A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312 |
Resumo: | Este artigo apresenta considerações acerca da Transposição Didática, bem como a possibilidade de obter melhorias significativas no ensino da matemática por meio desta teoria. Através da aplicação de oficinas nas quais a matemática foi abordada sob o ponto de vista da Transposição Didática foi possível observar desempenho satisfatório dos estudantes envolvidos, entretanto foi possível observar também que embora o resultado das oficinas seja satisfatório é necessário que tais abordagens pudessem ser melhor trabalhadas nos cursos de formação de professores, tanto de matemática quanto de pedagogia. |
id |
VERACRUZ-0_5a34297c08a8b3aeea1efb11f2a1cd58 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34312 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachersTransposição DidáticaEducação MatemáticaFormação Inicial de ProfessoresFormação Continuada de ProfessoresConhecimento Matemático.Este artigo apresenta considerações acerca da Transposição Didática, bem como a possibilidade de obter melhorias significativas no ensino da matemática por meio desta teoria. Através da aplicação de oficinas nas quais a matemática foi abordada sob o ponto de vista da Transposição Didática foi possível observar desempenho satisfatório dos estudantes envolvidos, entretanto foi possível observar também que embora o resultado das oficinas seja satisfatório é necessário que tais abordagens pudessem ser melhor trabalhadas nos cursos de formação de professores, tanto de matemática quanto de pedagogia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3431210.34117/bjdv7n8-269Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79759-79769Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79759-79769Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79759-797692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Valdir Carlos daMagalhães, Cláudio Márcio Ribeiro2021-09-16T20:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34312Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:59.202902Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers |
title |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers |
spellingShingle |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers Silva, Valdir Carlos da Transposição Didática Educação Matemática Formação Inicial de Professores Formação Continuada de Professores Conhecimento Matemático. |
title_short |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers |
title_full |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers |
title_fullStr |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers |
title_full_unstemmed |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers |
title_sort |
A transposição didática como eixo transformador e orientador do processo de aprendizagem no ensino de matemática na formação inicial e continuada de professores / Didactic transposition as a transforming and guiding axis of the learning process in the teaching of mathematics in initial and continuing education of teachers |
author |
Silva, Valdir Carlos da |
author_facet |
Silva, Valdir Carlos da Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Valdir Carlos da Magalhães, Cláudio Márcio Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transposição Didática Educação Matemática Formação Inicial de Professores Formação Continuada de Professores Conhecimento Matemático. |
topic |
Transposição Didática Educação Matemática Formação Inicial de Professores Formação Continuada de Professores Conhecimento Matemático. |
description |
Este artigo apresenta considerações acerca da Transposição Didática, bem como a possibilidade de obter melhorias significativas no ensino da matemática por meio desta teoria. Através da aplicação de oficinas nas quais a matemática foi abordada sob o ponto de vista da Transposição Didática foi possível observar desempenho satisfatório dos estudantes envolvidos, entretanto foi possível observar também que embora o resultado das oficinas seja satisfatório é necessário que tais abordagens pudessem ser melhor trabalhadas nos cursos de formação de professores, tanto de matemática quanto de pedagogia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312 10.34117/bjdv7n8-269 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34312/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79759-79769 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79759-79769 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79759-79769 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645551610101760 |