Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marilda da Conceição
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983
Resumo: A presente pesquisa analisa trajetórias profissionais de cinco professoras de escolas camponesas latino-americanas e a relação dessas trajetórias com as políticas e práticas de formação docente na América Latina. A pesquisa foi realizada no México, na Bolívia e no Brasil e elegeu professoras de diferentes lugares do contexto de ensino rural latino-americano. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se estruturou nos métodos teórico-metodológicos da pesquisa biográfica. O estudo se ancorou em quatro categoria de análises: memórias de escolarização (CALDART, 2013; CAVALLERO, 2005), escolha da profissão (FONTANA, 2000; NÓVOA, 1995), formação inicial para a docência rural (MORAIS, 2015; MUNANGA, 2005) e formação contínua obtida na participação em Organizações, Sindicatos e Movimentos Sociais (BOLIVAR, 2002; MARTINS, 2010). A investigação conclui que as trajetórias profissionais das cinco professoras pesquisadas se aproximam em muitos aspectos, dentre eles, as dificuldades de acesso à formação profissional, além disso não há nos três países políticas de formação docente estruturadas para os espaços camponeses. Embora se trate de professoras de territórios geográficos (professoras de quilombolos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, entre outros) e geracionais diferenciados (duas professoras aposentadas e uma iniciante na profissão, por exemplo), há muitas semelhanças em suas histórias de vida e formação, aspectos que unem, de algum modo, os espaços rurais latino-americanos.
id VERACRUZ-0_6a7f79ab1b76f04e0f4c9534b3820a7e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16983
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiencesAmérica LatinaEducação do CampoTrajetórias de formação profissionalFormação de Professores.A presente pesquisa analisa trajetórias profissionais de cinco professoras de escolas camponesas latino-americanas e a relação dessas trajetórias com as políticas e práticas de formação docente na América Latina. A pesquisa foi realizada no México, na Bolívia e no Brasil e elegeu professoras de diferentes lugares do contexto de ensino rural latino-americano. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se estruturou nos métodos teórico-metodológicos da pesquisa biográfica. O estudo se ancorou em quatro categoria de análises: memórias de escolarização (CALDART, 2013; CAVALLERO, 2005), escolha da profissão (FONTANA, 2000; NÓVOA, 1995), formação inicial para a docência rural (MORAIS, 2015; MUNANGA, 2005) e formação contínua obtida na participação em Organizações, Sindicatos e Movimentos Sociais (BOLIVAR, 2002; MARTINS, 2010). A investigação conclui que as trajetórias profissionais das cinco professoras pesquisadas se aproximam em muitos aspectos, dentre eles, as dificuldades de acesso à formação profissional, além disso não há nos três países políticas de formação docente estruturadas para os espaços camponeses. Embora se trate de professoras de territórios geográficos (professoras de quilombolos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, entre outros) e geracionais diferenciados (duas professoras aposentadas e uma iniciante na profissão, por exemplo), há muitas semelhanças em suas histórias de vida e formação, aspectos que unem, de algum modo, os espaços rurais latino-americanos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1698310.34117/bjdv6n9-467Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70229-70249Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70229-70249Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70229-702492525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983/13818Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Marilda da Conceição2020-10-14T16:32:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/16983Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:50.718632Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
title Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
spellingShingle Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
Martins, Marilda da Conceição
América Latina
Educação do Campo
Trajetórias de formação profissional
Formação de Professores.
title_short Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
title_full Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
title_fullStr Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
title_full_unstemmed Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
title_sort Trajetórias de formação de professoras de escolas camponesas: experiências Latino-Americanas / Trajectories of teacher training in rural schools: Latin American experiences
author Martins, Marilda da Conceição
author_facet Martins, Marilda da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marilda da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Educação do Campo
Trajetórias de formação profissional
Formação de Professores.
topic América Latina
Educação do Campo
Trajetórias de formação profissional
Formação de Professores.
description A presente pesquisa analisa trajetórias profissionais de cinco professoras de escolas camponesas latino-americanas e a relação dessas trajetórias com as políticas e práticas de formação docente na América Latina. A pesquisa foi realizada no México, na Bolívia e no Brasil e elegeu professoras de diferentes lugares do contexto de ensino rural latino-americano. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, que se estruturou nos métodos teórico-metodológicos da pesquisa biográfica. O estudo se ancorou em quatro categoria de análises: memórias de escolarização (CALDART, 2013; CAVALLERO, 2005), escolha da profissão (FONTANA, 2000; NÓVOA, 1995), formação inicial para a docência rural (MORAIS, 2015; MUNANGA, 2005) e formação contínua obtida na participação em Organizações, Sindicatos e Movimentos Sociais (BOLIVAR, 2002; MARTINS, 2010). A investigação conclui que as trajetórias profissionais das cinco professoras pesquisadas se aproximam em muitos aspectos, dentre eles, as dificuldades de acesso à formação profissional, além disso não há nos três países políticas de formação docente estruturadas para os espaços camponeses. Embora se trate de professoras de territórios geográficos (professoras de quilombolos, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, MST, entre outros) e geracionais diferenciados (duas professoras aposentadas e uma iniciante na profissão, por exemplo), há muitas semelhanças em suas histórias de vida e formação, aspectos que unem, de algum modo, os espaços rurais latino-americanos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983
10.34117/bjdv6n9-467
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n9-467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/16983/13818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 70229-70249
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 70229-70249
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 70229-70249
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i9
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645479668350976