Alteridade: o encontro com “o outro” na escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casarin, Sonia
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/49
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre a diversidade existente na escola inclusiva, apoiando-se na filosofia do encontro, de Martin Buber.O texto destaca algumas leis que enfatizam a importância dese considerar a particularidade de cada aluno no processo deaprendizagem e remete às noções de alteridade, encontro erelação, apoiados no pensamento de Buber. A relação só podeexistir entre dois sujeitos, dois seres em sua totalidade, o queconfigura a relação “Eu-Tu”. Categorias e classificações só estão presentes no evento “Eu-Isso”, quando o outro não é sujeito da relação e sim objeto da experiência. A relação entre professor e aluno deve transcender as categorias e classificações para se tornar uma relação que possibilita o encontro do outro em sua alteridade, a relação “Eu-Tu”.
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