Aspectos fisiológicos para venda e consumo de algumas frutas e hortaliças comercializadas na central de abastecimento do Pará (CEASA/PA) / Physiological aspects for the sale and consumption of some fruits and vegetables sold in the supply center of Pará (CEASA/PA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Melquisedec Negrão Corrêa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sobrinho, Alessandra Carla Guimarães, Teixeira, Joel Moraes, Teixeira, Bruno José Brito, Oliveira, Augusto Fernando Souza de, Araújo, Adriano Lucena de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-656
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12433
Resumo:  A Central de Abastecimento do Pará (CEASA/PA) é uma área de concentração física de frutas e hortaliças. O objetivo desde trabalho é avaliar os aspectos fisiológicos durante o consumo e comercialização de manga, abacaxi, couve-flor, cheiro-verde. Para esta finalidade foram aplicados dois questionários na CEASA/PA. Os resultados em relação ao perfil do consumidor mostram que o consumo de frutas e hortaliças está abaixo do recomendado pela OMS. O hábito e aparência são fatores determinantes para o consumo e compra das matrizes estudadas, além do menor preço. Quanto à mudança de hábitos alimentares os entrevistados mostram-se aptos às mudanças. Para a caracterização do vendedor e ponto de venda observou-se que o principal motivo para a comercialização de frutas e hortaliças é a experiência. No ponto de venda os entrevistados alegaram que não fazem nenhum tipo de tratamento pós-recepção das frutas e hortaliças. A maioria dos entrevistados vende de 100 a 150 kg/dia e utilizam transporte terceirizado e usam como principal estratégia de venda o bom atendimento e não realizam nenhum tipo de ação referente à melhoria na comercialização, tais como cursos e formação de cooperativas. Diante disso, o estudo apresenta informações importantes que possibilitam conhecer os perfis de consumo e venda desses produtos e os principais problemas enfrentados na comercialização, tornando possível verificar falhas e propor alternativas para aumentar o consumo e agregar valor às frutas e hortaliças.
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Junior, Melquisedec Negrão Corrêa
Perfil
Comercialização
Hortifrutigranjeiro.
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