Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Valdilene Valdice de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Nilza Josefa de, Júnior, Noberto Francisco de Barros, Xavier, Roberta Elane Maria, Ramos, Elilde Maria, Silva, Silvia Helena Vasconcelos da, Vasconcelos, Ana Lúcia de, Santos, Patrício Rinaldo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178
Resumo: O conceito de educação existente na legislação brasileira atesta a valorização do diferente, mesmo não sendo respeitado na prática pelo atual sistema educacional. A Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, 1996). Pensando em tornar a educação um instrumento de fortalecimento de identidade, atendendo as necessidades do povo e de alguma forma buscar, por meio do conhecimento, construir e fortalecer a cultura local, foi criado o projeto intitulado: Valorização da cultura por meio das narrativas orais contadas pela comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca”. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, traz, em suma, o relato de um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Municipal São Mateus, localizada na comunida ribeirinha do Engenho Crauassu, Ipojuca, Pernambuco, Brasil, tendo por objetivo descrever as ações e apresentar o resultado  do projeto supracitado, bem como discorrer sobre sua importância para a educação e para a comunidade local.
id VERACRUZ-0_583fa8fbb3f3511df08312ea79a92847
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10178
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”EducaçãoEscritaLeituraCultura.O conceito de educação existente na legislação brasileira atesta a valorização do diferente, mesmo não sendo respeitado na prática pelo atual sistema educacional. A Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, 1996). Pensando em tornar a educação um instrumento de fortalecimento de identidade, atendendo as necessidades do povo e de alguma forma buscar, por meio do conhecimento, construir e fortalecer a cultura local, foi criado o projeto intitulado: Valorização da cultura por meio das narrativas orais contadas pela comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca”. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, traz, em suma, o relato de um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Municipal São Mateus, localizada na comunida ribeirinha do Engenho Crauassu, Ipojuca, Pernambuco, Brasil, tendo por objetivo descrever as ações e apresentar o resultado  do projeto supracitado, bem como discorrer sobre sua importância para a educação e para a comunidade local.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1017810.34117/bjdv6n5-325Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 28319-28330Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 28319-28330Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 28319-283302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178/8507Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Valdilene Valdice deLima, Nilza Josefa deJúnior, Noberto Francisco de BarrosXavier, Roberta Elane MariaRamos, Elilde MariaSilva, Silvia Helena Vasconcelos daVasconcelos, Ana Lúcia deSantos, Patrício Rinaldo dos2020-06-09T13:25:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10178Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:36.651283Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
title Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
spellingShingle Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
Santana, Valdilene Valdice de
Educação
Escrita
Leitura
Cultura.
title_short Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
title_full Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
title_fullStr Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
title_full_unstemmed Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
title_sort Valorização da cultura ribeirinha do engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca” / Valuing the ribeirinha culture of engenho Crauassu: “The Monster of Rio Ipojuca”
author Santana, Valdilene Valdice de
author_facet Santana, Valdilene Valdice de
Lima, Nilza Josefa de
Júnior, Noberto Francisco de Barros
Xavier, Roberta Elane Maria
Ramos, Elilde Maria
Silva, Silvia Helena Vasconcelos da
Vasconcelos, Ana Lúcia de
Santos, Patrício Rinaldo dos
author_role author
author2 Lima, Nilza Josefa de
Júnior, Noberto Francisco de Barros
Xavier, Roberta Elane Maria
Ramos, Elilde Maria
Silva, Silvia Helena Vasconcelos da
Vasconcelos, Ana Lúcia de
Santos, Patrício Rinaldo dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Valdilene Valdice de
Lima, Nilza Josefa de
Júnior, Noberto Francisco de Barros
Xavier, Roberta Elane Maria
Ramos, Elilde Maria
Silva, Silvia Helena Vasconcelos da
Vasconcelos, Ana Lúcia de
Santos, Patrício Rinaldo dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escrita
Leitura
Cultura.
topic Educação
Escrita
Leitura
Cultura.
description O conceito de educação existente na legislação brasileira atesta a valorização do diferente, mesmo não sendo respeitado na prática pelo atual sistema educacional. A Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDB, 1996). Pensando em tornar a educação um instrumento de fortalecimento de identidade, atendendo as necessidades do povo e de alguma forma buscar, por meio do conhecimento, construir e fortalecer a cultura local, foi criado o projeto intitulado: Valorização da cultura por meio das narrativas orais contadas pela comunidade ribeirinha do Engenho Crauassu: “O Monstro do Rio Ipojuca”. Esta pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, traz, em suma, o relato de um projeto pedagógico desenvolvido na Escola Municipal São Mateus, localizada na comunida ribeirinha do Engenho Crauassu, Ipojuca, Pernambuco, Brasil, tendo por objetivo descrever as ações e apresentar o resultado  do projeto supracitado, bem como discorrer sobre sua importância para a educação e para a comunidade local.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178
10.34117/bjdv6n5-325
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-325
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10178/8507
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 28319-28330
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 28319-28330
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 28319-28330
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645452410617856