A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230 |
Resumo: | O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando sua área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano. É considerado a savana mais biodiversa do planeta. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos. Desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Este bioma é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central. A degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o bioma como um dos hotspots da biodiversidade planetária. O Instituto Federal de Goiás está localizado nesse território. Conhecer a percepção do público discente frente ao Cerrado é extremante importante, pois, permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão, com foco no bioma/território Cerrado, cumprindo, assim, a missão do IFG, que é a de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, voltada não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão. Mediante pesquisa realizada junto aos estudantes de dois câmpus da instituição, verificou-se que o conhecimento acerca do espaço onde estão inseridos, o Cerrado, precisa ser aprofundado e ressignificado. |
id |
VERACRUZ-0_6443e277596c0dc3fcd28bf0a3a750b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56230 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), BrasilterritóriolugaretnociênciaO Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando sua área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano. É considerado a savana mais biodiversa do planeta. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos. Desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Este bioma é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central. A degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o bioma como um dos hotspots da biodiversidade planetária. O Instituto Federal de Goiás está localizado nesse território. Conhecer a percepção do público discente frente ao Cerrado é extremante importante, pois, permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão, com foco no bioma/território Cerrado, cumprindo, assim, a missão do IFG, que é a de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, voltada não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão. Mediante pesquisa realizada junto aos estudantes de dois câmpus da instituição, verificou-se que o conhecimento acerca do espaço onde estão inseridos, o Cerrado, precisa ser aprofundado e ressignificado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5623010.34117/bjdv9n1-164Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 2407-2423Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 2407-2423Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 2407-24232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230/41312Nascimento, Pedro Henrique dos SantosNavarro, Fernanda Keley Silva PereiraDutra, Rodrigo Marciel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T17:02:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56230Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:59.716852Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil |
title |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil |
spellingShingle |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil Nascimento, Pedro Henrique dos Santos território lugar etnociência |
title_short |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil |
title_full |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil |
title_fullStr |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil |
title_full_unstemmed |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil |
title_sort |
A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil |
author |
Nascimento, Pedro Henrique dos Santos |
author_facet |
Nascimento, Pedro Henrique dos Santos Navarro, Fernanda Keley Silva Pereira Dutra, Rodrigo Marciel Soares |
author_role |
author |
author2 |
Navarro, Fernanda Keley Silva Pereira Dutra, Rodrigo Marciel Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Pedro Henrique dos Santos Navarro, Fernanda Keley Silva Pereira Dutra, Rodrigo Marciel Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
território lugar etnociência |
topic |
território lugar etnociência |
description |
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando sua área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano. É considerado a savana mais biodiversa do planeta. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos. Desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Este bioma é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central. A degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o bioma como um dos hotspots da biodiversidade planetária. O Instituto Federal de Goiás está localizado nesse território. Conhecer a percepção do público discente frente ao Cerrado é extremante importante, pois, permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão, com foco no bioma/território Cerrado, cumprindo, assim, a missão do IFG, que é a de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, voltada não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão. Mediante pesquisa realizada junto aos estudantes de dois câmpus da instituição, verificou-se que o conhecimento acerca do espaço onde estão inseridos, o Cerrado, precisa ser aprofundado e ressignificado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230 10.34117/bjdv9n1-164 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n1-164 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230/41312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 2407-2423 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 2407-2423 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 2407-2423 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645625644810240 |