Educação ambiental: a importância de meliponários no ambiente acadêmico / Environmental education: the importance of meliponaries in the academic environment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Silva, Raissa Bayker
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Flávio Oliveira, Valle Teixeira, Isabel Ribeiro do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24722
Resumo: Desenvolver consciência ambiental de uma forma concreta, principalmente em estudantes de regiões urbana é sempre um desafio. Um tema que pode ajudar o estudante a entender os diferentes elos do ecossistema terrestre é a polinização, e por isto, ela tem sido muito debatida. As abelhas são os principais animais responsáveis por esta prática, e, por isso, são fundamentais para o desenvolvimento de espécies vegetais e sua produtividade. Desde outubro de 2016, nas instalações do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas vem sendo desenvolvido e mantido um meliponário, local de criação de abelhas nativas sem ferrão, o qual tem se mostrado um espaço eficiente de práticas educativas, pesquisas multidisciplinares e conscientização sobre o meio ambiente para os alunos e comunidade. Desta forma, o objetivo deste relato é apresentar à outras instituições acadêmicas este espaço alternativo e dinâmico de educação ambiental. Ainda foi feita uma avaliação sobre o conhecimento dos acadêmicos locais sobre a existência desse espaço e sobre as atividades desenvolvidas ali na preservação deste importante grupo de insetos. Para esta avaliação foi desenvolvido e aplicado um questionário pelo formulário Google que foi disponibilizado para todos alunos que voluntariamente optassem por respondê-lo. Das respostas obtidas por 66 estudantes, constatamos que a maioria considera um espaço importante, inclusive sugerindo várias atividades multidisciplinares ali, porém, muitos ainda desconhecem sobre abelhas sem ferrão, o que se mostra necessário que mais atividades devam ser desenvolvidas, integrando todos os estudantes com este espaço educativo. 
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