Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268 |
Resumo: | O presente trabalho avaliou o grau de facilitação na apreensão do conhecimento e facilitação da aprendizagem nas disciplinas técnica operatória e clínica médica, de acadêmicos da área médica egressos do Curso de Dissecação e Necropsia da UFG. Ofertaram-se, de forma continuada, seis cursos anuais de dissecação e necrópsia, destinados a acadêmicos de cursos médicos, visando promover a readequação constante dos conteúdos práticos pedagógicos e a excelência do ensino, além de promover maior integração dos discentes com as disciplinas correlatas. Cada curso teve a duração de 100 horas teórico-práticas. Avaliaram-se 174 discentes de seis cursos ofertados, por seu desempenho, e após a conclusão, através da análise dos trabalhos práticos. 132 concluintes responderam um questionário temático, voluntariamente, versando sobre a integração das disciplinas técnica operatória e clínica cirúrgica, após assinatura de termo de livre consentimento e participação. Os concluintes responderam o instrumento proposto, após a conclusão das disciplinas correlatas – técnica operatória e clínica cirúrgica. A maioria relatou que o curso de dissecação e necrópsia foi fundamental para seu bom desempenho naquelas disciplinas, pois tivera oportunidade de vivenciar, através da prática, previamente. |
id |
VERACRUZ-0_679e4c750a08910967687d137e86f26e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27268 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical educationConhecimento prévioaprendizagemdissecaçãocadáveresO presente trabalho avaliou o grau de facilitação na apreensão do conhecimento e facilitação da aprendizagem nas disciplinas técnica operatória e clínica médica, de acadêmicos da área médica egressos do Curso de Dissecação e Necropsia da UFG. Ofertaram-se, de forma continuada, seis cursos anuais de dissecação e necrópsia, destinados a acadêmicos de cursos médicos, visando promover a readequação constante dos conteúdos práticos pedagógicos e a excelência do ensino, além de promover maior integração dos discentes com as disciplinas correlatas. Cada curso teve a duração de 100 horas teórico-práticas. Avaliaram-se 174 discentes de seis cursos ofertados, por seu desempenho, e após a conclusão, através da análise dos trabalhos práticos. 132 concluintes responderam um questionário temático, voluntariamente, versando sobre a integração das disciplinas técnica operatória e clínica cirúrgica, após assinatura de termo de livre consentimento e participação. Os concluintes responderam o instrumento proposto, após a conclusão das disciplinas correlatas – técnica operatória e clínica cirúrgica. A maioria relatou que o curso de dissecação e necrópsia foi fundamental para seu bom desempenho naquelas disciplinas, pois tivera oportunidade de vivenciar, através da prática, previamente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2726810.34117/bjdv7n3-769Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32057-32070Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32057-32070Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32057-320702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268/21562Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Augusto Cesar Malta LaudaresMoreira, Stephânia de Oliveira LaudaresOliveira, Kleber Mirallia deFigueiredo, Augusto Cesar RibeiroMendonça, Carolina RodriguesGuimarães, Nilza NascimentoPardi, Paulo CelsoMoreira, Paulo Cesar2022-03-29T12:15:57Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27268Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:41.562746Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education |
title |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education |
spellingShingle |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares Conhecimento prévio aprendizagem dissecação cadáveres |
title_short |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education |
title_full |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education |
title_fullStr |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education |
title_full_unstemmed |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education |
title_sort |
Dissecação de póstumos humanos? ferramenta de aprendizagem na técnica operatória e clínica cirúrgica do ensino médico / Dissection of human posthumous? learning tool in operative technique and surgical practice of medical education |
author |
Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares |
author_facet |
Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares Oliveira, Kleber Mirallia de Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro Mendonça, Carolina Rodrigues Guimarães, Nilza Nascimento Pardi, Paulo Celso Moreira, Paulo Cesar |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares Oliveira, Kleber Mirallia de Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro Mendonça, Carolina Rodrigues Guimarães, Nilza Nascimento Pardi, Paulo Celso Moreira, Paulo Cesar |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Augusto Cesar Malta Laudares Moreira, Stephânia de Oliveira Laudares Oliveira, Kleber Mirallia de Figueiredo, Augusto Cesar Ribeiro Mendonça, Carolina Rodrigues Guimarães, Nilza Nascimento Pardi, Paulo Celso Moreira, Paulo Cesar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento prévio aprendizagem dissecação cadáveres |
topic |
Conhecimento prévio aprendizagem dissecação cadáveres |
description |
O presente trabalho avaliou o grau de facilitação na apreensão do conhecimento e facilitação da aprendizagem nas disciplinas técnica operatória e clínica médica, de acadêmicos da área médica egressos do Curso de Dissecação e Necropsia da UFG. Ofertaram-se, de forma continuada, seis cursos anuais de dissecação e necrópsia, destinados a acadêmicos de cursos médicos, visando promover a readequação constante dos conteúdos práticos pedagógicos e a excelência do ensino, além de promover maior integração dos discentes com as disciplinas correlatas. Cada curso teve a duração de 100 horas teórico-práticas. Avaliaram-se 174 discentes de seis cursos ofertados, por seu desempenho, e após a conclusão, através da análise dos trabalhos práticos. 132 concluintes responderam um questionário temático, voluntariamente, versando sobre a integração das disciplinas técnica operatória e clínica cirúrgica, após assinatura de termo de livre consentimento e participação. Os concluintes responderam o instrumento proposto, após a conclusão das disciplinas correlatas – técnica operatória e clínica cirúrgica. A maioria relatou que o curso de dissecação e necrópsia foi fundamental para seu bom desempenho naquelas disciplinas, pois tivera oportunidade de vivenciar, através da prática, previamente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268 10.34117/bjdv7n3-769 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27268/21562 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 32057-32070 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 32057-32070 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 32057-32070 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645521639702528 |