A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Valdir Carlos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312
Resumo: Este artigo apresenta considerações acerca da Transposição Didática, bem como a possibilidade de obter melhorias significativas no ensino da matemática por meio desta teoria. Através da aplicação de oficinas nas quais a matemática foi abordada sob o ponto de vista da Transposição Didática foi possível observar desempenho satisfatório dos estudantes envolvidos, entretanto foi possível observar também que embora o resultado das oficinas seja satisfatório é necessário que tais abordagens pudessem ser melhor trabalhadas nos cursos de formação de professores, tanto de matemática quanto de pedagogia.
id VERACRUZ-0_5a34297c08a8b3aeea1efb11f2a1cd58
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34312
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachersTransposição DidáticaEducação MatemáticaFormação Inicial de ProfessoresFormação Continuada de ProfessoresConhecimento Matemático.Este artigo apresenta considerações acerca da Transposição Didática, bem como a possibilidade de obter melhorias significativas no ensino da matemática por meio desta teoria. Através da aplicação de oficinas nas quais a matemática foi abordada sob o ponto de vista da Transposição Didática foi possível observar desempenho satisfatório dos estudantes envolvidos, entretanto foi possível observar também que embora o resultado das oficinas seja satisfatório é necessário que tais abordagens pudessem ser melhor trabalhadas nos cursos de formação de professores, tanto de matemática quanto de pedagogia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3431210.34117/bjdv7n8-269Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79759-79769Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79759-79769Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79759-797692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Valdir Carlos daMagalhães, Cláudio Márcio Ribeiro2021-09-16T20:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34312Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:59.202902Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
title A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
spellingShingle A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
Silva, Valdir Carlos da
Transposição Didática
Educação Matemática
Formação Inicial de Professores
Formação Continuada de Professores
Conhecimento Matemático.
title_short A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
title_full A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
title_fullStr A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
title_full_unstemmed A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
title_sort A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
author Silva, Valdir Carlos da
author_facet Silva, Valdir Carlos da
Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro
author_role author
author2 Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Valdir Carlos da
Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Transposição Didática
Educação Matemática
Formação Inicial de Professores
Formação Continuada de Professores
Conhecimento Matemático.
topic Transposição Didática
Educação Matemática
Formação Inicial de Professores
Formação Continuada de Professores
Conhecimento Matemático.
description Este artigo apresenta considerações acerca da Transposição Didática, bem como a possibilidade de obter melhorias significativas no ensino da matemática por meio desta teoria. Através da aplicação de oficinas nas quais a matemática foi abordada sob o ponto de vista da Transposição Didática foi possível observar desempenho satisfatório dos estudantes envolvidos, entretanto foi possível observar também que embora o resultado das oficinas seja satisfatório é necessário que tais abordagens pudessem ser melhor trabalhadas nos cursos de formação de professores, tanto de matemática quanto de pedagogia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312
10.34117/bjdv7n8-269
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79759-79769
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79759-79769
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79759-79769
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645551610101760