Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-553 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156 |
Resumo: | Apreender a compreensão de avaliação empregada no currículo integrado na perspectiva do graduando em enfermagem. Estudo qualitativo realizado por meio de quatro grupos focais com os estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Após transcrição das falas, utilizou-se a análise de conteúdo fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin para tratamento dos dados. Este estudo faz parte de um projeto maior com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da instituição sob número de parecer 1.951.443. A análise de conteúdo dos grupos focais proporcionou a emersão de três categorias empíricas: 1) Polaridades no entendimento sobre avaliação, 2) Operacionalização da avaliação e 3) Benefícios da avaliação formativa por conceito. Ainda que a avaliação necessite de readequações, principalmente em relação à primeira série, ela também caminha em direção à complexidade, formando profissionais críticos e com conhecimento da multidimensionalidade do mundo. |
id |
VERACRUZ-0_60fc18984a805b05182e88be77edefd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47156 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinkingavaliação educacionalaprendizagemeducação em enfermagemensino superior.Apreender a compreensão de avaliação empregada no currículo integrado na perspectiva do graduando em enfermagem. Estudo qualitativo realizado por meio de quatro grupos focais com os estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Após transcrição das falas, utilizou-se a análise de conteúdo fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin para tratamento dos dados. Este estudo faz parte de um projeto maior com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da instituição sob número de parecer 1.951.443. A análise de conteúdo dos grupos focais proporcionou a emersão de três categorias empíricas: 1) Polaridades no entendimento sobre avaliação, 2) Operacionalização da avaliação e 3) Benefícios da avaliação formativa por conceito. Ainda que a avaliação necessite de readequações, principalmente em relação à primeira série, ela também caminha em direção à complexidade, formando profissionais críticos e com conhecimento da multidimensionalidade do mundo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4715610.34117/bjdv8n4-553Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31228-31245Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31228-31245Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31228-312452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Beatriz RibeiroBolorino, NatachaTiroli, Carla FernandaStieven, Ariane SabinaPaulino, Gabriela Machado EzaiasMontezeli, Juliana HelenaPieri, Flávia Meneguetti2022-06-22T19:49:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:46.874278Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking |
title |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking |
spellingShingle |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking Lima, Beatriz Ribeiro avaliação educacional aprendizagem educação em enfermagem ensino superior. Lima, Beatriz Ribeiro avaliação educacional aprendizagem educação em enfermagem ensino superior. |
title_short |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking |
title_full |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking |
title_fullStr |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking |
title_full_unstemmed |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking |
title_sort |
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking |
author |
Lima, Beatriz Ribeiro |
author_facet |
Lima, Beatriz Ribeiro Lima, Beatriz Ribeiro Bolorino, Natacha Tiroli, Carla Fernanda Stieven, Ariane Sabina Paulino, Gabriela Machado Ezaias Montezeli, Juliana Helena Pieri, Flávia Meneguetti Bolorino, Natacha Tiroli, Carla Fernanda Stieven, Ariane Sabina Paulino, Gabriela Machado Ezaias Montezeli, Juliana Helena Pieri, Flávia Meneguetti |
author_role |
author |
author2 |
Bolorino, Natacha Tiroli, Carla Fernanda Stieven, Ariane Sabina Paulino, Gabriela Machado Ezaias Montezeli, Juliana Helena Pieri, Flávia Meneguetti |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Beatriz Ribeiro Bolorino, Natacha Tiroli, Carla Fernanda Stieven, Ariane Sabina Paulino, Gabriela Machado Ezaias Montezeli, Juliana Helena Pieri, Flávia Meneguetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação educacional aprendizagem educação em enfermagem ensino superior. |
topic |
avaliação educacional aprendizagem educação em enfermagem ensino superior. |
description |
Apreender a compreensão de avaliação empregada no currículo integrado na perspectiva do graduando em enfermagem. Estudo qualitativo realizado por meio de quatro grupos focais com os estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Após transcrição das falas, utilizou-se a análise de conteúdo fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin para tratamento dos dados. Este estudo faz parte de um projeto maior com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da instituição sob número de parecer 1.951.443. A análise de conteúdo dos grupos focais proporcionou a emersão de três categorias empíricas: 1) Polaridades no entendimento sobre avaliação, 2) Operacionalização da avaliação e 3) Benefícios da avaliação formativa por conceito. Ainda que a avaliação necessite de readequações, principalmente em relação à primeira série, ela também caminha em direção à complexidade, formando profissionais críticos e com conhecimento da multidimensionalidade do mundo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156 10.34117/bjdv8n4-553 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31228-31245 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31228-31245 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31228-31245 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822219166499733504 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-553 |