos escolares inclusivos. Essa proposta considera os percursos curriculares individuais, não centrados em aprendizagens prescritivas de conteúdos, mas em aprendizagens narrativas pautadas em construções identitárias. Além de descrever o curso e a discussão do campo curricular que o atravessa, o relato tem ainda por objetivo apresentar as contribuições dos acadêmicos nos fóruns de discussão cujas provocações tiveram como mote os conceitos de currículo narrativo e aprendizagem narrativa. A proposta foi trazer para discussão fragmentos de diálogos realizados entre os participantes do fórum e o pesquisador Ivor Goodson, preservando a polifonia e entrecruzamento dessas vozes. Resultados apontam que os fóruns mobilizaram os participantes na construção de conhecimentos acerca de uma perspectiva curricular que pode colaborar na superação dos desafios postos à efetivação de políticas de inclusão que atendam as diferenças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804 10.34117/bjdv6n5-171 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9804/8219 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26118-26129 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26118-26129 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26118-26129 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183725658537984 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-171 |