Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schardong, Roberta Moriconi Freire
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bonilla, Oriel Herrera, Filho, José Vagner Rebouças, Pinheiro, Hamanda Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14340
Resumo: O Parque Botânico do Ceará é uma Unidade de Conservação do Estado, tendo como objetivos principais a conservação dos recursos naturais do Complexo Vegetacional Litorâneo, fomento a pesquisa e promoção da Educação Ambiental, sendo necessária a elaboração de uma proposta de Design sustentável para a Gestão da Unidade que possa ter continuidade, independente da troca de gestores envolvidos na administração da mesma ou por mudanças políticas. A metodologia para elaboração da proposta contemplou atividades em campo para levantamento das demandas e problemas da Unidade, levantamento bibliográfico dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura e experimentação de técnicas estudadas neste curso de especialização para a construção da proposta de Design, que contemplou as cinco zonas propostas em Design Permacultural ligadas a áreas de atuação para o desenvolvimento da gestão, sendo as mesmas: Qualificação Profissional, Educação Ambiental, Pesquisa e Manejo de Recursos Naturais, Qualificação dos Equipamentos e Estruturação Legal. O Design de gestão foi inspirado dentro dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura, por respeitarem os processos naturais possibilitando tratar dentro de uma visão holística a questão da sustentabilidade dos recursos naturais, sendo proposta para as Zonas a aplicação de técnicas destas duas áreas de conhecimento.
id VERACRUZ-0_61ca985f4eb1394737baf2dd268089f1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14340
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permacultureDesign PermaculturalUnidades de Conservação.O Parque Botânico do Ceará é uma Unidade de Conservação do Estado, tendo como objetivos principais a conservação dos recursos naturais do Complexo Vegetacional Litorâneo, fomento a pesquisa e promoção da Educação Ambiental, sendo necessária a elaboração de uma proposta de Design sustentável para a Gestão da Unidade que possa ter continuidade, independente da troca de gestores envolvidos na administração da mesma ou por mudanças políticas. A metodologia para elaboração da proposta contemplou atividades em campo para levantamento das demandas e problemas da Unidade, levantamento bibliográfico dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura e experimentação de técnicas estudadas neste curso de especialização para a construção da proposta de Design, que contemplou as cinco zonas propostas em Design Permacultural ligadas a áreas de atuação para o desenvolvimento da gestão, sendo as mesmas: Qualificação Profissional, Educação Ambiental, Pesquisa e Manejo de Recursos Naturais, Qualificação dos Equipamentos e Estruturação Legal. O Design de gestão foi inspirado dentro dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura, por respeitarem os processos naturais possibilitando tratar dentro de uma visão holística a questão da sustentabilidade dos recursos naturais, sendo proposta para as Zonas a aplicação de técnicas destas duas áreas de conhecimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1434010.34117/bjdv6n8-006Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54267-54286Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54267-54286Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54267-542862525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14340/11936Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchardong, Roberta Moriconi FreireBonilla, Oriel HerreraFilho, José Vagner RebouçasPinheiro, Hamanda Brandão2021-02-18T19:52:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14340Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:35.561525Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
title Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
spellingShingle Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
Schardong, Roberta Moriconi Freire
Design Permacultural
Unidades de Conservação.
title_short Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
title_full Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
title_fullStr Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
title_full_unstemmed Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
title_sort Design de gestão para o parque botânico do ceará inspirado nos princípios da educação biocêntrica e da permacultura/Management design for the ceará botanical park inspired by the principles of biocentric education and permaculture
author Schardong, Roberta Moriconi Freire
author_facet Schardong, Roberta Moriconi Freire
Bonilla, Oriel Herrera
Filho, José Vagner Rebouças
Pinheiro, Hamanda Brandão
author_role author
author2 Bonilla, Oriel Herrera
Filho, José Vagner Rebouças
Pinheiro, Hamanda Brandão
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schardong, Roberta Moriconi Freire
Bonilla, Oriel Herrera
Filho, José Vagner Rebouças
Pinheiro, Hamanda Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Design Permacultural
Unidades de Conservação.
topic Design Permacultural
Unidades de Conservação.
description O Parque Botânico do Ceará é uma Unidade de Conservação do Estado, tendo como objetivos principais a conservação dos recursos naturais do Complexo Vegetacional Litorâneo, fomento a pesquisa e promoção da Educação Ambiental, sendo necessária a elaboração de uma proposta de Design sustentável para a Gestão da Unidade que possa ter continuidade, independente da troca de gestores envolvidos na administração da mesma ou por mudanças políticas. A metodologia para elaboração da proposta contemplou atividades em campo para levantamento das demandas e problemas da Unidade, levantamento bibliográfico dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura e experimentação de técnicas estudadas neste curso de especialização para a construção da proposta de Design, que contemplou as cinco zonas propostas em Design Permacultural ligadas a áreas de atuação para o desenvolvimento da gestão, sendo as mesmas: Qualificação Profissional, Educação Ambiental, Pesquisa e Manejo de Recursos Naturais, Qualificação dos Equipamentos e Estruturação Legal. O Design de gestão foi inspirado dentro dos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura, por respeitarem os processos naturais possibilitando tratar dentro de uma visão holística a questão da sustentabilidade dos recursos naturais, sendo proposta para as Zonas a aplicação de técnicas destas duas áreas de conhecimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14340
10.34117/bjdv6n8-006
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14340
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14340/11936
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54267-54286
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54267-54286
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54267-54286
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645468749529088