A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caroline Barroncas de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Mônica de Oliveira, Gonzaga, Amarildo Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18878
Resumo: Nesse trabalho, questionamos: de que forma a escrita de cartas para si potencializa pensar/problematizar o processo (auto)formativo docente em Ciências? Nosso movimento parte do campo da (auto)formação docente, pois assumimos o pressuposto que a escrita de si possibilita o autoconhecimento do sujeito professor-formador. Pela escrita da carta, reconhecemos que não é fácil um processo acadêmico que promova a Experiência formativa a não ser pelo imbricamento da vida em suas múltiplas dimensões, por deslocar modos de ver em meio ao movimento das incertezas, das frustações e alegrias, das limitações e potencialidades. É por meio desse percurso movente que nos relacionamos e construímo-nos frente às escolhas de vida, das relações que criamos com a própria Educação em Ciências.
id VERACRUZ-0_70b54365e725213ffdd901781a6a619d
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18878
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science educationCartas(Auto)formaçãoEducação em Ciências.Nesse trabalho, questionamos: de que forma a escrita de cartas para si potencializa pensar/problematizar o processo (auto)formativo docente em Ciências? Nosso movimento parte do campo da (auto)formação docente, pois assumimos o pressuposto que a escrita de si possibilita o autoconhecimento do sujeito professor-formador. Pela escrita da carta, reconhecemos que não é fácil um processo acadêmico que promova a Experiência formativa a não ser pelo imbricamento da vida em suas múltiplas dimensões, por deslocar modos de ver em meio ao movimento das incertezas, das frustações e alegrias, das limitações e potencialidades. É por meio desse percurso movente que nos relacionamos e construímo-nos frente às escolhas de vida, das relações que criamos com a própria Educação em Ciências.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1887810.34117/bjdv6n10-580Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 82013-82019Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 82013-82019Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 82013-820192525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18878/15176Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Caroline Barroncas deCosta, Mônica de OliveiraGonzaga, Amarildo Menezes2021-02-04T12:50:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/18878Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:45.139163Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education
title A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education
spellingShingle A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education
Oliveira, Caroline Barroncas de
Cartas
(Auto)formação
Educação em Ciências.
title_short A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education
title_full A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education
title_fullStr A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education
title_full_unstemmed A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education
title_sort A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education
author Oliveira, Caroline Barroncas de
author_facet Oliveira, Caroline Barroncas de
Costa, Mônica de Oliveira
Gonzaga, Amarildo Menezes
author_role author
author2 Costa, Mônica de Oliveira
Gonzaga, Amarildo Menezes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Caroline Barroncas de
Costa, Mônica de Oliveira
Gonzaga, Amarildo Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Cartas
(Auto)formação
Educação em Ciências.
topic Cartas
(Auto)formação
Educação em Ciências.
description Nesse trabalho, questionamos: de que forma a escrita de cartas para si potencializa pensar/problematizar o processo (auto)formativo docente em Ciências? Nosso movimento parte do campo da (auto)formação docente, pois assumimos o pressuposto que a escrita de si possibilita o autoconhecimento do sujeito professor-formador. Pela escrita da carta, reconhecemos que não é fácil um processo acadêmico que promova a Experiência formativa a não ser pelo imbricamento da vida em suas múltiplas dimensões, por deslocar modos de ver em meio ao movimento das incertezas, das frustações e alegrias, das limitações e potencialidades. É por meio desse percurso movente que nos relacionamos e construímo-nos frente às escolhas de vida, das relações que criamos com a própria Educação em Ciências.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18878
10.34117/bjdv6n10-580
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18878
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/18878/15176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 82013-82019
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 82013-82019
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 82013-82019
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645487018868736