Avaliação da predição do desempenho de misturas asfálticas por meio da caracterização reológicas dos ligantes asfálticos / Evaluation of the prediction of the performance of asphalt mixtures through the rheological characterization of asphalt binders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Yuri Mello Müller
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Thives, Liseane Padilha, Carlesso, Gabriela Ceccon, Silva, Allan Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8438
Resumo: RESUMONo Brasil, 95% dos pavimentos das rodovias são constituídos por pavimentos flexíveis. Em geral são empregadas misturas asfálticas, com o uso de asfaltos convencionais. Os asfaltos convencionais têm atendido adequadamente às solicitações mecânicas para volumes de tráfego moderado. No entanto, devido ao aumento da carga e volume de tráfego pesado nas rodovias brasileiras, defeitos como fadiga e deformação permanente têm ocorrido de forma precoce. Neste sentido, o uso de asfaltos modificados surge como uma alternativa viável. O objetivo deste artigo é avaliar a previsão do desempenho de asfaltos modificados por meio da reologia. Foram testados três asfaltos modificados e um asfalto convencional quanto à fadiga e à deformação permanente. O desempenho reológico dos asfaltos com borracha de pneus inservíveis, com nano argila e estireno-butadieno-estireno (SBS) e Highly Modified Asphalt (HiMA) foram comparados ao de um convencional 50/70, classificado por penetração. Os ensaios reológicos foram realizados no reômetro de cisalhamento dinâmico para determinação dos parâmetros módulo complexo de cisalhamento (G*) e o ângulo de fase ( ), utilizados para previsão do comportamento mecânico. Os resultados obtidos foram comparados com o desempenho mecânico de misturas asfálticas produzidas com esses asfaltos. Como resultado, foi possível prever o desempenho mecânico da mistura, a partir da caracterização reológica do asfalto. Foi verificado que o uso de asfaltos modificados aumenta o desempenho das mistura asfálticas em relação à fadiga e à deformação permanente. A previsão de comportamento por meio da reologia representa uma ferramenta viável para previsão do desempenho de misturas asfálticas e pode contribuir para melhoria dos pavimentos asfálticos das rodovias brasileiras. 
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