Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Beatriz Ribeiro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Bolorino, Natacha, Tiroli, Carla Fernanda, Stieven, Ariane Sabina, Paulino, Gabriela Machado Ezaias, Montezeli, Juliana Helena, Pieri, Flávia Meneguetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-553
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156
Resumo: Apreender a compreensão de avaliação empregada no currículo integrado na perspectiva do graduando em enfermagem. Estudo qualitativo realizado por meio de quatro grupos focais com os estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Após transcrição das falas, utilizou-se a análise de conteúdo fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin para tratamento dos dados. Este estudo faz parte de um projeto maior com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da instituição sob número de parecer 1.951.443. A análise de conteúdo dos grupos focais proporcionou a emersão de três categorias empíricas: 1) Polaridades no entendimento sobre avaliação, 2) Operacionalização da avaliação e 3) Benefícios da avaliação formativa por conceito. Ainda que a avaliação necessite de readequações, principalmente em relação à primeira série, ela também caminha em direção à complexidade, formando profissionais críticos e com conhecimento da multidimensionalidade do mundo.
id VERACRUZ-0_60fc18984a805b05182e88be77edefd3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47156
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinkingavaliação educacionalaprendizagemeducação em enfermagemensino superior.Apreender a compreensão de avaliação empregada no currículo integrado na perspectiva do graduando em enfermagem. Estudo qualitativo realizado por meio de quatro grupos focais com os estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Após transcrição das falas, utilizou-se a análise de conteúdo fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin para tratamento dos dados. Este estudo faz parte de um projeto maior com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da instituição sob número de parecer 1.951.443. A análise de conteúdo dos grupos focais proporcionou a emersão de três categorias empíricas: 1) Polaridades no entendimento sobre avaliação, 2) Operacionalização da avaliação e 3) Benefícios da avaliação formativa por conceito. Ainda que a avaliação necessite de readequações, principalmente em relação à primeira série, ela também caminha em direção à complexidade, formando profissionais críticos e com conhecimento da multidimensionalidade do mundo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4715610.34117/bjdv8n4-553Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31228-31245Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31228-31245Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31228-312452525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Beatriz RibeiroBolorino, NatachaTiroli, Carla FernandaStieven, Ariane SabinaPaulino, Gabriela Machado EzaiasMontezeli, Juliana HelenaPieri, Flávia Meneguetti2022-06-22T19:49:03Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47156Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:46.874278Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
title Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
spellingShingle Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
Lima, Beatriz Ribeiro
avaliação educacional
aprendizagem
educação em enfermagem
ensino superior.
Lima, Beatriz Ribeiro
avaliação educacional
aprendizagem
educação em enfermagem
ensino superior.
title_short Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
title_full Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
title_fullStr Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
title_full_unstemmed Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
title_sort Compreensão de graduandos em enfermagem sobre o processo avaliativo em um currículo integrado à luz do pensamento complexo / Understanding nursing students about the evaluation process in an integrated curriculum in the light of complex thinking
author Lima, Beatriz Ribeiro
author_facet Lima, Beatriz Ribeiro
Lima, Beatriz Ribeiro
Bolorino, Natacha
Tiroli, Carla Fernanda
Stieven, Ariane Sabina
Paulino, Gabriela Machado Ezaias
Montezeli, Juliana Helena
Pieri, Flávia Meneguetti
Bolorino, Natacha
Tiroli, Carla Fernanda
Stieven, Ariane Sabina
Paulino, Gabriela Machado Ezaias
Montezeli, Juliana Helena
Pieri, Flávia Meneguetti
author_role author
author2 Bolorino, Natacha
Tiroli, Carla Fernanda
Stieven, Ariane Sabina
Paulino, Gabriela Machado Ezaias
Montezeli, Juliana Helena
Pieri, Flávia Meneguetti
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Beatriz Ribeiro
Bolorino, Natacha
Tiroli, Carla Fernanda
Stieven, Ariane Sabina
Paulino, Gabriela Machado Ezaias
Montezeli, Juliana Helena
Pieri, Flávia Meneguetti
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação educacional
aprendizagem
educação em enfermagem
ensino superior.
topic avaliação educacional
aprendizagem
educação em enfermagem
ensino superior.
description Apreender a compreensão de avaliação empregada no currículo integrado na perspectiva do graduando em enfermagem. Estudo qualitativo realizado por meio de quatro grupos focais com os estudantes da primeira à quarta série de um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública do Estado do Paraná, Brasil. Após transcrição das falas, utilizou-se a análise de conteúdo fundamentada no pensamento complexo de Edgar Morin para tratamento dos dados. Este estudo faz parte de um projeto maior com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da instituição sob número de parecer 1.951.443. A análise de conteúdo dos grupos focais proporcionou a emersão de três categorias empíricas: 1) Polaridades no entendimento sobre avaliação, 2) Operacionalização da avaliação e 3) Benefícios da avaliação formativa por conceito. Ainda que a avaliação necessite de readequações, principalmente em relação à primeira série, ela também caminha em direção à complexidade, formando profissionais críticos e com conhecimento da multidimensionalidade do mundo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156
10.34117/bjdv8n4-553
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47156/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 31228-31245
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 31228-31245
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 31228-31245
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219166499733504
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-553