Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640 |
Resumo: | Um aspecto fundamental para a formação de professores é realizar a inserção qualificada de alunos de graduação em contextos reais de trabalho, com vistas à construção de um papel profissional. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, junto às escolas públicas, propõe o ciclo pedagógico, no qual o aluno de enfermagem do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem tem oportunidades de desenvolver atributos para atuar como professor, alinhadas à formação no campo da saúde, desenvolvendo habilidades para planejamento e desenvolvimento de atividades em escolas de educação básica. Isso implica trabalhar numa perspectiva de ensino e aprendizagem, de modo a promover a produção de conhecimentos em saúde dos escolares, propiciando ainda o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e responsabilidade social diante da temática. O presente estudo objetivou analisar como o ciclo pedagógico, com experiências de imersão em escola pública, promove o aprendizado do estudante de enfermagem sobre a promoção da saúde na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Este estudo apresenta a discussão de portfólios de três estudantes sobre suas experiências de aprendizado no ciclo pedagógico. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa maior, que incluiu 48 participantes que produziram aproximadamente 1.500 relatos sobre o processo de aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir de um ambiente de prática na educação básica. Foi procedida a análise temática segundo Braun e Clarke, que levou a três temas: 1. Encontrando a realidade; 2. Significado: conhecimento prévio e novas experiências; e 3. Síntese: a teoria na prática. As conclusões centraram-se na importância da imersão dos estudantes em um espaço concreto no mundo social, no qual ele faz parte de um grupo maior e se vê impelido a desempenhar seu papel de enfermeiro licenciado de maneira crítica e reflexiva. Também destacou-se a importância dos significados trazidos e reelaborados pelos estudantes a partir das imersões e discussões nos pequenos grupos. A relação teoria e prática mostrou-se como um processo dialético e necessário para a formação do enfermeiro. O estudo destacou a riqueza do ciclo pedagógico, apontando sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no ensino superior e para a compreensão sobre como o estudante se constitui enfermeiro professor, apropriando-se de conhecimentos a partir das experiências, vivências e reflexões propostas pelo curso. |
id |
VERACRUZ-0_6f6214aecbd761f6c3f19155e35e4833 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2640 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursingCiclo PedagógicoPortfólioEnfermagemEducação BásicaEnsino-Aprendizagem.Um aspecto fundamental para a formação de professores é realizar a inserção qualificada de alunos de graduação em contextos reais de trabalho, com vistas à construção de um papel profissional. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, junto às escolas públicas, propõe o ciclo pedagógico, no qual o aluno de enfermagem do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem tem oportunidades de desenvolver atributos para atuar como professor, alinhadas à formação no campo da saúde, desenvolvendo habilidades para planejamento e desenvolvimento de atividades em escolas de educação básica. Isso implica trabalhar numa perspectiva de ensino e aprendizagem, de modo a promover a produção de conhecimentos em saúde dos escolares, propiciando ainda o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e responsabilidade social diante da temática. O presente estudo objetivou analisar como o ciclo pedagógico, com experiências de imersão em escola pública, promove o aprendizado do estudante de enfermagem sobre a promoção da saúde na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Este estudo apresenta a discussão de portfólios de três estudantes sobre suas experiências de aprendizado no ciclo pedagógico. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa maior, que incluiu 48 participantes que produziram aproximadamente 1.500 relatos sobre o processo de aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir de um ambiente de prática na educação básica. Foi procedida a análise temática segundo Braun e Clarke, que levou a três temas: 1. Encontrando a realidade; 2. Significado: conhecimento prévio e novas experiências; e 3. Síntese: a teoria na prática. As conclusões centraram-se na importância da imersão dos estudantes em um espaço concreto no mundo social, no qual ele faz parte de um grupo maior e se vê impelido a desempenhar seu papel de enfermeiro licenciado de maneira crítica e reflexiva. Também destacou-se a importância dos significados trazidos e reelaborados pelos estudantes a partir das imersões e discussões nos pequenos grupos. A relação teoria e prática mostrou-se como um processo dialético e necessário para a formação do enfermeiro. O estudo destacou a riqueza do ciclo pedagógico, apontando sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no ensino superior e para a compreensão sobre como o estudante se constitui enfermeiro professor, apropriando-se de conhecimentos a partir das experiências, vivências e reflexões propostas pelo curso. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/264010.34117/bjdv5n7-2640Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10983-10996Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10983-10996Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10983-109962525-876110.34117/bjdv5n7reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640/2649Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Marlene Fagundes CarvalhoAndrade, Luciane Sá deSilva, Marta Angélica Iossi2020-05-22T22:28:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/2640Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:55.222813Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing |
title |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing |
spellingShingle |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho Ciclo Pedagógico Portfólio Enfermagem Educação Básica Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing |
title_full |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing |
title_fullStr |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing |
title_full_unstemmed |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing |
title_sort |
Ciclo pedagógico e portfólios na licenciatura em enfermagem / Pedagogical cycle and portfolios in undergraduate nursing |
author |
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho |
author_facet |
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho Andrade, Luciane Sá de Silva, Marta Angélica Iossi |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Luciane Sá de Silva, Marta Angélica Iossi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Marlene Fagundes Carvalho Andrade, Luciane Sá de Silva, Marta Angélica Iossi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciclo Pedagógico Portfólio Enfermagem Educação Básica Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Ciclo Pedagógico Portfólio Enfermagem Educação Básica Ensino-Aprendizagem. |
description |
Um aspecto fundamental para a formação de professores é realizar a inserção qualificada de alunos de graduação em contextos reais de trabalho, com vistas à construção de um papel profissional. A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP, junto às escolas públicas, propõe o ciclo pedagógico, no qual o aluno de enfermagem do curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem tem oportunidades de desenvolver atributos para atuar como professor, alinhadas à formação no campo da saúde, desenvolvendo habilidades para planejamento e desenvolvimento de atividades em escolas de educação básica. Isso implica trabalhar numa perspectiva de ensino e aprendizagem, de modo a promover a produção de conhecimentos em saúde dos escolares, propiciando ainda o desenvolvimento da autonomia, senso crítico e responsabilidade social diante da temática. O presente estudo objetivou analisar como o ciclo pedagógico, com experiências de imersão em escola pública, promove o aprendizado do estudante de enfermagem sobre a promoção da saúde na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada na abordagem histórico-cultural de Vigotski. Este estudo apresenta a discussão de portfólios de três estudantes sobre suas experiências de aprendizado no ciclo pedagógico. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa maior, que incluiu 48 participantes que produziram aproximadamente 1.500 relatos sobre o processo de aprendizagem de estudantes de enfermagem a partir de um ambiente de prática na educação básica. Foi procedida a análise temática segundo Braun e Clarke, que levou a três temas: 1. Encontrando a realidade; 2. Significado: conhecimento prévio e novas experiências; e 3. Síntese: a teoria na prática. As conclusões centraram-se na importância da imersão dos estudantes em um espaço concreto no mundo social, no qual ele faz parte de um grupo maior e se vê impelido a desempenhar seu papel de enfermeiro licenciado de maneira crítica e reflexiva. Também destacou-se a importância dos significados trazidos e reelaborados pelos estudantes a partir das imersões e discussões nos pequenos grupos. A relação teoria e prática mostrou-se como um processo dialético e necessário para a formação do enfermeiro. O estudo destacou a riqueza do ciclo pedagógico, apontando sua contribuição para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem no ensino superior e para a compreensão sobre como o estudante se constitui enfermeiro professor, apropriando-se de conhecimentos a partir das experiências, vivências e reflexões propostas pelo curso. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640 10.34117/bjdv5n7-2640 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n7-2640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2640/2649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 7 (2019); 10983-10996 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 7 (2019); 10983-10996 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 7 (2019); 10983-10996 2525-8761 10.34117/bjdv5n7 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645421066584064 |