Parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar: conhecimento teórico dos enfermeiros da atenção básica / Cardiopulmonary resuscitation and cardiopulmonary resuscitation: theoretical knowledge of primary care nurses
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3723 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar o conhecimento teórico dos enfermeiros da atenção básica sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. Métodos: Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa. Foi realizada na cidade de Campo Maior, Piauí, com 17 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. Os dados foram coletados por meio de um questionário e processados no programa SPSS. Para avaliar o conhecimento dos enfermeiros os dados foram categorizadas em intervalos de quatro classes: muito pouco conhecimento (1 a 24%), pouco conhecimento (25 a 49%), regular conhecimento (50 a 74%) e bom conhecimento (75 a 100%). Resultados: A maioria dos entrevistados era mulher 76,47% com faixa etária entre 38 a 43 anos 47,06%. Entre as participantes 88,24% não sabem detectar os sintomas da Parada Cardiorrespiratória; 58,82% conhecem os padrões de ritmos chocáveis; 82,35% conhecem a postura corporal para a realização da compressão torácica externa; 64,71% conhecem a conduta após o diagnóstico da Parada Cardiorrespiratória; 58,82% entendem a relação compressão/ventilação durante a Ressuscitação Cardiopulmonar; 47,06% não identificam a posição da colocação dos eletrodos do desfibrilador externo automático. Na questão relacionada a carga recomendada para desfibrilação com aparelho monofásico 35,29% erraram; 58,82% não compreendem o que consiste o suporte avançado de vida; 76,47% não reconhecem a via que não deve ser administrado fármaco durante a parada; 52,94% não sabem qual fármaco não é mais utilizado durante a parada cardiorrespiratória. Conclusão: Os resultados da pesquisa permitiram mostrar que o conhecimento teórico dos Enfermeiros é muito pouco, evidenciando a necessidade de cursos de capacitação e atualização. |
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Parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar: conhecimento teórico dos enfermeiros da atenção básica / Cardiopulmonary resuscitation and cardiopulmonary resuscitation: theoretical knowledge of primary care nursesParada CardiorrespiratóriaReanimação CardiopulmonarEnfermeiroAtenção Básica.Objetivo: Avaliar o conhecimento teórico dos enfermeiros da atenção básica sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar. Métodos: Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa. Foi realizada na cidade de Campo Maior, Piauí, com 17 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde. Os dados foram coletados por meio de um questionário e processados no programa SPSS. Para avaliar o conhecimento dos enfermeiros os dados foram categorizadas em intervalos de quatro classes: muito pouco conhecimento (1 a 24%), pouco conhecimento (25 a 49%), regular conhecimento (50 a 74%) e bom conhecimento (75 a 100%). Resultados: A maioria dos entrevistados era mulher 76,47% com faixa etária entre 38 a 43 anos 47,06%. Entre as participantes 88,24% não sabem detectar os sintomas da Parada Cardiorrespiratória; 58,82% conhecem os padrões de ritmos chocáveis; 82,35% conhecem a postura corporal para a realização da compressão torácica externa; 64,71% conhecem a conduta após o diagnóstico da Parada Cardiorrespiratória; 58,82% entendem a relação compressão/ventilação durante a Ressuscitação Cardiopulmonar; 47,06% não identificam a posição da colocação dos eletrodos do desfibrilador externo automático. Na questão relacionada a carga recomendada para desfibrilação com aparelho monofásico 35,29% erraram; 58,82% não compreendem o que consiste o suporte avançado de vida; 76,47% não reconhecem a via que não deve ser administrado fármaco durante a parada; 52,94% não sabem qual fármaco não é mais utilizado durante a parada cardiorrespiratória. Conclusão: Os resultados da pesquisa permitiram mostrar que o conhecimento teórico dos Enfermeiros é muito pouco, evidenciando a necessidade de cursos de capacitação e atualização. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/372310.34117/bjdv5n10-115Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 18682-18694Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 18682-18694Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 18682-186942525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3723/3525Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti, Maria Rita Reis LagesOliveira, Adélia Dalva da SilvaAmorim, Fernanda Cláudia MirandaAlmeida, Camila Aparecida Pinheiro LandimMorais, Erica Jorgiana dos Santos deLira, Tatiane Barbosa deSilva, Raianny Katiucia daSoares, Antônia Roseanne Gomes2019-11-25T18:28:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/3723Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:26.946241Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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