Análise do sistema de transporte da cidade de curitiba a partir da ótica da do índice de vulnerabilidade social (IVS) / Analysis of the system of transport of the city of curitiba from the optical of the index of social vulnerability (IVS)
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18149 |
Resumo: | Os sistemas de transporte possuem três dimensões fundamentais segundo a ótica da mobilidade sustentável: ambiental, econômica e social. Esse último, foco deste artigo. Em países em desenvolvimento como o Brasil, em que os núcleos urbanos se formaram de modo acelerado e desordenado, atenção especial é necessária aos elementos da dimensão social, cuja negligencia pode resultar em exclusão social por conta da falta de acessibilidade a oportunidades, tais como, estudo, emprego, saúde e lazer. Nesse sentido, o uso de Índices que avaliam os aspectos sociais pode apresentar contribuições essenciais na avaliação, monitoramento e planejamento de cidades mais inclusivas. Esse artigo utiliza o IVS – índice de Vulnerabilidade Social, como fundo para a análise do sistema de transporte de Curitiba, constatando que os meios de transporte que exigem menor custo de aquisição e manutenção são predominantes em regiões com maior vulnerabilidade social, enquanto carros e estacionamentos predominam em áreas de menor vulnerabilidade social. |
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Análise do sistema de transporte da cidade de curitiba a partir da ótica da do índice de vulnerabilidade social (IVS) / Analysis of the system of transport of the city of curitiba from the optical of the index of social vulnerability (IVS)Índice de vulnerabilidade social (IVS)transporteacessibilidadejustiça socialmobilidade urbana sustentável.Os sistemas de transporte possuem três dimensões fundamentais segundo a ótica da mobilidade sustentável: ambiental, econômica e social. Esse último, foco deste artigo. Em países em desenvolvimento como o Brasil, em que os núcleos urbanos se formaram de modo acelerado e desordenado, atenção especial é necessária aos elementos da dimensão social, cuja negligencia pode resultar em exclusão social por conta da falta de acessibilidade a oportunidades, tais como, estudo, emprego, saúde e lazer. Nesse sentido, o uso de Índices que avaliam os aspectos sociais pode apresentar contribuições essenciais na avaliação, monitoramento e planejamento de cidades mais inclusivas. Esse artigo utiliza o IVS – índice de Vulnerabilidade Social, como fundo para a análise do sistema de transporte de Curitiba, constatando que os meios de transporte que exigem menor custo de aquisição e manutenção são predominantes em regiões com maior vulnerabilidade social, enquanto carros e estacionamentos predominam em áreas de menor vulnerabilidade social. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1814910.34117/bjdv6n10-249Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 77473-77493Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 77473-77493Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 77473-774932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18149/15886Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPavelski, Luziane MachadoBernardinis, Marcia de Andrade Pereira2021-02-04T12:50:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18149Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:24.297988Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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