Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Julyana Almeida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araujo, Beatriz Pereira, Chaves, Fabiana Maria Holanda, Matos, Bruna Maria Rocha, Lima, Beatriz Pereira, Farias, Barbara Helen Lima, Morais Filho, Pedro Erbet Belém, Colares, Paulo Giordano Baima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24111
Resumo: Objetivo: Avaliar uma habilidade manual de crianças com Paralisia Cerebral (PC) através da aplicação de instrumento MACS. Métodos: Foi realizado um estudo do tipo transversal com abordagem quantitativa e descritiva, no setor de Fisioterapia do Núcleo de Atenção Médica Integrada da Universidade de Fortaleza entre outubro e novembro de 2020. A população do estudo foi composta por 29 crianças com diagnóstico de PC, com idade de 3 a 8 anos, independente do sexo, confidenciais concordassem com a participação da pesquisa. Os desfechos estudados foram a avaliação da habilidade manual das crianças com paralisia cerebral utilizando o Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS). Resultados: Existe maior proporção do sexo masculino com 62,1% (n = 18) e idade média de 5,3 ± 1,3 anos. As crianças foram avaliadas por meio de duas variáveis, brincando e comendo. Foi visto que existe um percentual melhor na criança variável, então, a maioria das crianças normais entre os níveis I e III. Conclusão: O MACS descobriu-se um instrumento viável para avaliar a habilidade manual de crianças com Paralisia Cerebral (PC).
id VERACRUZ-0_65a1cd30a07c4338ed58a67df22adf3e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24111
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsyParalisia CerebralDesenvolvimento InfantilFuncionalidade.Objetivo: Avaliar uma habilidade manual de crianças com Paralisia Cerebral (PC) através da aplicação de instrumento MACS. Métodos: Foi realizado um estudo do tipo transversal com abordagem quantitativa e descritiva, no setor de Fisioterapia do Núcleo de Atenção Médica Integrada da Universidade de Fortaleza entre outubro e novembro de 2020. A população do estudo foi composta por 29 crianças com diagnóstico de PC, com idade de 3 a 8 anos, independente do sexo, confidenciais concordassem com a participação da pesquisa. Os desfechos estudados foram a avaliação da habilidade manual das crianças com paralisia cerebral utilizando o Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS). Resultados: Existe maior proporção do sexo masculino com 62,1% (n = 18) e idade média de 5,3 ± 1,3 anos. As crianças foram avaliadas por meio de duas variáveis, brincando e comendo. Foi visto que existe um percentual melhor na criança variável, então, a maioria das crianças normais entre os níveis I e III. Conclusão: O MACS descobriu-se um instrumento viável para avaliar a habilidade manual de crianças com Paralisia Cerebral (PC).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2411110.34117/bjdv7n2-020Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 11959-11967Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 11959-11967Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 11959-119672525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24111/19303Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Julyana AlmeidaAraujo, Beatriz PereiraChaves, Fabiana Maria HolandaMatos, Bruna Maria RochaLima, Beatriz PereiraFarias, Barbara Helen LimaMorais Filho, Pedro Erbet BelémColares, Paulo Giordano Baima2022-06-24T19:05:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24111Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:17.286363Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy
title Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy
spellingShingle Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy
Maia, Julyana Almeida
Paralisia Cerebral
Desenvolvimento Infantil
Funcionalidade.
title_short Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy
title_full Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy
title_fullStr Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy
title_full_unstemmed Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy
title_sort Avaliação da habilidade manual de crianças com paralisia cerebral/Evaluation of manual ability of children with cerebral palsy
author Maia, Julyana Almeida
author_facet Maia, Julyana Almeida
Araujo, Beatriz Pereira
Chaves, Fabiana Maria Holanda
Matos, Bruna Maria Rocha
Lima, Beatriz Pereira
Farias, Barbara Helen Lima
Morais Filho, Pedro Erbet Belém
Colares, Paulo Giordano Baima
author_role author
author2 Araujo, Beatriz Pereira
Chaves, Fabiana Maria Holanda
Matos, Bruna Maria Rocha
Lima, Beatriz Pereira
Farias, Barbara Helen Lima
Morais Filho, Pedro Erbet Belém
Colares, Paulo Giordano Baima
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Julyana Almeida
Araujo, Beatriz Pereira
Chaves, Fabiana Maria Holanda
Matos, Bruna Maria Rocha
Lima, Beatriz Pereira
Farias, Barbara Helen Lima
Morais Filho, Pedro Erbet Belém
Colares, Paulo Giordano Baima
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia Cerebral
Desenvolvimento Infantil
Funcionalidade.
topic Paralisia Cerebral
Desenvolvimento Infantil
Funcionalidade.
description Objetivo: Avaliar uma habilidade manual de crianças com Paralisia Cerebral (PC) através da aplicação de instrumento MACS. Métodos: Foi realizado um estudo do tipo transversal com abordagem quantitativa e descritiva, no setor de Fisioterapia do Núcleo de Atenção Médica Integrada da Universidade de Fortaleza entre outubro e novembro de 2020. A população do estudo foi composta por 29 crianças com diagnóstico de PC, com idade de 3 a 8 anos, independente do sexo, confidenciais concordassem com a participação da pesquisa. Os desfechos estudados foram a avaliação da habilidade manual das crianças com paralisia cerebral utilizando o Sistema de Classificação da Habilidade Manual (MACS). Resultados: Existe maior proporção do sexo masculino com 62,1% (n = 18) e idade média de 5,3 ± 1,3 anos. As crianças foram avaliadas por meio de duas variáveis, brincando e comendo. Foi visto que existe um percentual melhor na criança variável, então, a maioria das crianças normais entre os níveis I e III. Conclusão: O MACS descobriu-se um instrumento viável para avaliar a habilidade manual de crianças com Paralisia Cerebral (PC).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24111
10.34117/bjdv7n2-020
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24111
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24111/19303
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 11959-11967
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 11959-11967
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 11959-11967
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645509528649728