Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306 |
Resumo: | O presente trabalho cujo tema é a dificuldade de aprendizagem em âmbito escolar, tem como intenção apresentar algumas sugestões pedagógicas para a tentativa de solução, ou minimização, da dificuldade de aprendizagem de um estudante, alvo de um estudo de caso no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Uberlândia ICH-UFU. O motivo que levou à escrita deste artigo foi a necessidade de realizar uma intervenção pedagógica com o aluno X, proposta na disciplina Desenvolvimento Ensino e Aprendizagem, e também pelo debate acerca da temática da dificuldade de aprendizagem na disciplina de Escolas Abertas à Diversidade, no Curso de Pedagogia do ICH-UFU. Entretanto, esta intervenção com a criança não foi possível, pois ela saiu da escola. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as possíveis sugestões pedagógicas acerca de como intervir neste possível caso de DA do aluno X, e que também servirá de material de pesquisa para futuros educadores sobre a temática. Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, as propostas ou sugestões pedagógicas levantadas, focalizaram o aspecto interacional da relação professor-aluno, considerando principalmente as orientações de Machado (1992) de que é na relação orientador-aprendiz que pode ocorrer uma mudança, de modo a existir a transformação da DA em oportunidade de aprendizagem. Esta perspectiva considera as habilidades e competências iniciais do aluno, para que ele alcance o seu desenvolvimento cognitivo, no processo de ensino e aprendizagem, por isso, acreditou-se ser esta, a proposta de intervenção mais adequada às necessidades que apresenta o aluno X. |
id |
VERACRUZ-0_5bb0151ee59e8694e05c2210c8998059 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34306 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationshipDificuldade de AprendizagemIntervençãoInteração.O presente trabalho cujo tema é a dificuldade de aprendizagem em âmbito escolar, tem como intenção apresentar algumas sugestões pedagógicas para a tentativa de solução, ou minimização, da dificuldade de aprendizagem de um estudante, alvo de um estudo de caso no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Uberlândia ICH-UFU. O motivo que levou à escrita deste artigo foi a necessidade de realizar uma intervenção pedagógica com o aluno X, proposta na disciplina Desenvolvimento Ensino e Aprendizagem, e também pelo debate acerca da temática da dificuldade de aprendizagem na disciplina de Escolas Abertas à Diversidade, no Curso de Pedagogia do ICH-UFU. Entretanto, esta intervenção com a criança não foi possível, pois ela saiu da escola. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as possíveis sugestões pedagógicas acerca de como intervir neste possível caso de DA do aluno X, e que também servirá de material de pesquisa para futuros educadores sobre a temática. Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, as propostas ou sugestões pedagógicas levantadas, focalizaram o aspecto interacional da relação professor-aluno, considerando principalmente as orientações de Machado (1992) de que é na relação orientador-aprendiz que pode ocorrer uma mudança, de modo a existir a transformação da DA em oportunidade de aprendizagem. Esta perspectiva considera as habilidades e competências iniciais do aluno, para que ele alcance o seu desenvolvimento cognitivo, no processo de ensino e aprendizagem, por isso, acreditou-se ser esta, a proposta de intervenção mais adequada às necessidades que apresenta o aluno X.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3430610.34117/bjdv7n8-265Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79706-79719Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79706-79719Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79706-797192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Monalisa Lopes dos Santos2021-09-16T20:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34306Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:58.930624Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship |
title |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship |
spellingShingle |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship Coelho, Monalisa Lopes dos Santos Dificuldade de Aprendizagem Intervenção Interação. |
title_short |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship |
title_full |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship |
title_fullStr |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship |
title_full_unstemmed |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship |
title_sort |
Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship |
author |
Coelho, Monalisa Lopes dos Santos |
author_facet |
Coelho, Monalisa Lopes dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Monalisa Lopes dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldade de Aprendizagem Intervenção Interação. |
topic |
Dificuldade de Aprendizagem Intervenção Interação. |
description |
O presente trabalho cujo tema é a dificuldade de aprendizagem em âmbito escolar, tem como intenção apresentar algumas sugestões pedagógicas para a tentativa de solução, ou minimização, da dificuldade de aprendizagem de um estudante, alvo de um estudo de caso no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Uberlândia ICH-UFU. O motivo que levou à escrita deste artigo foi a necessidade de realizar uma intervenção pedagógica com o aluno X, proposta na disciplina Desenvolvimento Ensino e Aprendizagem, e também pelo debate acerca da temática da dificuldade de aprendizagem na disciplina de Escolas Abertas à Diversidade, no Curso de Pedagogia do ICH-UFU. Entretanto, esta intervenção com a criança não foi possível, pois ela saiu da escola. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as possíveis sugestões pedagógicas acerca de como intervir neste possível caso de DA do aluno X, e que também servirá de material de pesquisa para futuros educadores sobre a temática. Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, as propostas ou sugestões pedagógicas levantadas, focalizaram o aspecto interacional da relação professor-aluno, considerando principalmente as orientações de Machado (1992) de que é na relação orientador-aprendiz que pode ocorrer uma mudança, de modo a existir a transformação da DA em oportunidade de aprendizagem. Esta perspectiva considera as habilidades e competências iniciais do aluno, para que ele alcance o seu desenvolvimento cognitivo, no processo de ensino e aprendizagem, por isso, acreditou-se ser esta, a proposta de intervenção mais adequada às necessidades que apresenta o aluno X. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306 10.34117/bjdv7n8-265 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79706-79719 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79706-79719 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79706-79719 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645551601713152 |