Correlação entre o defeito head check e a microestrutura e dureza no entorno da solda aluminotérmica de trilho ferroviário / Correlation between head check rail defect and microstructure and hardness in the aluminothermic rail weld

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Gregory de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Carlos Vinícius de Paes, Reis, Vinicius Silva dos, Melo, Beatriz Seabra, Lalor, Julianne Silva, França, Ricardo Nazareno Costa, Quaresma, José Maria do Vale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18147
Resumo: Com a expansão do modal ferroviário brasileiro a níveis internacionais, solicitam-se maiores velocidades e quantidades de cargas transportadas durante a logística, exigindo cada vez mais das locomotivas e da infraestrutura ferroviária. A compreensão do tribossistema roda-trilho torna-se de extrema importância tendo em vista as tensões e condições impostas a estes componentes. Neste trabalho foi realizada a caracterização do defeito head check em amostra de trilho soldado pelo processo de aluminotermia. Durante a atividade experimental é executada a correlação entre a microestrutura e a dureza com a morfologia do head check (profundidade, comprimento, angulação das trincas). Os resultados mostraram que a Zona Termicamente Afetada - ZTA apresenta uma microestrutura esferoidizada, com menor resistência mecânica em relação às outras regiões, expressa pelo perfil de dureza e observou-se que o defeito é cerca de duas vezes mais severo nesta região.
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