Uma proposta de análise em CFD do fluxo de conhecimento aplicado nas áreas das engenharias / A CFD analysis proposal of the knowledge flow applied in the engineering areas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7846 |
Resumo: | A análise do fluxo de conhecimento desempenha um papel fundamental nas organizações. No entanto, representar o conhecimento, identificar pontos críticos e destacar oportunidades no fluxo de conhecimento nessas organizações ainda é uma tarefa difícil. Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é propor um método de análise do fluxo de conhecimento baseado em um modelo fenomenológico com o auxílio da ferramenta CFD (Computational Fluid Dynamics). Os principais focos dessa análise são como o fluxo de conhecimento será representado visualmente e matematicamente, além da avaliação de pontos críticos e oportunidades de melhoria no processo de fluxo de conhecimento dentro das organizações que poderá ser percebido facilmente através de um gradiente de cor. O estudo foi baseado em uma revisão integrativa da literatura de modelos e métodos relacionados ao fluxo de conhecimento. O método foi aplicado a um estudo de caso realizado em um laboratório de pesquisa e inovação (POLO / UNIDADE EMBRAPII), que desenvolve inovações na área de engenharia mecânica. Como resultado preliminar, uma análise de mudança de gradiente de cor governada pela equação de transferência de calor foi empregada, indicando onde os pontos mais críticos do fluxo de conhecimento ocorrem. Os resultados preliminares apontam que o fluxo de conhecimento é inversamente proporcional à distância referente ao ponto emissor até o ponto receptor. Além disso, também foram alterados outros parâmetros de contorno como a condutividade térmica. Finalmente, destaca-se que essa proposta de análise ainda pode ser usada para explicar de maneira mais intuitiva o fenômeno do fluxo de conhecimento para estudantes das áreas de engenharia do conhecimento ou computação. |
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Uma proposta de análise em CFD do fluxo de conhecimento aplicado nas áreas das engenharias / A CFD analysis proposal of the knowledge flow applied in the engineering areasFluxo de Conhecimento. Engenharia do Conhecimento. CFD. A análise do fluxo de conhecimento desempenha um papel fundamental nas organizações. No entanto, representar o conhecimento, identificar pontos críticos e destacar oportunidades no fluxo de conhecimento nessas organizações ainda é uma tarefa difícil. Nesse sentido, o principal objetivo deste trabalho é propor um método de análise do fluxo de conhecimento baseado em um modelo fenomenológico com o auxílio da ferramenta CFD (Computational Fluid Dynamics). Os principais focos dessa análise são como o fluxo de conhecimento será representado visualmente e matematicamente, além da avaliação de pontos críticos e oportunidades de melhoria no processo de fluxo de conhecimento dentro das organizações que poderá ser percebido facilmente através de um gradiente de cor. O estudo foi baseado em uma revisão integrativa da literatura de modelos e métodos relacionados ao fluxo de conhecimento. O método foi aplicado a um estudo de caso realizado em um laboratório de pesquisa e inovação (POLO / UNIDADE EMBRAPII), que desenvolve inovações na área de engenharia mecânica. Como resultado preliminar, uma análise de mudança de gradiente de cor governada pela equação de transferência de calor foi empregada, indicando onde os pontos mais críticos do fluxo de conhecimento ocorrem. Os resultados preliminares apontam que o fluxo de conhecimento é inversamente proporcional à distância referente ao ponto emissor até o ponto receptor. Além disso, também foram alterados outros parâmetros de contorno como a condutividade térmica. Finalmente, destaca-se que essa proposta de análise ainda pode ser usada para explicar de maneira mais intuitiva o fenômeno do fluxo de conhecimento para estudantes das áreas de engenharia do conhecimento ou computação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/784610.34117/bjdv6n3-290Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 13685-13697Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 13685-13697Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 13685-136972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7846/6801Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Alexsandro dos SantosDemétrio, MárcioDandolini, Gertrudes AparecidaSouza, João Artur de2020-05-27T17:55:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7846Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:34.647561Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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