Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Vivianne de Lima Biana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Érica Paula, Reis, Monique Carla da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384
Resumo: A pandemia de COVID-19 impôs desafios para a população de todo o mundo, com expressivos impactos na educação. Um dos principais propósitos das instituições de ensino superior consiste em manter suas atividades e resguardar a saúde dos estudantes, professores e funcionários. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre as mudanças ocorridas no ensino na saúde, assim como as estratégias adotadas pelas instituições, para alcançar os objetivos da formação discente. A partir das buscas realizadas, 37 artigos foram encontrados e apenas quatro deles foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para esta revisão, apresentando os modelos adotados pelas instituições para dar continuidade ao ensino de graduação durante a pandemia. A tecnologia digital de informação e comunicação tornou-se a principal aliada desse processo e proporcionou aos discentes e docentes, novas descobertas no uso de técnicas e ferramentas educacionais, assim como intercâmbio de conhecimentos convergindo cada um para sua área de estudo.
id VERACRUZ-0_71ac414ce68e08e3b9dc3510eb130706
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30384
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemicEnsinoInfecção por CoronavírusTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS).A pandemia de COVID-19 impôs desafios para a população de todo o mundo, com expressivos impactos na educação. Um dos principais propósitos das instituições de ensino superior consiste em manter suas atividades e resguardar a saúde dos estudantes, professores e funcionários. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre as mudanças ocorridas no ensino na saúde, assim como as estratégias adotadas pelas instituições, para alcançar os objetivos da formação discente. A partir das buscas realizadas, 37 artigos foram encontrados e apenas quatro deles foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para esta revisão, apresentando os modelos adotados pelas instituições para dar continuidade ao ensino de graduação durante a pandemia. A tecnologia digital de informação e comunicação tornou-se a principal aliada desse processo e proporcionou aos discentes e docentes, novas descobertas no uso de técnicas e ferramentas educacionais, assim como intercâmbio de conhecimentos convergindo cada um para sua área de estudo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3038410.34117/bjdv.v7i5.30384Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52424-52434Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52424-52434Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52424-524342525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384/23900Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Vivianne de Lima BianaBarbosa, Érica PaulaReis, Monique Carla da Silva2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30384Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:08.185846Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
title Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
spellingShingle Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
Assis, Vivianne de Lima Biana
Ensino
Infecção por Coronavírus
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS).
title_short Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
title_full Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
title_fullStr Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
title_full_unstemmed Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
title_sort Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
author Assis, Vivianne de Lima Biana
author_facet Assis, Vivianne de Lima Biana
Barbosa, Érica Paula
Reis, Monique Carla da Silva
author_role author
author2 Barbosa, Érica Paula
Reis, Monique Carla da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Vivianne de Lima Biana
Barbosa, Érica Paula
Reis, Monique Carla da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Infecção por Coronavírus
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS).
topic Ensino
Infecção por Coronavírus
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS).
description A pandemia de COVID-19 impôs desafios para a população de todo o mundo, com expressivos impactos na educação. Um dos principais propósitos das instituições de ensino superior consiste em manter suas atividades e resguardar a saúde dos estudantes, professores e funcionários. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre as mudanças ocorridas no ensino na saúde, assim como as estratégias adotadas pelas instituições, para alcançar os objetivos da formação discente. A partir das buscas realizadas, 37 artigos foram encontrados e apenas quatro deles foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para esta revisão, apresentando os modelos adotados pelas instituições para dar continuidade ao ensino de graduação durante a pandemia. A tecnologia digital de informação e comunicação tornou-se a principal aliada desse processo e proporcionou aos discentes e docentes, novas descobertas no uso de técnicas e ferramentas educacionais, assim como intercâmbio de conhecimentos convergindo cada um para sua área de estudo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384
10.34117/bjdv.v7i5.30384
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384
identifier_str_mv 10.34117/bjdv.v7i5.30384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384/23900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52424-52434
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52424-52434
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52424-52434
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645534232051712