A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fábio Junior Pinheiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rodrigues, Marízia Guedes, Barbosa, Shirlei Cristina Dias, Bussolotti, Juliana Marcondes, de Castro, Maria Aparecida Campos Diniz, Mendonça, Suelene Regina Donola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603
Resumo: Por meio da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016), este estudo buscou identificar as percepções da gestão escolar sobre os múltiplos planejamentos de ações que configuraram o retorno imediato ao ensino presencial na Educação Básica Brasileira. As hipóteses apresentadas foram que muitas marcas foram deixadas pelo contexto da pandemia e que a manifestação de seus efeitos, de alguma forma, pode ressignificar o estar/ser discente na escola. Para confirmar essas ponderações, esta investigação examinou o discurso de uma gestora de uma escola pública no interior de São Paulo sobre os desafios enfrentados durante o período de pandemia e, principalmente, no retorno ao âmbito presencial. Além disso, propôs-se a analisar sua visão sobre os vários impactos incorridos nesse processo na escola e nos seus profissionais, bem como nos estudantes e nas famílias e, por último, também se dispôs a refletir sobre as conjunturas que se apresentaram como fenômenos emergentes. Como arcabouço teórico, autores como Gatti (2020), Goffman (1998), Bronfenbrenner (1996), Tardiff (2013), Bourdieu (1998), dentre outros, emprestaram suas reflexões para embasar as análises discutidas e, assim, contribuir para que seja possível apresentar caminhos e desenhar soluções para um dos maiores – se não o maior – desafio da educação mundial nos últimos tempos.
id VERACRUZ-0_58d4a76e37e7ed3b0b2c0db30c4c1d64
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51603
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?análise textual discursivaansiedade na COVID-19programa de ensino integralgestão educacionalretorno às aulas presenciaisPor meio da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016), este estudo buscou identificar as percepções da gestão escolar sobre os múltiplos planejamentos de ações que configuraram o retorno imediato ao ensino presencial na Educação Básica Brasileira. As hipóteses apresentadas foram que muitas marcas foram deixadas pelo contexto da pandemia e que a manifestação de seus efeitos, de alguma forma, pode ressignificar o estar/ser discente na escola. Para confirmar essas ponderações, esta investigação examinou o discurso de uma gestora de uma escola pública no interior de São Paulo sobre os desafios enfrentados durante o período de pandemia e, principalmente, no retorno ao âmbito presencial. Além disso, propôs-se a analisar sua visão sobre os vários impactos incorridos nesse processo na escola e nos seus profissionais, bem como nos estudantes e nas famílias e, por último, também se dispôs a refletir sobre as conjunturas que se apresentaram como fenômenos emergentes. Como arcabouço teórico, autores como Gatti (2020), Goffman (1998), Bronfenbrenner (1996), Tardiff (2013), Bourdieu (1998), dentre outros, emprestaram suas reflexões para embasar as análises discutidas e, assim, contribuir para que seja possível apresentar caminhos e desenhar soluções para um dos maiores – se não o maior – desafio da educação mundial nos últimos tempos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5160310.34117/bjdv8n8-331Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-600082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603/38696Copyright (c) 2022 Fábio Junior Pinheiro da Silva, Marízia Guedes Rodrigues, Shirlei Cristina Dias Barbosa, Juliana Marcondes Bussolotti, Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Suelene Regina Donola Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fábio Junior PinheiroRodrigues, Marízia GuedesBarbosa, Shirlei Cristina DiasBussolotti, Juliana Marcondesde Castro, Maria Aparecida Campos DinizMendonça, Suelene Regina Donola2022-08-30T14:05:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51603Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:31.490291Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
title A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
spellingShingle A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
da Silva, Fábio Junior Pinheiro
análise textual discursiva
ansiedade na COVID-19
programa de ensino integral
gestão educacional
retorno às aulas presenciais
title_short A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
title_full A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
title_fullStr A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
title_full_unstemmed A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
title_sort A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
author da Silva, Fábio Junior Pinheiro
author_facet da Silva, Fábio Junior Pinheiro
Rodrigues, Marízia Guedes
Barbosa, Shirlei Cristina Dias
Bussolotti, Juliana Marcondes
de Castro, Maria Aparecida Campos Diniz
Mendonça, Suelene Regina Donola
author_role author
author2 Rodrigues, Marízia Guedes
Barbosa, Shirlei Cristina Dias
Bussolotti, Juliana Marcondes
de Castro, Maria Aparecida Campos Diniz
Mendonça, Suelene Regina Donola
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Fábio Junior Pinheiro
Rodrigues, Marízia Guedes
Barbosa, Shirlei Cristina Dias
Bussolotti, Juliana Marcondes
de Castro, Maria Aparecida Campos Diniz
Mendonça, Suelene Regina Donola
dc.subject.por.fl_str_mv análise textual discursiva
ansiedade na COVID-19
programa de ensino integral
gestão educacional
retorno às aulas presenciais
topic análise textual discursiva
ansiedade na COVID-19
programa de ensino integral
gestão educacional
retorno às aulas presenciais
description Por meio da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016), este estudo buscou identificar as percepções da gestão escolar sobre os múltiplos planejamentos de ações que configuraram o retorno imediato ao ensino presencial na Educação Básica Brasileira. As hipóteses apresentadas foram que muitas marcas foram deixadas pelo contexto da pandemia e que a manifestação de seus efeitos, de alguma forma, pode ressignificar o estar/ser discente na escola. Para confirmar essas ponderações, esta investigação examinou o discurso de uma gestora de uma escola pública no interior de São Paulo sobre os desafios enfrentados durante o período de pandemia e, principalmente, no retorno ao âmbito presencial. Além disso, propôs-se a analisar sua visão sobre os vários impactos incorridos nesse processo na escola e nos seus profissionais, bem como nos estudantes e nas famílias e, por último, também se dispôs a refletir sobre as conjunturas que se apresentaram como fenômenos emergentes. Como arcabouço teórico, autores como Gatti (2020), Goffman (1998), Bronfenbrenner (1996), Tardiff (2013), Bourdieu (1998), dentre outros, emprestaram suas reflexões para embasar as análises discutidas e, assim, contribuir para que seja possível apresentar caminhos e desenhar soluções para um dos maiores – se não o maior – desafio da educação mundial nos últimos tempos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603
10.34117/bjdv8n8-331
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603/38696
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645609566994432