A escuta sensível como potente ferramenta na atenção primária à saúde / Sensitive listening as a powerful tool in primary health care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Marísia Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vasconcelos, Eymard Mourão, Souza, Sandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30903
Resumo: A escuta e o diálogo são ferramentas importantes e necessárias no processo da atenção em saúde, principalmente, se considerarmos os princípios, diretrizes e políticas que norteiam o modelo de atenção, viabilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto de extensão universitária “Para Além da Psicologia Clínica Clássica” tem como fundamentos norteadores a Psicologia Humanista, desenvolvida por Carl Rogers e a Educação Popular, preconizada por Paulo Freire, nos quais a escuta e o diálogo são destacados. Este estudo objetivou analisar os processos construídos pelo projeto, identificando sua contribuição no âmbito da atenção primária à saúde, especialmente, no tocante a questão da escuta sensível. O estudo está vinculado a uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir de uma pesquisa-ação realizada em uma comunidade periférica da cidade de João Pessoa-PB. Os dados foram coletados através dos seguintes instrumentos e técnicas: registros no diário de campo, oriundos da observação participante feita entre 2002 e 2013 e também de outras fontes documentais relativas às experiências no projeto. Além disso, foram utilizados dados de quatro entrevistas semiestruturadas. A partir da sistematização da experiência pode-se evidenciar que a escuta sensível e profunda orientando o diálogo no cuidado em saúde foi uma categoria central. A escuta sensível e profunda foi fundamental para o diálogo estabelecido no processo de cuidado em saúde realizado, tanto de forma individual quanto coletiva, por meio do qual a dimensão educativa se fez presente. A perspectiva teórico-metodológica da Educação Popular aliada a da Psicologia Humanista revelou-se uma ferramenta potente nos processos de transformação dos sujeitos, nos diversos contextos de promoção, proteção e prevenção da saúde das pessoas assistidas, bem como na ampliação da visão dos estudantes extensionistas.
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