Prática educativa inovadora em homeopatia brasileira
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61210 |
Resumo: | O Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia possui, em sua 7ª enfermaria, o Serviço de Homeopatia que alberga desde 2018 um núcleo de saúde baseado em respeito às etnias e com propósito também de educação em saúde, promovendo maior adesão aos tratamentos oferecidos, equidade e universalidade, além de oportunidade de aprendizagem aos estudantes de graduação com esta vivência intercultural. Cumprindo-se o isolamento social necessário às medidas de prevenção da COVID19 a partir de 2020, ambos os objetivos só foram atingidos através de inovação de ensino. Para que o vínculo educacional não fosse desgastado, foram implementados, de maneira inovadora, um curso de ensino remoto, invertido, com quatro módulos, voltado ao amparo de grupamentos étnicos através do uso de recursos da natureza, de conhecimentos tradicionais em atenção primária à saúde. O curso se faz necessário como uma forma de respeito e valorização cultural, tendo em vista que esses povos originários utilizam práticas com plantas medicinais, através de conhecimento antropológico milenar, que devem ser conhecidas e abordadas pelos profissionais de saúde assistentes dessas populações. Etnias em situação urbana também usam homeopatia prescrita em nosso serviço. O presente trabalho se propõe a descrever os objetivos e etapas do curso híbrido, e seu desfecho orientado ao auxílio centrado no paciente em vulnerabilidade social urbana por questões étnicas. |
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Prática educativa inovadora em homeopatia brasileirahomeopatiaplantas medicinaisensino remotosaúde coletivagrupamentos étnicos urbanosO Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia possui, em sua 7ª enfermaria, o Serviço de Homeopatia que alberga desde 2018 um núcleo de saúde baseado em respeito às etnias e com propósito também de educação em saúde, promovendo maior adesão aos tratamentos oferecidos, equidade e universalidade, além de oportunidade de aprendizagem aos estudantes de graduação com esta vivência intercultural. Cumprindo-se o isolamento social necessário às medidas de prevenção da COVID19 a partir de 2020, ambos os objetivos só foram atingidos através de inovação de ensino. Para que o vínculo educacional não fosse desgastado, foram implementados, de maneira inovadora, um curso de ensino remoto, invertido, com quatro módulos, voltado ao amparo de grupamentos étnicos através do uso de recursos da natureza, de conhecimentos tradicionais em atenção primária à saúde. O curso se faz necessário como uma forma de respeito e valorização cultural, tendo em vista que esses povos originários utilizam práticas com plantas medicinais, através de conhecimento antropológico milenar, que devem ser conhecidas e abordadas pelos profissionais de saúde assistentes dessas populações. Etnias em situação urbana também usam homeopatia prescrita em nosso serviço. O presente trabalho se propõe a descrever os objetivos e etapas do curso híbrido, e seu desfecho orientado ao auxílio centrado no paciente em vulnerabilidade social urbana por questões étnicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-07-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6121010.34117/bjdv9n7-014Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 7 (2023); 21414-21425Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 7 (2023); 21414-21425Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 7 (2023); 21414-214252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/61210/44184Musmanno, Patrícia GuimarãesMartins, Claudio HanselBellizzi, Gabriela MirandaSilva, Isabela de Souza RamosLopes, Josiane BentesBolognani, Fábio de AlmeidaPyrrho, Alexandre dos SantosVarricchio, Marcia Cristina Braga Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T14:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/61210Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:27:10.206127Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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