A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Pedro Henrique dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Navarro, Fernanda Keley Silva Pereira, Dutra, Rodrigo Marciel Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230
Resumo: O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando sua área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano. É considerado a savana mais biodiversa do planeta. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos. Desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Este bioma é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central. A degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o bioma como um dos hotspots da biodiversidade planetária. O Instituto Federal de Goiás está localizado nesse território. Conhecer a percepção do público discente frente ao Cerrado é extremante importante, pois, permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão, com foco no bioma/território Cerrado, cumprindo, assim, a missão do IFG, que é a de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, voltada não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão. Mediante pesquisa realizada junto aos estudantes de dois câmpus da instituição, verificou-se que o conhecimento acerca do espaço onde estão inseridos, o Cerrado, precisa ser aprofundado e ressignificado.
id VERACRUZ-0_6443e277596c0dc3fcd28bf0a3a750b3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56230
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), BrasilterritóriolugaretnociênciaO Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando sua área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano. É considerado a savana mais biodiversa do planeta. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos. Desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Este bioma é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central. A degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o bioma como um dos hotspots da biodiversidade planetária. O Instituto Federal de Goiás está localizado nesse território. Conhecer a percepção do público discente frente ao Cerrado é extremante importante, pois, permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão, com foco no bioma/território Cerrado, cumprindo, assim, a missão do IFG, que é a de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, voltada não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão. Mediante pesquisa realizada junto aos estudantes de dois câmpus da instituição, verificou-se que o conhecimento acerca do espaço onde estão inseridos, o Cerrado, precisa ser aprofundado e ressignificado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-01-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5623010.34117/bjdv9n1-164Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 2407-2423Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 2407-2423Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 2407-24232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230/41312Nascimento, Pedro Henrique dos SantosNavarro, Fernanda Keley Silva PereiraDutra, Rodrigo Marciel Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T17:02:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/56230Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:59.716852Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
title A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
spellingShingle A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
Nascimento, Pedro Henrique dos Santos
território
lugar
etnociência
title_short A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
title_full A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
title_fullStr A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
title_full_unstemmed A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
title_sort A percepção do bioma cerrado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Brasil
author Nascimento, Pedro Henrique dos Santos
author_facet Nascimento, Pedro Henrique dos Santos
Navarro, Fernanda Keley Silva Pereira
Dutra, Rodrigo Marciel Soares
author_role author
author2 Navarro, Fernanda Keley Silva Pereira
Dutra, Rodrigo Marciel Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Pedro Henrique dos Santos
Navarro, Fernanda Keley Silva Pereira
Dutra, Rodrigo Marciel Soares
dc.subject.por.fl_str_mv território
lugar
etnociência
topic território
lugar
etnociência
description O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, abrangendo 22,65% do território nacional, considerando sua área contínua. O espaço geográfico ocupado pelo bioma desempenha papel fundamental no processo de distribuição dos recursos hídricos pelo país, constituindo-se o local de origem das grandes regiões hidrográficas brasileiras e do continente sul-americano. É considerado a savana mais biodiversa do planeta. A diversidade cultural é ampla e rica em conhecimentos. Desde os povos indígenas, historicamente territorializados, passando pelas comunidades quilombolas, até a diversidade camponesa existente no bioma, compõem um mosaico de saberes que podem ser inseridos no arcabouço da diversidade do Cerrado. Este bioma é determinante para a formação da identidade da população do Brasil Central. A degradação das áreas de Cerrado é relativamente recente. Numerosas espécies de plantas e animais estão ameaçadas ou correm risco de extinção, enquadrando o bioma como um dos hotspots da biodiversidade planetária. O Instituto Federal de Goiás está localizado nesse território. Conhecer a percepção do público discente frente ao Cerrado é extremante importante, pois, permitirá o desenvolvimento de ações de ensino, de pesquisa e de extensão, com foco no bioma/território Cerrado, cumprindo, assim, a missão do IFG, que é a de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade, voltada não apenas para o atendimento a perspectivas de empregabilidade, mas também para a formação completa do cidadão. Mediante pesquisa realizada junto aos estudantes de dois câmpus da instituição, verificou-se que o conhecimento acerca do espaço onde estão inseridos, o Cerrado, precisa ser aprofundado e ressignificado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230
10.34117/bjdv9n1-164
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230
identifier_str_mv 10.34117/bjdv9n1-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/56230/41312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 1 (2023); 2407-2423
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 1 (2023); 2407-2423
Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 1 (2023); 2407-2423
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645625644810240