Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Paulo Apicelo de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60145
Resumo: As falhas ocorridas a bordo no equipamento submarino Árvore de Natal Molhada (ANM) podem provocar prejuízos econômicos, ocasionar acidentes, danos aos colaboradores e também provocar desastres ambientais. Por isso, é de suma importância definir estratégias de manutenção eficazes e eficientes com objetivo de preservar a condição da ANM e manter a continuidade operacional. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo geral avaliar falhas operacionais resultantes da manutenção e, com isso, propor a aplicação da manutenção baseada em risco, visando redução de custo, tomada de decisão no momento de priorização referente ao checklist, redução na probabilidade de falhas e suas consequências. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e coleta de dados técnicos e operacionais, a fim de compreender o funcionamento da ANM. Foi utilizado o mecanismo da matriz de risco, na qual alguns fatores geraram a classificação de zona das falhas operacionais, seguida de investigação detalhada em duas falhas operacionais e aplicada a manutenção baseada em risco, com a intenção de melhorar o processo durante a manutenção e assim, verificou-se uma redução no grau de risco das falhas estudadas, ampliando o desempenho operacional.
id VERACRUZ-0_618fce965d1e53a008c12f1716c8abe5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60145
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinosequipamentos submarinosárvore de natal molhadamanutenção baseada em riscofalhas operacionaismatriz de riscoAs falhas ocorridas a bordo no equipamento submarino Árvore de Natal Molhada (ANM) podem provocar prejuízos econômicos, ocasionar acidentes, danos aos colaboradores e também provocar desastres ambientais. Por isso, é de suma importância definir estratégias de manutenção eficazes e eficientes com objetivo de preservar a condição da ANM e manter a continuidade operacional. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo geral avaliar falhas operacionais resultantes da manutenção e, com isso, propor a aplicação da manutenção baseada em risco, visando redução de custo, tomada de decisão no momento de priorização referente ao checklist, redução na probabilidade de falhas e suas consequências. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e coleta de dados técnicos e operacionais, a fim de compreender o funcionamento da ANM. Foi utilizado o mecanismo da matriz de risco, na qual alguns fatores geraram a classificação de zona das falhas operacionais, seguida de investigação detalhada em duas falhas operacionais e aplicada a manutenção baseada em risco, com a intenção de melhorar o processo durante a manutenção e assim, verificou-se uma redução no grau de risco das falhas estudadas, ampliando o desempenho operacional.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6014510.34117/bjdv9n5-249Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 18178-18197Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 18178-18197Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 18178-181972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60145/43472Pereira, Paulo Apicelo de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-26T16:38:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/60145Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:58.718158Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos
title Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos
spellingShingle Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos
Pereira, Paulo Apicelo de Souza
equipamentos submarinos
árvore de natal molhada
manutenção baseada em risco
falhas operacionais
matriz de risco
title_short Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos
title_full Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos
title_fullStr Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos
title_full_unstemmed Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos
title_sort Manutenção baseada em risco aplicada em equipamentos submarinos
author Pereira, Paulo Apicelo de Souza
author_facet Pereira, Paulo Apicelo de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Paulo Apicelo de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv equipamentos submarinos
árvore de natal molhada
manutenção baseada em risco
falhas operacionais
matriz de risco
topic equipamentos submarinos
árvore de natal molhada
manutenção baseada em risco
falhas operacionais
matriz de risco
description As falhas ocorridas a bordo no equipamento submarino Árvore de Natal Molhada (ANM) podem provocar prejuízos econômicos, ocasionar acidentes, danos aos colaboradores e também provocar desastres ambientais. Por isso, é de suma importância definir estratégias de manutenção eficazes e eficientes com objetivo de preservar a condição da ANM e manter a continuidade operacional. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo geral avaliar falhas operacionais resultantes da manutenção e, com isso, propor a aplicação da manutenção baseada em risco, visando redução de custo, tomada de decisão no momento de priorização referente ao checklist, redução na probabilidade de falhas e suas consequências. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e coleta de dados técnicos e operacionais, a fim de compreender o funcionamento da ANM. Foi utilizado o mecanismo da matriz de risco, na qual alguns fatores geraram a classificação de zona das falhas operacionais, seguida de investigação detalhada em duas falhas operacionais e aplicada a manutenção baseada em risco, com a intenção de melhorar o processo durante a manutenção e assim, verificou-se uma redução no grau de risco das falhas estudadas, ampliando o desempenho operacional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60145
10.34117/bjdv9n5-249
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60145
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n5-249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/60145/43472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 18178-18197
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 18178-18197
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 18178-18197
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645633648590848