A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinze, Joyce da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Renata Barbosa da, Volpasso, Marcelle Cabral, Souza, Vanessa Marília de, Ramos, José Ricardo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15177
Resumo: Este trabalho objetivou analisar as implicações da Cultura Corporal de Movimento e práticas equoterápicas na autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa ação ocorreu por meio de vivências práticas realizadas por intermédio de cavalos. Observou-se que as intervenções influenciaram no cotidiano dos praticantes. Como considerações finais, nota-se que tais práticas auxiliaram no tratamento, desenvolvendo aspectos cognitivos, físicos e motores. 
id VERACRUZ-0_69911f1413310a39f7863558cf2f1b38
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15177
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorderTranstorno AutísticoTerapia Assistida por CavalosMovimento.Este trabalho objetivou analisar as implicações da Cultura Corporal de Movimento e práticas equoterápicas na autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa ação ocorreu por meio de vivências práticas realizadas por intermédio de cavalos. Observou-se que as intervenções influenciaram no cotidiano dos praticantes. Como considerações finais, nota-se que tais práticas auxiliaram no tratamento, desenvolvendo aspectos cognitivos, físicos e motores. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1517710.34117/bjdv6n8-379Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 59375-59380Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 59375-59380Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 59375-593802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15177/12528Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessHeinze, Joyce da SilvaCruz, Renata Barbosa daVolpasso, Marcelle CabralSouza, Vanessa Marília deRamos, José Ricardo da Silva2021-02-18T19:52:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15177Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:59.468435Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder
title A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder
spellingShingle A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder
Heinze, Joyce da Silva
Transtorno Autístico
Terapia Assistida por Cavalos
Movimento.
title_short A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder
title_full A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder
title_fullStr A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder
title_full_unstemmed A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder
title_sort A cultura corporal de movimento e práticas equoterápicas como forma de autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com transtorno do espectro autista / The body culture of movement and equotherapeutic practices as a form of autonomy and social inclusion of students-practitioners with autism spectrum disorder
author Heinze, Joyce da Silva
author_facet Heinze, Joyce da Silva
Cruz, Renata Barbosa da
Volpasso, Marcelle Cabral
Souza, Vanessa Marília de
Ramos, José Ricardo da Silva
author_role author
author2 Cruz, Renata Barbosa da
Volpasso, Marcelle Cabral
Souza, Vanessa Marília de
Ramos, José Ricardo da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinze, Joyce da Silva
Cruz, Renata Barbosa da
Volpasso, Marcelle Cabral
Souza, Vanessa Marília de
Ramos, José Ricardo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Autístico
Terapia Assistida por Cavalos
Movimento.
topic Transtorno Autístico
Terapia Assistida por Cavalos
Movimento.
description Este trabalho objetivou analisar as implicações da Cultura Corporal de Movimento e práticas equoterápicas na autonomia e inclusão social de alunos-praticantes com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa ação ocorreu por meio de vivências práticas realizadas por intermédio de cavalos. Observou-se que as intervenções influenciaram no cotidiano dos praticantes. Como considerações finais, nota-se que tais práticas auxiliaram no tratamento, desenvolvendo aspectos cognitivos, físicos e motores. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15177
10.34117/bjdv6n8-379
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15177
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15177/12528
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 59375-59380
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 59375-59380
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 59375-59380
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645472313638912