Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Monalisa Lopes dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306
Resumo: O presente trabalho cujo tema é a dificuldade de aprendizagem em âmbito escolar, tem como intenção apresentar algumas sugestões pedagógicas para a tentativa de solução, ou minimização, da dificuldade de aprendizagem de um estudante, alvo de um estudo de caso no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Uberlândia ICH-UFU. O motivo que levou à escrita deste artigo foi a necessidade de realizar uma intervenção pedagógica com o aluno X, proposta na disciplina Desenvolvimento Ensino e Aprendizagem, e também pelo debate acerca da temática da dificuldade de aprendizagem na disciplina de Escolas Abertas à Diversidade, no Curso de Pedagogia do ICH-UFU. Entretanto, esta intervenção com a criança não foi possível, pois ela saiu da escola. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as possíveis sugestões pedagógicas acerca de como intervir neste possível caso de DA do aluno X, e que também servirá de material de pesquisa para futuros educadores sobre a temática. Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, as propostas ou sugestões pedagógicas levantadas, focalizaram o aspecto interacional da relação professor-aluno, considerando principalmente as orientações de Machado (1992) de que é na relação orientador-aprendiz que pode ocorrer uma mudança, de modo a existir a transformação da DA em oportunidade de aprendizagem. Esta perspectiva considera as habilidades e competências iniciais do aluno, para que ele alcance o seu desenvolvimento cognitivo, no processo de ensino e aprendizagem, por isso, acreditou-se ser esta, a proposta de intervenção mais adequada às necessidades que apresenta o aluno X.
id VERACRUZ-0_5bb0151ee59e8694e05c2210c8998059
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34306
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationshipDificuldade de AprendizagemIntervençãoInteração.O presente trabalho cujo tema é a dificuldade de aprendizagem em âmbito escolar, tem como intenção apresentar algumas sugestões pedagógicas para a tentativa de solução, ou minimização, da dificuldade de aprendizagem de um estudante, alvo de um estudo de caso no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Uberlândia ICH-UFU. O motivo que levou à escrita deste artigo foi a necessidade de realizar uma intervenção pedagógica com o aluno X, proposta na disciplina Desenvolvimento Ensino e Aprendizagem, e também pelo debate acerca da temática da dificuldade de aprendizagem na disciplina de Escolas Abertas à Diversidade, no Curso de Pedagogia do ICH-UFU. Entretanto, esta intervenção com a criança não foi possível, pois ela saiu da escola. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as possíveis sugestões pedagógicas acerca de como intervir neste possível caso de DA do aluno X, e que também servirá de material de pesquisa para futuros educadores sobre a temática. Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, as propostas ou sugestões pedagógicas levantadas, focalizaram o aspecto interacional da relação professor-aluno, considerando principalmente as orientações de Machado (1992) de que é na relação orientador-aprendiz que pode ocorrer uma mudança, de modo a existir a transformação da DA em oportunidade de aprendizagem. Esta perspectiva considera as habilidades e competências iniciais do aluno, para que ele alcance o seu desenvolvimento cognitivo, no processo de ensino e aprendizagem, por isso, acreditou-se ser esta, a proposta de intervenção mais adequada às necessidades que apresenta o aluno X.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3430610.34117/bjdv7n8-265Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79706-79719Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79706-79719Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79706-797192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Monalisa Lopes dos Santos2021-09-16T20:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34306Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:58.930624Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
title Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
spellingShingle Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
Coelho, Monalisa Lopes dos Santos
Dificuldade de Aprendizagem
Intervenção
Interação.
title_short Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
title_full Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
title_fullStr Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
title_full_unstemmed Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
title_sort Como realizar uma intervenção em caso de dificuldade de aprendizagem escolar? Uma proposta pedagógica baseada na relação professor-aluno / How to perform an intervention in case of learning difficulties at school? A pedagogical proposal based on the teacher-student relationship
author Coelho, Monalisa Lopes dos Santos
author_facet Coelho, Monalisa Lopes dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Monalisa Lopes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldade de Aprendizagem
Intervenção
Interação.
topic Dificuldade de Aprendizagem
Intervenção
Interação.
description O presente trabalho cujo tema é a dificuldade de aprendizagem em âmbito escolar, tem como intenção apresentar algumas sugestões pedagógicas para a tentativa de solução, ou minimização, da dificuldade de aprendizagem de um estudante, alvo de um estudo de caso no Curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Uberlândia ICH-UFU. O motivo que levou à escrita deste artigo foi a necessidade de realizar uma intervenção pedagógica com o aluno X, proposta na disciplina Desenvolvimento Ensino e Aprendizagem, e também pelo debate acerca da temática da dificuldade de aprendizagem na disciplina de Escolas Abertas à Diversidade, no Curso de Pedagogia do ICH-UFU. Entretanto, esta intervenção com a criança não foi possível, pois ela saiu da escola. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as possíveis sugestões pedagógicas acerca de como intervir neste possível caso de DA do aluno X, e que também servirá de material de pesquisa para futuros educadores sobre a temática. Utilizando a metodologia da pesquisa bibliográfica, as propostas ou sugestões pedagógicas levantadas, focalizaram o aspecto interacional da relação professor-aluno, considerando principalmente as orientações de Machado (1992) de que é na relação orientador-aprendiz que pode ocorrer uma mudança, de modo a existir a transformação da DA em oportunidade de aprendizagem. Esta perspectiva considera as habilidades e competências iniciais do aluno, para que ele alcance o seu desenvolvimento cognitivo, no processo de ensino e aprendizagem, por isso, acreditou-se ser esta, a proposta de intervenção mais adequada às necessidades que apresenta o aluno X.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306
10.34117/bjdv7n8-265
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34306/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 79706-79719
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 79706-79719
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 79706-79719
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645551601713152