Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dezidério, Shirlei Nabarrete
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Itoz, Clarete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734
Resumo: O contexto político e social demanda acompanhamento popular e cidadão. Técnicas de processos de Ensino foram compartilhadas para organizar ideias e temas relacionadas à ética no contexto da globalização, num curso de seis encontros virtuais, para responder à questão de como transformar informações em conhecimento capaz de subsidiar ações da comunidade próxima à universidade, em prol do desenvolvimento social. Da metodologia qualitativa foi aproximada a técnica de escuta de grupos focais, por intermédio de um curso de formação política dialogado com os próprios cursistas. A Teoria da Aprendizagem Significativa orientou o planejamento e a dinâmica das atividades com o objetivo de possibilitar o estudo e a compreensão de sistemas complexos, típicos dos que se aproximam das organizações sociais, pelo número de variáveis que envolvem. O principal resultado foi o reconhecimento de que a instrução e a construção do conhecimento são bilaterais, no sentido de demandar um sistema dinâmico de processos, fundamentadas em conhecimentos teóricos que suportem às práticas de Ensino-Aprendizagem formais.
id VERACRUZ-0_6dbf203c45686d1424ec757ac1847fd6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31734
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extensionFormação PolíticaCidadaniaDireitoPrivilégioAprendizagem SignificativaO contexto político e social demanda acompanhamento popular e cidadão. Técnicas de processos de Ensino foram compartilhadas para organizar ideias e temas relacionadas à ética no contexto da globalização, num curso de seis encontros virtuais, para responder à questão de como transformar informações em conhecimento capaz de subsidiar ações da comunidade próxima à universidade, em prol do desenvolvimento social. Da metodologia qualitativa foi aproximada a técnica de escuta de grupos focais, por intermédio de um curso de formação política dialogado com os próprios cursistas. A Teoria da Aprendizagem Significativa orientou o planejamento e a dinâmica das atividades com o objetivo de possibilitar o estudo e a compreensão de sistemas complexos, típicos dos que se aproximam das organizações sociais, pelo número de variáveis que envolvem. O principal resultado foi o reconhecimento de que a instrução e a construção do conhecimento são bilaterais, no sentido de demandar um sistema dinâmico de processos, fundamentadas em conhecimentos teóricos que suportem às práticas de Ensino-Aprendizagem formais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3173410.34117/bjdv7n6-516Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61739-61748Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61739-61748Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61739-617482525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDezidério, Shirlei Nabarretede Itoz, Clarete2021-09-21T11:05:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31734Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:47.612552Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
title Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
spellingShingle Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
Dezidério, Shirlei Nabarrete
Formação Política
Cidadania
Direito
Privilégio
Aprendizagem Significativa
title_short Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
title_full Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
title_fullStr Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
title_full_unstemmed Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
title_sort Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
author Dezidério, Shirlei Nabarrete
author_facet Dezidério, Shirlei Nabarrete
de Itoz, Clarete
author_role author
author2 de Itoz, Clarete
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dezidério, Shirlei Nabarrete
de Itoz, Clarete
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Política
Cidadania
Direito
Privilégio
Aprendizagem Significativa
topic Formação Política
Cidadania
Direito
Privilégio
Aprendizagem Significativa
description O contexto político e social demanda acompanhamento popular e cidadão. Técnicas de processos de Ensino foram compartilhadas para organizar ideias e temas relacionadas à ética no contexto da globalização, num curso de seis encontros virtuais, para responder à questão de como transformar informações em conhecimento capaz de subsidiar ações da comunidade próxima à universidade, em prol do desenvolvimento social. Da metodologia qualitativa foi aproximada a técnica de escuta de grupos focais, por intermédio de um curso de formação política dialogado com os próprios cursistas. A Teoria da Aprendizagem Significativa orientou o planejamento e a dinâmica das atividades com o objetivo de possibilitar o estudo e a compreensão de sistemas complexos, típicos dos que se aproximam das organizações sociais, pelo número de variáveis que envolvem. O principal resultado foi o reconhecimento de que a instrução e a construção do conhecimento são bilaterais, no sentido de demandar um sistema dinâmico de processos, fundamentadas em conhecimentos teóricos que suportem às práticas de Ensino-Aprendizagem formais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734
10.34117/bjdv7n6-516
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61739-61748
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61739-61748
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61739-61748
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645541088690176