Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384 |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 impôs desafios para a população de todo o mundo, com expressivos impactos na educação. Um dos principais propósitos das instituições de ensino superior consiste em manter suas atividades e resguardar a saúde dos estudantes, professores e funcionários. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre as mudanças ocorridas no ensino na saúde, assim como as estratégias adotadas pelas instituições, para alcançar os objetivos da formação discente. A partir das buscas realizadas, 37 artigos foram encontrados e apenas quatro deles foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para esta revisão, apresentando os modelos adotados pelas instituições para dar continuidade ao ensino de graduação durante a pandemia. A tecnologia digital de informação e comunicação tornou-se a principal aliada desse processo e proporcionou aos discentes e docentes, novas descobertas no uso de técnicas e ferramentas educacionais, assim como intercâmbio de conhecimentos convergindo cada um para sua área de estudo. |
id |
VERACRUZ-0_71ac414ce68e08e3b9dc3510eb130706 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30384 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemicEnsinoInfecção por CoronavírusTecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS).A pandemia de COVID-19 impôs desafios para a população de todo o mundo, com expressivos impactos na educação. Um dos principais propósitos das instituições de ensino superior consiste em manter suas atividades e resguardar a saúde dos estudantes, professores e funcionários. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre as mudanças ocorridas no ensino na saúde, assim como as estratégias adotadas pelas instituições, para alcançar os objetivos da formação discente. A partir das buscas realizadas, 37 artigos foram encontrados e apenas quatro deles foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para esta revisão, apresentando os modelos adotados pelas instituições para dar continuidade ao ensino de graduação durante a pandemia. A tecnologia digital de informação e comunicação tornou-se a principal aliada desse processo e proporcionou aos discentes e docentes, novas descobertas no uso de técnicas e ferramentas educacionais, assim como intercâmbio de conhecimentos convergindo cada um para sua área de estudo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3038410.34117/bjdv.v7i5.30384Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52424-52434Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52424-52434Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52424-524342525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384/23900Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Vivianne de Lima BianaBarbosa, Érica PaulaReis, Monique Carla da Silva2022-02-25T21:45:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/30384Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:08.185846Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic |
title |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic |
spellingShingle |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic Assis, Vivianne de Lima Biana Ensino Infecção por Coronavírus Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS). |
title_short |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic |
title_full |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic |
title_fullStr |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic |
title_full_unstemmed |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic |
title_sort |
Mudanças no ensino em saúde: uma revisão sistemática das metodologias adotadas na pandemia da Covid-19 / Emergency changes in higher health education: a systematic review of methodologies adopted during the Covid-19 pandemic |
author |
Assis, Vivianne de Lima Biana |
author_facet |
Assis, Vivianne de Lima Biana Barbosa, Érica Paula Reis, Monique Carla da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Érica Paula Reis, Monique Carla da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis, Vivianne de Lima Biana Barbosa, Érica Paula Reis, Monique Carla da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Infecção por Coronavírus Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS). |
topic |
Ensino Infecção por Coronavírus Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS). |
description |
A pandemia de COVID-19 impôs desafios para a população de todo o mundo, com expressivos impactos na educação. Um dos principais propósitos das instituições de ensino superior consiste em manter suas atividades e resguardar a saúde dos estudantes, professores e funcionários. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática sobre as mudanças ocorridas no ensino na saúde, assim como as estratégias adotadas pelas instituições, para alcançar os objetivos da formação discente. A partir das buscas realizadas, 37 artigos foram encontrados e apenas quatro deles foram selecionados de acordo com os critérios estabelecidos para esta revisão, apresentando os modelos adotados pelas instituições para dar continuidade ao ensino de graduação durante a pandemia. A tecnologia digital de informação e comunicação tornou-se a principal aliada desse processo e proporcionou aos discentes e docentes, novas descobertas no uso de técnicas e ferramentas educacionais, assim como intercâmbio de conhecimentos convergindo cada um para sua área de estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384 10.34117/bjdv.v7i5.30384 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv.v7i5.30384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/30384/23900 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 52424-52434 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 52424-52434 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 52424-52434 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i5 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645534232051712 |