Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Carmen Silvia Maia de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6868
Resumo: Esse texto pretende realçar e ao mesmo tempo discutir o viés educador e a capacidade inclusiva da arte contemporânea que por vezes já se apresenta em seus modos de inserção no campo da cultura e da arte. A partir de alguns exemplos concretos, tal como Cildo Meireles e Shirley Paes Leme, a arte contemporânea elabora atravessamentos que são eles mesmos educadores, sobretudo quando levantam questões e não bandeiras. As manifestações contemporâneas de arte e museus esbarram em limites que são eles mesmos razão de se fazer perguntas e de alargar fronteiras políticas. O Museu da Maré e o Muf (Pavão, Pavãozinho e Cantagalo) propõem largas discussões com o campo da museologia e com os limites da arte e da cultura.Os marcos da análise foram a discussão do conceito de técnica e paisagem, além de práticas artísticas e culturais, tendo Roger Chartier como referência, além da vivência da autora quando parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram-RJ). Toda a análise é costurada pela presença dos espaços heterotópicos de Michel Foucault. Apenas virtual no início do texto, mas extremamente presente no final, são eles que norteiam a dobra entre inclusão/exclusão e esses espaços diferenciados urbanos, intensificados no Muf e no Museu da Maré.
id VERACRUZ-0_630e6292591c6e35f57074702e72998a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6868
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibilityMuseusPatrimônioArte ContemporâneaEsse texto pretende realçar e ao mesmo tempo discutir o viés educador e a capacidade inclusiva da arte contemporânea que por vezes já se apresenta em seus modos de inserção no campo da cultura e da arte. A partir de alguns exemplos concretos, tal como Cildo Meireles e Shirley Paes Leme, a arte contemporânea elabora atravessamentos que são eles mesmos educadores, sobretudo quando levantam questões e não bandeiras. As manifestações contemporâneas de arte e museus esbarram em limites que são eles mesmos razão de se fazer perguntas e de alargar fronteiras políticas. O Museu da Maré e o Muf (Pavão, Pavãozinho e Cantagalo) propõem largas discussões com o campo da museologia e com os limites da arte e da cultura.Os marcos da análise foram a discussão do conceito de técnica e paisagem, além de práticas artísticas e culturais, tendo Roger Chartier como referência, além da vivência da autora quando parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram-RJ). Toda a análise é costurada pela presença dos espaços heterotópicos de Michel Foucault. Apenas virtual no início do texto, mas extremamente presente no final, são eles que norteiam a dobra entre inclusão/exclusão e esses espaços diferenciados urbanos, intensificados no Muf e no Museu da Maré.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/686810.34117/bjdv6n2-137Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7206-7216Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7206-7216Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7206-72162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6868/6058Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Carmen Silvia Maia de2020-03-18T16:24:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6868Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:05.322542Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility
title Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility
spellingShingle Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility
Paiva, Carmen Silvia Maia de
Museus
Patrimônio
Arte Contemporânea
title_short Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility
title_full Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility
title_fullStr Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility
title_full_unstemmed Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility
title_sort Arte Contemporânea e Paisagem Urbana: visualidade e visibilidade / Contemporary Art and Urban Landscape: visuality and visibility
author Paiva, Carmen Silvia Maia de
author_facet Paiva, Carmen Silvia Maia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Carmen Silvia Maia de
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
Patrimônio
Arte Contemporânea
topic Museus
Patrimônio
Arte Contemporânea
description Esse texto pretende realçar e ao mesmo tempo discutir o viés educador e a capacidade inclusiva da arte contemporânea que por vezes já se apresenta em seus modos de inserção no campo da cultura e da arte. A partir de alguns exemplos concretos, tal como Cildo Meireles e Shirley Paes Leme, a arte contemporânea elabora atravessamentos que são eles mesmos educadores, sobretudo quando levantam questões e não bandeiras. As manifestações contemporâneas de arte e museus esbarram em limites que são eles mesmos razão de se fazer perguntas e de alargar fronteiras políticas. O Museu da Maré e o Muf (Pavão, Pavãozinho e Cantagalo) propõem largas discussões com o campo da museologia e com os limites da arte e da cultura.Os marcos da análise foram a discussão do conceito de técnica e paisagem, além de práticas artísticas e culturais, tendo Roger Chartier como referência, além da vivência da autora quando parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram-RJ). Toda a análise é costurada pela presença dos espaços heterotópicos de Michel Foucault. Apenas virtual no início do texto, mas extremamente presente no final, são eles que norteiam a dobra entre inclusão/exclusão e esses espaços diferenciados urbanos, intensificados no Muf e no Museu da Maré.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6868
10.34117/bjdv6n2-137
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6868
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6868/6058
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 7206-7216
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 7206-7216
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 7206-7216
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645439633719296