Sedentarismo e fatores associados em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista / Sedentary lifestyle and factors associated with autism spectrum disorder in children and adolescents
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12568 |
Resumo: | Introdução: Em decorrência do déficit social e comportamental dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista realizam menos atividade física que aqueles que apresentam desenvolvimento considerado típico. Objetivo: Analisar a prevalência do sedentarismo e fatores associados em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: Estudo transversal e analítico, em nove instituições de referência na cidade de Fortaleza, CE, Brasil, entre janeiro a maio de 2018. Participaram 387 pais ou responsáveis de crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA, independente de uma condição genética associada e do sexo. Utilizou-se um questionário para coleta das variáveis sociodemográficas, clínicas, hábitos alimentares, atividade física e atividades cotidianas e classificou-se o nível de atividade física por instrumento validado. Aplicou-se a análise bivariada e multivariada tendo como desfecho sedentarismo, pelo programa SPSS versão 20.0. Resultados: Do total, 62,4% (n=126) das crianças e 66,5% (n=123) dos adolescentes eram sedentários, e menos de 10% classificadas como ativas. As maiores dificuldades foram a falta de tempo dos responsáveis (n=51; 40,5%) para as crianças e questões financeiras (n=35; 28,5%) para os adolescentes. Na análise bivariada, houve associação do sedentarismo com o tipo de residência, classe econômica, escolaridade paterna e uso de computador em ambos os públicos (p<0,05). Conclusão: Constatou-se elevado percentual de crianças e adolescentes com TEA sedentários ou com nível de atividade física insuficiente. Ademais, fatores sociodemográficos, clínicos e principalmente o uso de smartphones, tablets e/ou computadores contribuíram para o sedentarismo nessa população. |
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Sedentarismo e fatores associados em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista / Sedentary lifestyle and factors associated with autism spectrum disorder in children and adolescentsAtividade FísicaEstilo de Vida SedentárioAtividades CotidianasTranstorno do Espectro Autista.Introdução: Em decorrência do déficit social e comportamental dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista realizam menos atividade física que aqueles que apresentam desenvolvimento considerado típico. Objetivo: Analisar a prevalência do sedentarismo e fatores associados em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Métodos: Estudo transversal e analítico, em nove instituições de referência na cidade de Fortaleza, CE, Brasil, entre janeiro a maio de 2018. Participaram 387 pais ou responsáveis de crianças e adolescentes diagnosticadas com TEA, independente de uma condição genética associada e do sexo. Utilizou-se um questionário para coleta das variáveis sociodemográficas, clínicas, hábitos alimentares, atividade física e atividades cotidianas e classificou-se o nível de atividade física por instrumento validado. Aplicou-se a análise bivariada e multivariada tendo como desfecho sedentarismo, pelo programa SPSS versão 20.0. Resultados: Do total, 62,4% (n=126) das crianças e 66,5% (n=123) dos adolescentes eram sedentários, e menos de 10% classificadas como ativas. As maiores dificuldades foram a falta de tempo dos responsáveis (n=51; 40,5%) para as crianças e questões financeiras (n=35; 28,5%) para os adolescentes. Na análise bivariada, houve associação do sedentarismo com o tipo de residência, classe econômica, escolaridade paterna e uso de computador em ambos os públicos (p<0,05). Conclusão: Constatou-se elevado percentual de crianças e adolescentes com TEA sedentários ou com nível de atividade física insuficiente. Ademais, fatores sociodemográficos, clínicos e principalmente o uso de smartphones, tablets e/ou computadores contribuíram para o sedentarismo nessa população. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1256810.34117/bjdv6n7-049Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42797-42814Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42797-42814Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42797-428142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12568/10546Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Mariza Araújo MarinhoMaciel, Paulo Vitor AlvesMartins, Nataly de Fatima SousaSena, Riany de SousaRodrigues, Bárbara Karen Matos MagalhãesAbdon, Ana Paula Vasconcellos2020-08-11T15:17:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12568Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:42.030238Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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