A percepção ambiental como instrumento para ações educativas e políticas públicas: o caso do Pico do Jabre, Paraíba, Brasil/ Environmental perception as an instrument for educational actions and public policies: the case of Pico do Jabre, Paraíba, Brazil
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24180 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi investigar a percepção ambiental de alunos, professores e comunidade do entorno em relação ao Pico do Jabre, no intuito de instrumentalizar ações educativas e políticas ambientais que propiciem maior envolvimento da população na conservação e preservação desse ambiente natural. A pesquisa foi realizada nos municípios de Teixeira e Maturéia, Estado da Paraíba. A coleta de dados foi realizada em escolas públicas instaladas nesses municípios, como também foram realizadas entrevistas na comunidade localizada na via de acesso ao Pico, no período de junho a agosto de 2011. Participaram da pesquisa 153 alunos, representando as três séries do ensino médio e 13 professores, sendo 71 alunos e 4 professores, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, no município de Maturéia e 82 alunos e 9 professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sebastião Guedes da Silva, localizada no município de Teixeira. Além desse público, trabalhamos com 12 moradores da comunidade rural do entorno. Os resultados apontam os principais problemas ambientais, sendo o lixo (52,2%) o problema mais citado, e, em seguida, a caça e a pichação das pedras (14,6%), queimadas (10,7%) e desmatamento (8,4%). Assim, há necessidade de aprimorar a administração no que se refere ao desenvolvimento de projetos para recuperação dos bens físicos e preservação da área que se encontram abandonados, no sentido de planejar e ordenar as visitações utilizando como ferramenta de gestão a Educação Ambiental. |
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