A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603 |
Resumo: | Por meio da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016), este estudo buscou identificar as percepções da gestão escolar sobre os múltiplos planejamentos de ações que configuraram o retorno imediato ao ensino presencial na Educação Básica Brasileira. As hipóteses apresentadas foram que muitas marcas foram deixadas pelo contexto da pandemia e que a manifestação de seus efeitos, de alguma forma, pode ressignificar o estar/ser discente na escola. Para confirmar essas ponderações, esta investigação examinou o discurso de uma gestora de uma escola pública no interior de São Paulo sobre os desafios enfrentados durante o período de pandemia e, principalmente, no retorno ao âmbito presencial. Além disso, propôs-se a analisar sua visão sobre os vários impactos incorridos nesse processo na escola e nos seus profissionais, bem como nos estudantes e nas famílias e, por último, também se dispôs a refletir sobre as conjunturas que se apresentaram como fenômenos emergentes. Como arcabouço teórico, autores como Gatti (2020), Goffman (1998), Bronfenbrenner (1996), Tardiff (2013), Bourdieu (1998), dentre outros, emprestaram suas reflexões para embasar as análises discutidas e, assim, contribuir para que seja possível apresentar caminhos e desenhar soluções para um dos maiores – se não o maior – desafio da educação mundial nos últimos tempos. |
id |
VERACRUZ-0_58d4a76e37e7ed3b0b2c0db30c4c1d64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51603 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic?análise textual discursivaansiedade na COVID-19programa de ensino integralgestão educacionalretorno às aulas presenciaisPor meio da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016), este estudo buscou identificar as percepções da gestão escolar sobre os múltiplos planejamentos de ações que configuraram o retorno imediato ao ensino presencial na Educação Básica Brasileira. As hipóteses apresentadas foram que muitas marcas foram deixadas pelo contexto da pandemia e que a manifestação de seus efeitos, de alguma forma, pode ressignificar o estar/ser discente na escola. Para confirmar essas ponderações, esta investigação examinou o discurso de uma gestora de uma escola pública no interior de São Paulo sobre os desafios enfrentados durante o período de pandemia e, principalmente, no retorno ao âmbito presencial. Além disso, propôs-se a analisar sua visão sobre os vários impactos incorridos nesse processo na escola e nos seus profissionais, bem como nos estudantes e nas famílias e, por último, também se dispôs a refletir sobre as conjunturas que se apresentaram como fenômenos emergentes. Como arcabouço teórico, autores como Gatti (2020), Goffman (1998), Bronfenbrenner (1996), Tardiff (2013), Bourdieu (1998), dentre outros, emprestaram suas reflexões para embasar as análises discutidas e, assim, contribuir para que seja possível apresentar caminhos e desenhar soluções para um dos maiores – se não o maior – desafio da educação mundial nos últimos tempos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5160310.34117/bjdv8n8-331Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-600082525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603/38696Copyright (c) 2022 Fábio Junior Pinheiro da Silva, Marízia Guedes Rodrigues, Shirlei Cristina Dias Barbosa, Juliana Marcondes Bussolotti, Maria Aparecida Campos Diniz de Castro, Suelene Regina Donola Mendonçainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fábio Junior PinheiroRodrigues, Marízia GuedesBarbosa, Shirlei Cristina DiasBussolotti, Juliana Marcondesde Castro, Maria Aparecida Campos DinizMendonça, Suelene Regina Donola2022-08-30T14:05:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51603Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:31.490291Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic? |
title |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic? |
spellingShingle |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic? da Silva, Fábio Junior Pinheiro análise textual discursiva ansiedade na COVID-19 programa de ensino integral gestão educacional retorno às aulas presenciais |
title_short |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic? |
title_full |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic? |
title_fullStr |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic? |
title_full_unstemmed |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic? |
title_sort |
A ansiedade como gestora do retorno ao locus da escola: pós-pandemia? Anxiety as a manager of the return to the school locus: post-pandemic? |
author |
da Silva, Fábio Junior Pinheiro |
author_facet |
da Silva, Fábio Junior Pinheiro Rodrigues, Marízia Guedes Barbosa, Shirlei Cristina Dias Bussolotti, Juliana Marcondes de Castro, Maria Aparecida Campos Diniz Mendonça, Suelene Regina Donola |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Marízia Guedes Barbosa, Shirlei Cristina Dias Bussolotti, Juliana Marcondes de Castro, Maria Aparecida Campos Diniz Mendonça, Suelene Regina Donola |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Fábio Junior Pinheiro Rodrigues, Marízia Guedes Barbosa, Shirlei Cristina Dias Bussolotti, Juliana Marcondes de Castro, Maria Aparecida Campos Diniz Mendonça, Suelene Regina Donola |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise textual discursiva ansiedade na COVID-19 programa de ensino integral gestão educacional retorno às aulas presenciais |
topic |
análise textual discursiva ansiedade na COVID-19 programa de ensino integral gestão educacional retorno às aulas presenciais |
description |
Por meio da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016), este estudo buscou identificar as percepções da gestão escolar sobre os múltiplos planejamentos de ações que configuraram o retorno imediato ao ensino presencial na Educação Básica Brasileira. As hipóteses apresentadas foram que muitas marcas foram deixadas pelo contexto da pandemia e que a manifestação de seus efeitos, de alguma forma, pode ressignificar o estar/ser discente na escola. Para confirmar essas ponderações, esta investigação examinou o discurso de uma gestora de uma escola pública no interior de São Paulo sobre os desafios enfrentados durante o período de pandemia e, principalmente, no retorno ao âmbito presencial. Além disso, propôs-se a analisar sua visão sobre os vários impactos incorridos nesse processo na escola e nos seus profissionais, bem como nos estudantes e nas famílias e, por último, também se dispôs a refletir sobre as conjunturas que se apresentaram como fenômenos emergentes. Como arcabouço teórico, autores como Gatti (2020), Goffman (1998), Bronfenbrenner (1996), Tardiff (2013), Bourdieu (1998), dentre outros, emprestaram suas reflexões para embasar as análises discutidas e, assim, contribuir para que seja possível apresentar caminhos e desenhar soluções para um dos maiores – se não o maior – desafio da educação mundial nos últimos tempos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603 10.34117/bjdv8n8-331 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51603/38696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 59993-60008 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645609566994432 |