Análise a partir das teorias do prospecto e da utilidade esperada com acadêmicos de duas instituições de ensino superior do Alto Vale do Itajaí-SC / Analysis based on prospect theories and expected utility with academics from two higher education institutions of the Alto Vale do Itajaí-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faes, Bruna Heloísa da Cruz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dallabona, Lara Fabiana, Kroetz, Marilei, Staloch, Rubens
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/180
Resumo: Ao falar em finanças comportamentais, o que de fato se faz é aproximar a Economia e a Psicologia, em que por meio dos aspectos psicológicos é possível analisar o comportamento dos agentes financeiros, neste caso, estudantes de duas Instituições de Ensino Superior. As Teorias da Utilidade Esperada (de caráter mais prescritivo) e do Prospecto (caráter mais descritivo) são asteorias que analisam tais comportamentos, chamados de vieses cognitivos, por meio dos efeitos: certeza, reflexo e isolamento, que por sua vez, influenciam nas decisões financeiras. Com isto, o estudo objetiva verificar o perfil do investidor e os efeitos das Teorias da Utilidade e do Prospecto a partir de um grupo de acadêmicos de duas Instituições de Ensino Superior do Alto Vale do Itajaí – SC. Para atender ao objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e de levantamento, utilizando questionário com 22 questões aplicadas em uma amostra de 276 acadêmicos, sendo 173 alunos da Instituição A e 103 da Instituição B. Os resultados mostram que jovens predominam entre os estudantes pesquisados em ambas instituições. Foi possível ainda, observar que a maior parte dos pesquisados se consideram com os perfis de investidor moderado a conservador. No entanto, em uma situação foi possível constatar uma tendência de uma parte considerável dos respondentes com um perfil de investidor agressivo. Quanto aos três efeitos da Teoria do Prospecto, de forma empírica foi possível constatar que, na Instituição A, se confirmou o efeito certeza e o efeito isolamento e na Instituição B, se confirmou o efeito reflexo.
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