A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500 |
Resumo: | O texto apresentado refere-se a um estudo teórico sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de formação inicial de professores que ensinam matemática. Nosso objetivo consiste em analisar como a formação do acadêmico para o uso das TIC está sistematizado no PPP do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFMT – Campus Cuiabá, e se o mesmo atende as orientações prescritas nas resoluções e pareceres para tal formação. Para isso, nosso trabalho é sistematizado em três momentos. No primeiro deles, buscamos compreender os desafios e as possibilidades das TIC no processo de formação inicial de professores. Na sequência, quais as diretrizes e resoluções sistematizam a formação para tal perfil e por último, como o referido curso está caracterizado em termos de projeto político para proporcionar essa formação a seus acadêmicos. Para fundamentar nossas discussões tomamos como referências teóricas D’AMBROSIO (2008); GATTI & NUNES (2009); MELLO (2004); MIRANDA (2007); PRENSKY (2001); PONTE & SERRAZINA (1998); SETTE, AGUIAR & SETTE (s.d.). Os dados levantados nos possibilitaram entender como o curso compreende uma formação mediada pelas TIC e entender a relação existente entre o proposto nas resoluções e diretrizes e a proposta do curso. |
id |
VERACRUZ-0_67fb3be9bdeb86fef3d21b6f6989512f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11500 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - CuiabáFormação Inicial. TIC. Perfil do egresso.O texto apresentado refere-se a um estudo teórico sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de formação inicial de professores que ensinam matemática. Nosso objetivo consiste em analisar como a formação do acadêmico para o uso das TIC está sistematizado no PPP do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFMT – Campus Cuiabá, e se o mesmo atende as orientações prescritas nas resoluções e pareceres para tal formação. Para isso, nosso trabalho é sistematizado em três momentos. No primeiro deles, buscamos compreender os desafios e as possibilidades das TIC no processo de formação inicial de professores. Na sequência, quais as diretrizes e resoluções sistematizam a formação para tal perfil e por último, como o referido curso está caracterizado em termos de projeto político para proporcionar essa formação a seus acadêmicos. Para fundamentar nossas discussões tomamos como referências teóricas D’AMBROSIO (2008); GATTI & NUNES (2009); MELLO (2004); MIRANDA (2007); PRENSKY (2001); PONTE & SERRAZINA (1998); SETTE, AGUIAR & SETTE (s.d.). Os dados levantados nos possibilitaram entender como o curso compreende uma formação mediada pelas TIC e entender a relação existente entre o proposto nas resoluções e diretrizes e a proposta do curso. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1150010.34117/bjdv6n6-263Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36551-36562Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36551-36562Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36551-365622525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500/9599Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alvaro Júnio Bertipaglia daSilva, Adelmo Carvalho da2020-07-21T19:01:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11500Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:13.389140Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá |
title |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá |
spellingShingle |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da Formação Inicial. TIC. Perfil do egresso. |
title_short |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá |
title_full |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá |
title_fullStr |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá |
title_full_unstemmed |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá |
title_sort |
A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá |
author |
Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da |
author_facet |
Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da Silva, Adelmo Carvalho da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Adelmo Carvalho da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da Silva, Adelmo Carvalho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial. TIC. Perfil do egresso. |
topic |
Formação Inicial. TIC. Perfil do egresso. |
description |
O texto apresentado refere-se a um estudo teórico sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de formação inicial de professores que ensinam matemática. Nosso objetivo consiste em analisar como a formação do acadêmico para o uso das TIC está sistematizado no PPP do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFMT – Campus Cuiabá, e se o mesmo atende as orientações prescritas nas resoluções e pareceres para tal formação. Para isso, nosso trabalho é sistematizado em três momentos. No primeiro deles, buscamos compreender os desafios e as possibilidades das TIC no processo de formação inicial de professores. Na sequência, quais as diretrizes e resoluções sistematizam a formação para tal perfil e por último, como o referido curso está caracterizado em termos de projeto político para proporcionar essa formação a seus acadêmicos. Para fundamentar nossas discussões tomamos como referências teóricas D’AMBROSIO (2008); GATTI & NUNES (2009); MELLO (2004); MIRANDA (2007); PRENSKY (2001); PONTE & SERRAZINA (1998); SETTE, AGUIAR & SETTE (s.d.). Os dados levantados nos possibilitaram entender como o curso compreende uma formação mediada pelas TIC e entender a relação existente entre o proposto nas resoluções e diretrizes e a proposta do curso. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500 10.34117/bjdv6n6-263 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500/9599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36551-36562 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36551-36562 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36551-36562 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645457026449408 |