A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Adelmo Carvalho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500
Resumo: O texto apresentado refere-se a um estudo teórico sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de formação inicial de professores que ensinam matemática. Nosso objetivo consiste em analisar como a formação do acadêmico para o uso das TIC está sistematizado no PPP do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFMT – Campus Cuiabá, e se o mesmo atende as orientações prescritas nas resoluções e pareceres para tal formação.  Para isso, nosso trabalho é sistematizado em três momentos. No primeiro deles, buscamos compreender os desafios e as possibilidades das TIC no processo de formação inicial de professores. Na sequência, quais as diretrizes e resoluções sistematizam a formação para tal perfil e por último, como o referido curso está caracterizado em termos de projeto político para proporcionar essa formação a seus acadêmicos. Para fundamentar nossas discussões tomamos como referências teóricas D’AMBROSIO (2008); GATTI & NUNES (2009); MELLO (2004); MIRANDA (2007); PRENSKY (2001); PONTE & SERRAZINA (1998); SETTE, AGUIAR & SETTE (s.d.). Os dados levantados nos possibilitaram entender como o curso compreende uma formação mediada pelas TIC e entender a relação existente entre o proposto nas resoluções e diretrizes e a proposta do curso.  
id VERACRUZ-0_67fb3be9bdeb86fef3d21b6f6989512f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11500
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - CuiabáFormação Inicial. TIC. Perfil do egresso.O texto apresentado refere-se a um estudo teórico sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de formação inicial de professores que ensinam matemática. Nosso objetivo consiste em analisar como a formação do acadêmico para o uso das TIC está sistematizado no PPP do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFMT – Campus Cuiabá, e se o mesmo atende as orientações prescritas nas resoluções e pareceres para tal formação.  Para isso, nosso trabalho é sistematizado em três momentos. No primeiro deles, buscamos compreender os desafios e as possibilidades das TIC no processo de formação inicial de professores. Na sequência, quais as diretrizes e resoluções sistematizam a formação para tal perfil e por último, como o referido curso está caracterizado em termos de projeto político para proporcionar essa formação a seus acadêmicos. Para fundamentar nossas discussões tomamos como referências teóricas D’AMBROSIO (2008); GATTI & NUNES (2009); MELLO (2004); MIRANDA (2007); PRENSKY (2001); PONTE & SERRAZINA (1998); SETTE, AGUIAR & SETTE (s.d.). Os dados levantados nos possibilitaram entender como o curso compreende uma formação mediada pelas TIC e entender a relação existente entre o proposto nas resoluções e diretrizes e a proposta do curso.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1150010.34117/bjdv6n6-263Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36551-36562Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36551-36562Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36551-365622525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500/9599Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Alvaro Júnio Bertipaglia daSilva, Adelmo Carvalho da2020-07-21T19:01:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11500Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:13.389140Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
title A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
spellingShingle A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da
Formação Inicial. TIC. Perfil do egresso.
title_short A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
title_full A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
title_fullStr A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
title_full_unstemmed A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
title_sort A formação inicial de professores mediada pelas TIC: um olhar sobre o curso de matemática da UFMT – Cuiabá / Initial teacher training mediated by TIC: a look at the mathematics course at UFMT - Cuiabá
author Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da
author_facet Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da
Silva, Adelmo Carvalho da
author_role author
author2 Silva, Adelmo Carvalho da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alvaro Júnio Bertipaglia da
Silva, Adelmo Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial. TIC. Perfil do egresso.
topic Formação Inicial. TIC. Perfil do egresso.
description O texto apresentado refere-se a um estudo teórico sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de formação inicial de professores que ensinam matemática. Nosso objetivo consiste em analisar como a formação do acadêmico para o uso das TIC está sistematizado no PPP do curso de Licenciatura Plena em Matemática da UFMT – Campus Cuiabá, e se o mesmo atende as orientações prescritas nas resoluções e pareceres para tal formação.  Para isso, nosso trabalho é sistematizado em três momentos. No primeiro deles, buscamos compreender os desafios e as possibilidades das TIC no processo de formação inicial de professores. Na sequência, quais as diretrizes e resoluções sistematizam a formação para tal perfil e por último, como o referido curso está caracterizado em termos de projeto político para proporcionar essa formação a seus acadêmicos. Para fundamentar nossas discussões tomamos como referências teóricas D’AMBROSIO (2008); GATTI & NUNES (2009); MELLO (2004); MIRANDA (2007); PRENSKY (2001); PONTE & SERRAZINA (1998); SETTE, AGUIAR & SETTE (s.d.). Os dados levantados nos possibilitaram entender como o curso compreende uma formação mediada pelas TIC e entender a relação existente entre o proposto nas resoluções e diretrizes e a proposta do curso.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500
10.34117/bjdv6n6-263
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11500/9599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 36551-36562
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 36551-36562
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 36551-36562
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645457026449408