Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14340 |
Resumo: | O Parque Botânico do Ceará é uma Unidade de Conservação do Estado, tendo como objetivos principais a conservação dos recursos naturais do Complexo Vegetacional Litorâneo, fomento a pesquisa e promoção da Educação Ambiental, sendo necessária a elaboração de uma proposta de Design sustentável para a Gestão da Unidade que possa ter continuidade, independente da troca de gestores envolvidos na administração da mesma ou por mudanças políticas. A metodologia para elaboração da proposta contemplou atividades em campo para levantamento das demandas e problemas da Unidade, levantamento bibliográfico dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura e experimentação de técnicas estudadas neste curso de especialização para a construção da proposta de Design, que contemplou as cinco zonas propostas em Design Permacultural ligadas a áreas de atuação para o desenvolvimento da gestão, sendo as mesmas: Qualificação Profissional, Educação Ambiental, Pesquisa e Manejo de Recursos Naturais, Qualificação dos Equipamentos e Estruturação Legal. O Design de gestão foi inspirado dentro dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura, por respeitarem os processos naturais possibilitando tratar dentro de uma visão holística a questão da sustentabilidade dos recursos naturais, sendo proposta para as Zonas a aplicação de técnicas destas duas áreas de conhecimento. |
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Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permacultureDesign PermaculturalUnidades de Conservação.O Parque Botânico do Ceará é uma Unidade de Conservação do Estado, tendo como objetivos principais a conservação dos recursos naturais do Complexo Vegetacional Litorâneo, fomento a pesquisa e promoção da Educação Ambiental, sendo necessária a elaboração de uma proposta de Design sustentável para a Gestão da Unidade que possa ter continuidade, independente da troca de gestores envolvidos na administração da mesma ou por mudanças políticas. A metodologia para elaboração da proposta contemplou atividades em campo para levantamento das demandas e problemas da Unidade, levantamento bibliográfico dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura e experimentação de técnicas estudadas neste curso de especialização para a construção da proposta de Design, que contemplou as cinco zonas propostas em Design Permacultural ligadas a áreas de atuação para o desenvolvimento da gestão, sendo as mesmas: Qualificação Profissional, Educação Ambiental, Pesquisa e Manejo de Recursos Naturais, Qualificação dos Equipamentos e Estruturação Legal. O Design de gestão foi inspirado dentro dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura, por respeitarem os processos naturais possibilitando tratar dentro de uma visão holística a questão da sustentabilidade dos recursos naturais, sendo proposta para as Zonas a aplicação de técnicas destas duas áreas de conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1434010.34117/bjdv6n8-006Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54267-54286Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54267-54286Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54267-542862525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14340/11936Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchardong, Roberta Moriconi FreireBonilla, Oriel HerreraFilho, José Vagner RebouçasPinheiro, Hamanda Brandão2021-02-18T19:52:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14340Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:35.561525Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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