Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734 |
Resumo: | O contexto político e social demanda acompanhamento popular e cidadão. Técnicas de processos de Ensino foram compartilhadas para organizar ideias e temas relacionadas à ética no contexto da globalização, num curso de seis encontros virtuais, para responder à questão de como transformar informações em conhecimento capaz de subsidiar ações da comunidade próxima à universidade, em prol do desenvolvimento social. Da metodologia qualitativa foi aproximada a técnica de escuta de grupos focais, por intermédio de um curso de formação política dialogado com os próprios cursistas. A Teoria da Aprendizagem Significativa orientou o planejamento e a dinâmica das atividades com o objetivo de possibilitar o estudo e a compreensão de sistemas complexos, típicos dos que se aproximam das organizações sociais, pelo número de variáveis que envolvem. O principal resultado foi o reconhecimento de que a instrução e a construção do conhecimento são bilaterais, no sentido de demandar um sistema dinâmico de processos, fundamentadas em conhecimentos teóricos que suportem às práticas de Ensino-Aprendizagem formais. |
id |
VERACRUZ-0_6dbf203c45686d1424ec757ac1847fd6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31734 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extensionFormação PolíticaCidadaniaDireitoPrivilégioAprendizagem SignificativaO contexto político e social demanda acompanhamento popular e cidadão. Técnicas de processos de Ensino foram compartilhadas para organizar ideias e temas relacionadas à ética no contexto da globalização, num curso de seis encontros virtuais, para responder à questão de como transformar informações em conhecimento capaz de subsidiar ações da comunidade próxima à universidade, em prol do desenvolvimento social. Da metodologia qualitativa foi aproximada a técnica de escuta de grupos focais, por intermédio de um curso de formação política dialogado com os próprios cursistas. A Teoria da Aprendizagem Significativa orientou o planejamento e a dinâmica das atividades com o objetivo de possibilitar o estudo e a compreensão de sistemas complexos, típicos dos que se aproximam das organizações sociais, pelo número de variáveis que envolvem. O principal resultado foi o reconhecimento de que a instrução e a construção do conhecimento são bilaterais, no sentido de demandar um sistema dinâmico de processos, fundamentadas em conhecimentos teóricos que suportem às práticas de Ensino-Aprendizagem formais.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3173410.34117/bjdv7n6-516Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61739-61748Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61739-61748Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61739-617482525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDezidério, Shirlei Nabarretede Itoz, Clarete2021-09-21T11:05:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31734Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:47.612552Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension |
title |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension |
spellingShingle |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension Dezidério, Shirlei Nabarrete Formação Política Cidadania Direito Privilégio Aprendizagem Significativa |
title_short |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension |
title_full |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension |
title_fullStr |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension |
title_full_unstemmed |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension |
title_sort |
Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension |
author |
Dezidério, Shirlei Nabarrete |
author_facet |
Dezidério, Shirlei Nabarrete de Itoz, Clarete |
author_role |
author |
author2 |
de Itoz, Clarete |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dezidério, Shirlei Nabarrete de Itoz, Clarete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Política Cidadania Direito Privilégio Aprendizagem Significativa |
topic |
Formação Política Cidadania Direito Privilégio Aprendizagem Significativa |
description |
O contexto político e social demanda acompanhamento popular e cidadão. Técnicas de processos de Ensino foram compartilhadas para organizar ideias e temas relacionadas à ética no contexto da globalização, num curso de seis encontros virtuais, para responder à questão de como transformar informações em conhecimento capaz de subsidiar ações da comunidade próxima à universidade, em prol do desenvolvimento social. Da metodologia qualitativa foi aproximada a técnica de escuta de grupos focais, por intermédio de um curso de formação política dialogado com os próprios cursistas. A Teoria da Aprendizagem Significativa orientou o planejamento e a dinâmica das atividades com o objetivo de possibilitar o estudo e a compreensão de sistemas complexos, típicos dos que se aproximam das organizações sociais, pelo número de variáveis que envolvem. O principal resultado foi o reconhecimento de que a instrução e a construção do conhecimento são bilaterais, no sentido de demandar um sistema dinâmico de processos, fundamentadas em conhecimentos teóricos que suportem às práticas de Ensino-Aprendizagem formais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734 10.34117/bjdv7n6-516 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31734/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 61739-61748 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 61739-61748 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 61739-61748 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645541088690176 |