Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178 |
Resumo: | O conceito de educação existente na legislação brasileira atesta a valorização do diferente, mesmo não sendo respeitado na prática pelo atual sistema educacional. A Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, 1996). Pensando em tornar a educação um instrumento de fortalecimento de identidade, atendendo as necessidades do povo e de alguma forma buscar, por meio do conhecimento, construir e fortalecer a cultura local, foi criado o projeto intitulado: Valorização da cultura por meio das narrativas orais contadas pela comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca”. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, traz, em suma, o relato de um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Municipal São Mateus, localizada na comunida ribeirinha do Engenho Crauassu, Ipojuca, Pernambuco, Brasil, tendo por objetivo descrever as ações e apresentar o resultado do projeto supracitado, bem como discorrer sobre sua importância para a educação e para a comunidade local. |
id |
VERACRUZ-0_583fa8fbb3f3511df08312ea79a92847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10178 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”EducaçãoEscritaLeituraCultura.O conceito de educação existente na legislação brasileira atesta a valorização do diferente, mesmo não sendo respeitado na prática pelo atual sistema educacional. A Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, 1996). Pensando em tornar a educação um instrumento de fortalecimento de identidade, atendendo as necessidades do povo e de alguma forma buscar, por meio do conhecimento, construir e fortalecer a cultura local, foi criado o projeto intitulado: Valorização da cultura por meio das narrativas orais contadas pela comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca”. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, traz, em suma, o relato de um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Municipal São Mateus, localizada na comunida ribeirinha do Engenho Crauassu, Ipojuca, Pernambuco, Brasil, tendo por objetivo descrever as ações e apresentar o resultado do projeto supracitado, bem como discorrer sobre sua importância para a educação e para a comunidade local.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1017810.34117/bjdv6n5-325Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 28319-28330Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 28319-28330Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 28319-283302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178/8507Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Valdilene Valdice deLima, Nilza Josefa deJúnior, Noberto Francisco de BarrosXavier, Roberta Elane MariaRamos, Elilde MariaSilva, Silvia Helena Vasconcelos daVasconcelos, Ana Lúcia deSantos, Patrício Rinaldo dos2020-06-09T13:25:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10178Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:36.651283Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca” |
title |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca” |
spellingShingle |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca” Santana, Valdilene Valdice de Educação Escrita Leitura Cultura. |
title_short |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca” |
title_full |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca” |
title_fullStr |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca” |
title_full_unstemmed |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca” |
title_sort |
Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca” |
author |
Santana, Valdilene Valdice de |
author_facet |
Santana, Valdilene Valdice de Lima, Nilza Josefa de Júnior, Noberto Francisco de Barros Xavier, Roberta Elane Maria Ramos, Elilde Maria Silva, Silvia Helena Vasconcelos da Vasconcelos, Ana Lúcia de Santos, Patrício Rinaldo dos |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Nilza Josefa de Júnior, Noberto Francisco de Barros Xavier, Roberta Elane Maria Ramos, Elilde Maria Silva, Silvia Helena Vasconcelos da Vasconcelos, Ana Lúcia de Santos, Patrício Rinaldo dos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Valdilene Valdice de Lima, Nilza Josefa de Júnior, Noberto Francisco de Barros Xavier, Roberta Elane Maria Ramos, Elilde Maria Silva, Silvia Helena Vasconcelos da Vasconcelos, Ana Lúcia de Santos, Patrício Rinaldo dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Escrita Leitura Cultura. |
topic |
Educação Escrita Leitura Cultura. |
description |
O conceito de educação existente na legislação brasileira atesta a valorização do diferente, mesmo não sendo respeitado na prática pelo atual sistema educacional. A Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, 1996). Pensando em tornar a educação um instrumento de fortalecimento de identidade, atendendo as necessidades do povo e de alguma forma buscar, por meio do conhecimento, construir e fortalecer a cultura local, foi criado o projeto intitulado: Valorização da cultura por meio das narrativas orais contadas pela comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca”. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, traz, em suma, o relato de um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Municipal São Mateus, localizada na comunida ribeirinha do Engenho Crauassu, Ipojuca, Pernambuco, Brasil, tendo por objetivo descrever as ações e apresentar o resultado do projeto supracitado, bem como discorrer sobre sua importância para a educação e para a comunidade local. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178 10.34117/bjdv6n5-325 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178/8507 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 28319-28330 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 28319-28330 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 28319-28330 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645452410617856 |