Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares, Oliveira, Kleber Mirallia de, Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro, Mendonça, Carolina Rodrigues, Guimarães, Nilza Nascimento, Pardi, Paulo Celso, Moreira, Paulo Cesar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268
Resumo: O presente trabalho avaliou o grau de facilitação na apreensão do conhecimento e facilitação da aprendizagem nas disciplinas técnica operatória e clínica médica, de acadêmicos da área médica egressos do Curso de Dissecação e Necropsia da UFG. Ofertaram-se, de forma continuada, seis cursos anuais de dissecação e necrópsia, destinados a acadêmicos de cursos médicos, visando promover a readequação constante dos conteúdos práticos pedagógicos e a excelência do ensino, além de promover maior integração dos discentes com as disciplinas correlatas. Cada curso teve a duração de 100 horas teórico-práticas. Avaliaram-se 174 discentes de seis cursos ofertados, por seu desempenho, e após a conclusão, através da análise dos trabalhos práticos. 132 concluintes responderam um questionário temático, voluntariamente, versando sobre a integração das disciplinas técnica operatória e clínica cirúrgica, após assinatura de termo de livre consentimento e participação. Os concluintes responderam o instrumento proposto, após a conclusão das disciplinas correlatas – técnica operatória e clínica cirúrgica. A maioria relatou que o curso de dissecação e necrópsia foi fundamental para seu bom desempenho naquelas disciplinas, pois tivera oportunidade de vivenciar, através da prática, previamente.
id VERACRUZ-0_679e4c750a08910967687d137e86f26e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27268
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical educationConhecimento prévioaprendizagemdissecaçãocadáveresO presente trabalho avaliou o grau de facilitação na apreensão do conhecimento e facilitação da aprendizagem nas disciplinas técnica operatória e clínica médica, de acadêmicos da área médica egressos do Curso de Dissecação e Necropsia da UFG. Ofertaram-se, de forma continuada, seis cursos anuais de dissecação e necrópsia, destinados a acadêmicos de cursos médicos, visando promover a readequação constante dos conteúdos práticos pedagógicos e a excelência do ensino, além de promover maior integração dos discentes com as disciplinas correlatas. Cada curso teve a duração de 100 horas teórico-práticas. Avaliaram-se 174 discentes de seis cursos ofertados, por seu desempenho, e após a conclusão, através da análise dos trabalhos práticos. 132 concluintes responderam um questionário temático, voluntariamente, versando sobre a integração das disciplinas técnica operatória e clínica cirúrgica, após assinatura de termo de livre consentimento e participação. Os concluintes responderam o instrumento proposto, após a conclusão das disciplinas correlatas – técnica operatória e clínica cirúrgica. A maioria relatou que o curso de dissecação e necrópsia foi fundamental para seu bom desempenho naquelas disciplinas, pois tivera oportunidade de vivenciar, através da prática, previamente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2726810.34117/bjdv7n3-769Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32057-32070Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32057-32070Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32057-320702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268/21562Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Augusto Cesar Malta LaudaresMoreira, Stephânia de Oliveira LaudaresOliveira, Kleber Mirallia deFigueiredo, Augusto Cesar RibeiroMendonça, Carolina RodriguesGuimarães, Nilza NascimentoPardi, Paulo CelsoMoreira, Paulo Cesar2022-03-29T12:15:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27268Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:41.562746Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
title Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
spellingShingle Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
Conhecimento prévio
aprendizagem
dissecação
cadáveres
title_short Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
title_full Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
title_fullStr Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
title_full_unstemmed Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
title_sort Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
author Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
author_facet Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares
Oliveira, Kleber Mirallia de
Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro
Mendonça, Carolina Rodrigues
Guimarães, Nilza Nascimento
Pardi, Paulo Celso
Moreira, Paulo Cesar
author_role author
author2 Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares
Oliveira, Kleber Mirallia de
Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro
Mendonça, Carolina Rodrigues
Guimarães, Nilza Nascimento
Pardi, Paulo Celso
Moreira, Paulo Cesar
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares
Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares
Oliveira, Kleber Mirallia de
Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro
Mendonça, Carolina Rodrigues
Guimarães, Nilza Nascimento
Pardi, Paulo Celso
Moreira, Paulo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento prévio
aprendizagem
dissecação
cadáveres
topic Conhecimento prévio
aprendizagem
dissecação
cadáveres
description O presente trabalho avaliou o grau de facilitação na apreensão do conhecimento e facilitação da aprendizagem nas disciplinas técnica operatória e clínica médica, de acadêmicos da área médica egressos do Curso de Dissecação e Necropsia da UFG. Ofertaram-se, de forma continuada, seis cursos anuais de dissecação e necrópsia, destinados a acadêmicos de cursos médicos, visando promover a readequação constante dos conteúdos práticos pedagógicos e a excelência do ensino, além de promover maior integração dos discentes com as disciplinas correlatas. Cada curso teve a duração de 100 horas teórico-práticas. Avaliaram-se 174 discentes de seis cursos ofertados, por seu desempenho, e após a conclusão, através da análise dos trabalhos práticos. 132 concluintes responderam um questionário temático, voluntariamente, versando sobre a integração das disciplinas técnica operatória e clínica cirúrgica, após assinatura de termo de livre consentimento e participação. Os concluintes responderam o instrumento proposto, após a conclusão das disciplinas correlatas – técnica operatória e clínica cirúrgica. A maioria relatou que o curso de dissecação e necrópsia foi fundamental para seu bom desempenho naquelas disciplinas, pois tivera oportunidade de vivenciar, através da prática, previamente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268
10.34117/bjdv7n3-769
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268/21562
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32057-32070
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32057-32070
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32057-32070
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645521639702528