Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983 |
Resumo: | A presente pesquisa analisa trajetórias profissionais de cinco professoras de escolas camponesas latino-americanas e a relação dessas trajetórias com as políticas e práticas de formação docente na América Latina. A pesquisa foi realizada no México, na Bolívia e no Brasil e elegeu professoras de diferentes lugares do contexto de ensino rural latino-americano. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se estruturou nos métodos teórico-metodológicos da pesquisa biográfica. O estudo se ancorou em quatro categoria de análises: memórias de escolarização (CALDART, 2013; CAVALLERO, 2005), escolha da profissão (FONTANA, 2000; NÓVOA, 1995), formação inicial para a docência rural (MORAIS, 2015; MUNANGA, 2005) e formação contínua obtida na participação em Organizações, Sindicatos e Movimentos Sociais (BOLIVAR, 2002; MARTINS, 2010). A investigação conclui que as trajetórias profissionais das cinco professoras pesquisadas se aproximam em muitos aspectos, dentre eles, as dificuldades de acesso à formação profissional, além disso não há nos três países políticas de formação docente estruturadas para os espaços camponeses. Embora se trate de professoras de territórios geográficos (professoras de quilombolos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, entre outros) e geracionais diferenciados (duas professoras aposentadas e uma iniciante na profissão, por exemplo), há muitas semelhanças em suas histórias de vida e formação, aspectos que unem, de algum modo, os espaços rurais latino-americanos. |
id |
VERACRUZ-0_6a7f79ab1b76f04e0f4c9534b3820a7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16983 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiencesAmérica LatinaEducação do CampoTrajetórias de formação profissionalFormação de Professores.A presente pesquisa analisa trajetórias profissionais de cinco professoras de escolas camponesas latino-americanas e a relação dessas trajetórias com as políticas e práticas de formação docente na América Latina. A pesquisa foi realizada no México, na Bolívia e no Brasil e elegeu professoras de diferentes lugares do contexto de ensino rural latino-americano. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se estruturou nos métodos teórico-metodológicos da pesquisa biográfica. O estudo se ancorou em quatro categoria de análises: memórias de escolarização (CALDART, 2013; CAVALLERO, 2005), escolha da profissão (FONTANA, 2000; NÓVOA, 1995), formação inicial para a docência rural (MORAIS, 2015; MUNANGA, 2005) e formação contínua obtida na participação em Organizações, Sindicatos e Movimentos Sociais (BOLIVAR, 2002; MARTINS, 2010). A investigação conclui que as trajetórias profissionais das cinco professoras pesquisadas se aproximam em muitos aspectos, dentre eles, as dificuldades de acesso à formação profissional, além disso não há nos três países políticas de formação docente estruturadas para os espaços camponeses. Embora se trate de professoras de territórios geográficos (professoras de quilombolos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, entre outros) e geracionais diferenciados (duas professoras aposentadas e uma iniciante na profissão, por exemplo), há muitas semelhanças em suas histórias de vida e formação, aspectos que unem, de algum modo, os espaços rurais latino-americanos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1698310.34117/bjdv6n9-467Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70229-70249Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70229-70249Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70229-702492525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983/13818Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marilda da Conceição2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16983Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:50.718632Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences |
title |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences |
spellingShingle |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences Martins, Marilda da Conceição América Latina Educação do Campo Trajetórias de formação profissional Formação de Professores. |
title_short |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences |
title_full |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences |
title_fullStr |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences |
title_full_unstemmed |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences |
title_sort |
Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences |
author |
Martins, Marilda da Conceição |
author_facet |
Martins, Marilda da Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marilda da Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
América Latina Educação do Campo Trajetórias de formação profissional Formação de Professores. |
topic |
América Latina Educação do Campo Trajetórias de formação profissional Formação de Professores. |
description |
A presente pesquisa analisa trajetórias profissionais de cinco professoras de escolas camponesas latino-americanas e a relação dessas trajetórias com as políticas e práticas de formação docente na América Latina. A pesquisa foi realizada no México, na Bolívia e no Brasil e elegeu professoras de diferentes lugares do contexto de ensino rural latino-americano. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se estruturou nos métodos teórico-metodológicos da pesquisa biográfica. O estudo se ancorou em quatro categoria de análises: memórias de escolarização (CALDART, 2013; CAVALLERO, 2005), escolha da profissão (FONTANA, 2000; NÓVOA, 1995), formação inicial para a docência rural (MORAIS, 2015; MUNANGA, 2005) e formação contínua obtida na participação em Organizações, Sindicatos e Movimentos Sociais (BOLIVAR, 2002; MARTINS, 2010). A investigação conclui que as trajetórias profissionais das cinco professoras pesquisadas se aproximam em muitos aspectos, dentre eles, as dificuldades de acesso à formação profissional, além disso não há nos três países políticas de formação docente estruturadas para os espaços camponeses. Embora se trate de professoras de territórios geográficos (professoras de quilombolos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, entre outros) e geracionais diferenciados (duas professoras aposentadas e uma iniciante na profissão, por exemplo), há muitas semelhanças em suas histórias de vida e formação, aspectos que unem, de algum modo, os espaços rurais latino-americanos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983 10.34117/bjdv6n9-467 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983/13818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70229-70249 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70229-70249 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70229-70249 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645479668350976 |