Educação ambiental: a importância de meliponários no ambiente acadêmico / Environmental education: the importance of meliponaries in the academic environment
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24722 |
Resumo: | Desenvolver consciência ambiental de uma forma concreta, principalmente em estudantes de regiões urbana é sempre um desafio. Um tema que pode ajudar o estudante a entender os diferentes elos do ecossistema terrestre é a polinização, e por isto, ela tem sido muito debatida. As abelhas são os principais animais responsáveis por esta prática, e, por isso, são fundamentais para o desenvolvimento de espécies vegetais e sua produtividade. Desde outubro de 2016, nas instalações do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas vem sendo desenvolvido e mantido um meliponário, local de criação de abelhas nativas sem ferrão, o qual tem se mostrado um espaço eficiente de práticas educativas, pesquisas multidisciplinares e conscientização sobre o meio ambiente para os alunos e comunidade. Desta forma, o objetivo deste relato é apresentar à outras instituições acadêmicas este espaço alternativo e dinâmico de educação ambiental. Ainda foi feita uma avaliação sobre o conhecimento dos acadêmicos locais sobre a existência desse espaço e sobre as atividades desenvolvidas ali na preservação deste importante grupo de insetos. Para esta avaliação foi desenvolvido e aplicado um questionário pelo formulário Google que foi disponibilizado para todos alunos que voluntariamente optassem por respondê-lo. Das respostas obtidas por 66 estudantes, constatamos que a maioria considera um espaço importante, inclusive sugerindo várias atividades multidisciplinares ali, porém, muitos ainda desconhecem sobre abelhas sem ferrão, o que se mostra necessário que mais atividades devam ser desenvolvidas, integrando todos os estudantes com este espaço educativo. |
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Educação ambiental: a importância de meliponários no ambiente acadêmico / Environmental education: the importance of meliponaries in the academic environmentAbelhas nativasAbelhas sem ferrãoMeliponicultura.Desenvolver consciência ambiental de uma forma concreta, principalmente em estudantes de regiões urbana é sempre um desafio. Um tema que pode ajudar o estudante a entender os diferentes elos do ecossistema terrestre é a polinização, e por isto, ela tem sido muito debatida. As abelhas são os principais animais responsáveis por esta prática, e, por isso, são fundamentais para o desenvolvimento de espécies vegetais e sua produtividade. Desde outubro de 2016, nas instalações do IFSULDEMINAS - campus Poços de Caldas vem sendo desenvolvido e mantido um meliponário, local de criação de abelhas nativas sem ferrão, o qual tem se mostrado um espaço eficiente de práticas educativas, pesquisas multidisciplinares e conscientização sobre o meio ambiente para os alunos e comunidade. Desta forma, o objetivo deste relato é apresentar à outras instituições acadêmicas este espaço alternativo e dinâmico de educação ambiental. Ainda foi feita uma avaliação sobre o conhecimento dos acadêmicos locais sobre a existência desse espaço e sobre as atividades desenvolvidas ali na preservação deste importante grupo de insetos. Para esta avaliação foi desenvolvido e aplicado um questionário pelo formulário Google que foi disponibilizado para todos alunos que voluntariamente optassem por respondê-lo. Das respostas obtidas por 66 estudantes, constatamos que a maioria considera um espaço importante, inclusive sugerindo várias atividades multidisciplinares ali, porém, muitos ainda desconhecem sobre abelhas sem ferrão, o que se mostra necessário que mais atividades devam ser desenvolvidas, integrando todos os estudantes com este espaço educativo. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2472210.34117/bjdv7n2-278Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 15781-15792Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 15781-15792Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 15781-157922525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24722/19730Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Silva, Raissa BaykerSantos, Flávio OliveiraValle Teixeira, Isabel Ribeiro do2022-06-24T19:06:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24722Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:33.293281Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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