Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Andrade, Luciane Sá de, Silva, Marta Angélica Iossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640
Resumo: Um aspecto fundamental para a formação de professores é realizar a inserção qualificada de alunos de graduação em contextos reais de trabalho, com vistas à construção de um papel profissional. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, junto às escolas públicas, propõe o ciclo pedagógico, no qual o aluno de enfermagem do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem tem oportunidades de desenvolver atributos para atuar como professor, alinhadas à formação no campo da saúde, desenvolvendo habilidades para planejamento e desenvolvimento de atividades em escolas de educação básica. Isso implica trabalhar numa perspectiva de ensino e aprendizagem, de modo a promover a produção de conhecimentos em saúde dos escolares, propiciando ainda o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e responsabilidade social diante da temática. O presente estudo objetivou analisar como o ciclo pedagógico, com  experiências de imersão em escola pública, promove o aprendizado do estudante de enfermagem sobre a promoção da saúde na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Este estudo apresenta a discussão de portfólios de três estudantes sobre suas experiências de aprendizado no ciclo pedagógico. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa maior, que incluiu 48 participantes que produziram aproximadamente 1.500 relatos sobre o processo de aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir de um ambiente de prática na educação básica. Foi procedida a análise temática segundo Braun e Clarke, que levou a três temas: 1. Encontrando a realidade; 2. Significado: conhecimento prévio e novas experiências; e 3. Síntese: a teoria na prática. As conclusões centraram-se na importância da imersão dos estudantes em um espaço concreto no mundo social, no qual ele faz parte de um grupo maior e se vê impelido a desempenhar seu papel de enfermeiro licenciado de maneira crítica e reflexiva. Também destacou-se a importância dos significados trazidos e reelaborados pelos estudantes a partir das imersões e discussões nos pequenos grupos. A relação teoria e prática mostrou-se como um processo dialético e necessário para a formação do enfermeiro. O estudo destacou a riqueza do ciclo pedagógico, apontando sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no ensino superior e para a compreensão sobre como o estudante se constitui enfermeiro professor, apropriando-se de conhecimentos a partir das experiências, vivências e reflexões propostas pelo curso. 
id VERACRUZ-0_6f6214aecbd761f6c3f19155e35e4833
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2640
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursingCiclo PedagógicoPortfólioEnfermagemEducação BásicaEnsino-Aprendizagem.Um aspecto fundamental para a formação de professores é realizar a inserção qualificada de alunos de graduação em contextos reais de trabalho, com vistas à construção de um papel profissional. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, junto às escolas públicas, propõe o ciclo pedagógico, no qual o aluno de enfermagem do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem tem oportunidades de desenvolver atributos para atuar como professor, alinhadas à formação no campo da saúde, desenvolvendo habilidades para planejamento e desenvolvimento de atividades em escolas de educação básica. Isso implica trabalhar numa perspectiva de ensino e aprendizagem, de modo a promover a produção de conhecimentos em saúde dos escolares, propiciando ainda o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e responsabilidade social diante da temática. O presente estudo objetivou analisar como o ciclo pedagógico, com  experiências de imersão em escola pública, promove o aprendizado do estudante de enfermagem sobre a promoção da saúde na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Este estudo apresenta a discussão de portfólios de três estudantes sobre suas experiências de aprendizado no ciclo pedagógico. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa maior, que incluiu 48 participantes que produziram aproximadamente 1.500 relatos sobre o processo de aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir de um ambiente de prática na educação básica. Foi procedida a análise temática segundo Braun e Clarke, que levou a três temas: 1. Encontrando a realidade; 2. Significado: conhecimento prévio e novas experiências; e 3. Síntese: a teoria na prática. As conclusões centraram-se na importância da imersão dos estudantes em um espaço concreto no mundo social, no qual ele faz parte de um grupo maior e se vê impelido a desempenhar seu papel de enfermeiro licenciado de maneira crítica e reflexiva. Também destacou-se a importância dos significados trazidos e reelaborados pelos estudantes a partir das imersões e discussões nos pequenos grupos. A relação teoria e prática mostrou-se como um processo dialético e necessário para a formação do enfermeiro. O estudo destacou a riqueza do ciclo pedagógico, apontando sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no ensino superior e para a compreensão sobre como o estudante se constitui enfermeiro professor, apropriando-se de conhecimentos a partir das experiências, vivências e reflexões propostas pelo curso. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/264010.34117/bjdv5n7-2640Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10983-10996Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10983-10996Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10983-109962525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640/2649Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Marlene Fagundes CarvalhoAndrade, Luciane Sá deSilva, Marta Angélica Iossi2020-05-22T22:28:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2640Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:55.222813Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
title Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
spellingShingle Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Ciclo Pedagógico
Portfólio
Enfermagem
Educação Básica
Ensino-Aprendizagem.
title_short Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
title_full Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
title_fullStr Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
title_full_unstemmed Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
title_sort Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
author Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
author_facet Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Andrade, Luciane Sá de
Silva, Marta Angélica Iossi
author_role author
author2 Andrade, Luciane Sá de
Silva, Marta Angélica Iossi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho
Andrade, Luciane Sá de
Silva, Marta Angélica Iossi
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo Pedagógico
Portfólio
Enfermagem
Educação Básica
Ensino-Aprendizagem.
topic Ciclo Pedagógico
Portfólio
Enfermagem
Educação Básica
Ensino-Aprendizagem.
description Um aspecto fundamental para a formação de professores é realizar a inserção qualificada de alunos de graduação em contextos reais de trabalho, com vistas à construção de um papel profissional. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, junto às escolas públicas, propõe o ciclo pedagógico, no qual o aluno de enfermagem do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem tem oportunidades de desenvolver atributos para atuar como professor, alinhadas à formação no campo da saúde, desenvolvendo habilidades para planejamento e desenvolvimento de atividades em escolas de educação básica. Isso implica trabalhar numa perspectiva de ensino e aprendizagem, de modo a promover a produção de conhecimentos em saúde dos escolares, propiciando ainda o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e responsabilidade social diante da temática. O presente estudo objetivou analisar como o ciclo pedagógico, com  experiências de imersão em escola pública, promove o aprendizado do estudante de enfermagem sobre a promoção da saúde na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Este estudo apresenta a discussão de portfólios de três estudantes sobre suas experiências de aprendizado no ciclo pedagógico. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa maior, que incluiu 48 participantes que produziram aproximadamente 1.500 relatos sobre o processo de aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir de um ambiente de prática na educação básica. Foi procedida a análise temática segundo Braun e Clarke, que levou a três temas: 1. Encontrando a realidade; 2. Significado: conhecimento prévio e novas experiências; e 3. Síntese: a teoria na prática. As conclusões centraram-se na importância da imersão dos estudantes em um espaço concreto no mundo social, no qual ele faz parte de um grupo maior e se vê impelido a desempenhar seu papel de enfermeiro licenciado de maneira crítica e reflexiva. Também destacou-se a importância dos significados trazidos e reelaborados pelos estudantes a partir das imersões e discussões nos pequenos grupos. A relação teoria e prática mostrou-se como um processo dialético e necessário para a formação do enfermeiro. O estudo destacou a riqueza do ciclo pedagógico, apontando sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no ensino superior e para a compreensão sobre como o estudante se constitui enfermeiro professor, apropriando-se de conhecimentos a partir das experiências, vivências e reflexões propostas pelo curso. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640
10.34117/bjdv5n7-2640
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n7-2640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640/2649
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10983-10996
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10983-10996
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10983-10996
2525-8761
10.34117/bjdv5n7
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645421066584064