Transtorno de ansiedade generalizada e desempenho cognitivo em pessoas idosas: Generalized anxiety disorder and cognitive performance in older people

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lavelli, Beatriz Coppi
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guiesi, Pedro Henrique Machado, Chagas, Marcos Hortes Nisihara, Inouye, Keika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53060
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar e comparar o desempenho cognitivo de idosos com e sem Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Tratou-se de um estudo descritivo, quantitativo e de corte transversal em que foram entrevistados 233 idosos moradores da área de uma Unidade de Saúde da Família do município de São Carlos, São Paulo, divididos em dois grupos: (a) Grupo com TAG (n=44) e (b) Grupo sem TAG (n=189). Os instrumentos para coleta de dados foram: questionário sociodemográfico, Mini Exame do Estado Mental, Consortium to Estabilish a Registry for Alzheimer’s Disease, Bateria Breve de Rastreio Cognitivo, Subteste de Semelhança do CAMDEX e Teste de extensão de Dígitos (ordem direta e inversa). Os dados obtidos foram digitados em um banco no programa Statistical Package for Social Sciences (SPSS) for Windows para realização de análises estatísticas descritivas, comparativas e de covariância. Todas as etapas deste trabalho obedeceram às diretrizes éticas da pesquisa envolvendo seres humanos. Os idosos eram, em sua maioria, do sexo feminino (57,9%), casados ou com companheiros (60,9%), com média de idade de 69,95 anos, baixa escolaridade (M=3,20 anos de escolaridade) e renda (M=R$ 2125,93). O TAG foi identificado em 18,9% da amostra (n=44), estes indivíduos eram significativamente mais jovens, escolarizados e predominantemente do sexo feminino (p<0,05). Além disso, o grupo com TAG apresentava escores mais elevados nos testes cognitivos. No entanto, após ajuste por idade e escolaridade, esta diferença não se apresentou significativa (p>0,05). Portanto, conclui-se que o TAG não teve efeito sobre o desempenho cognitivo.
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