Há integração na região metropolitana de Curitiba? Buscando respostas por meio da análise do perfil assistencial à saúde nas unidades de pronto atendimento de Curitiba e suas relações na dinâmica metropolitana / Is there integration in the metropolitan region of Curitiba? Searching for answers through the analysis of the health care profile in Curitiba's emergency care units and its relations in the metropolitan dynamics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carmen Fernanda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Carvalho, Hilda Alberton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33366
Resumo: O artigo propôs-se a analisar a integração (ou desintegração) do sistema de saúde na metrópole de Curitiba, a partir do perfil dos atendimentos médicos e de enfermagem nas Unidades de Pronto Atendimento de Curitiba realizados em residentes dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, no período de março a agosto de 2020. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, onde os dados foram obtidos no portal Dados Abertos da Prefeitura Municipal de Curitiba, referentes aos atendimentos de saúde realizados nos residentes da região metropolitana de Curitiba, contidos nos relatórios do Sistema E-Saúde - Perfil de Atendimento Enfermagem e Médico nas Unidades Municipais de Saúde de Curitiba. Foram extraídas informações sobre o local de residência do paciente e equipamento de saúde em que se realizou o atendimento para identificar o quantitativo de consultas/atendimento destinadas a este público. Os resultados apontaram os seguintes achados: 7,93% dos atendimentos realizados nas unidades de pronto atendimento de Curitiba foram direcionados aos habitantes da região metropolitana, totalizando 43.599 atendimentos. Neste universo, ao identificar a unidade de pronto atendimento e o município da região metropolitana de origem do paciente, observou-se que 65,25% dos serviços de saúde da unidade do Boa Vista foram realizados em moradores de Colombo e 53,44% dos atendimentos da unidade do Cajuru direcionaram-se aos residentes de Pinhais. Deste modo, observou-se um processo de fragmentação vivenciado neste território, quando analisado pela ótica do sistema de atenção à saúde e dos processos sociais que transitam no espaço metropolitano.
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Unidade de Pronto Atendimento. Integração Metropolitana. Sistema Único de Saúde.
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