Uso da TRI para análise de um simulado / Use of TRI for analysis of a simulate
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23149 |
Resumo: | O presente artigo exibe a análise de um simulado da Prova Brasil aplicado nas turmas de 5º ano como uma das ações do projeto Observatório da Educação com Iniciação à Ciência (OBEDUC), vinculado ao Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), localizado em Barra do Bugres – MT. O projeto OBEDUC desenvolvia ações nas escolas parceiras que visavam promover o avanço na qualidade do ensino e reflexos nas melhorias da nota do IDEB dessas escolas. Os simulados eram realizados nos 5º e 9º anos com o objetivo de fazer um diagnóstico dos conhecimentos matemáticos desses discentes e orientar outras ações como a confecção de materiais auxiliares e demais abordagens pedagógicas. A questão norteadora do grupo de trabalho foi como fazer uma devolutiva para as escolas parceiras que não se pautasse apenas na estratificação de quantidades de acertos e erros ao simulado, e desta “curiosidade” surgiu os estudos que possibilitaram fazer a transição da Teoria Clássica do Teste (TCT) para a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nosso objetivo foi Escolher pela Teoria de Resposta ao Item um modelo matemático logístico que melhor se ajuste aos dados empíricos de nosso simulado e para isso, fizemos uso do pacote estatístico latente train model (ltm) do software R Statistc, que aborda a metodologia psicométrica empregada na Teoria de Resposta ao Item para geração de seus modelos. Como resultado de nosso trabalho foram evidenciadas questões que contrariam o modelo logístico acumulativo pressuposto no simulado, tendo nestas questões pouca ou nenhuma consistência interna em seus padrões de respostas ao compararmos o teste como um todo, indicando haver questões que deveriam ser retiradas das análises ao passo que avançamos o processo de calibração dos dados pelos modelos de 1,2 e 3 parâmetros. As questões oriundas de melhores contribuições para a confecção de um modelo logístico mais confiável tiveram seus ajustes realizados por funções estatísticas do próprio pacote ltm e seus resultados indicaram o Modelo Logístico de 3 parâmetros () sendo o mais ajustado aos dados empíricos obtidos em nosso simulado. |
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Uso da TRI para análise de um simulado / Use of TRI for analysis of a simulateTeoria de Resposta ao ItemModelos LogísticosAvaliação em Larga Escala.O presente artigo exibe a análise de um simulado da Prova Brasil aplicado nas turmas de 5º ano como uma das ações do projeto Observatório da Educação com Iniciação à Ciência (OBEDUC), vinculado ao Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), localizado em Barra do Bugres – MT. O projeto OBEDUC desenvolvia ações nas escolas parceiras que visavam promover o avanço na qualidade do ensino e reflexos nas melhorias da nota do IDEB dessas escolas. Os simulados eram realizados nos 5º e 9º anos com o objetivo de fazer um diagnóstico dos conhecimentos matemáticos desses discentes e orientar outras ações como a confecção de materiais auxiliares e demais abordagens pedagógicas. A questão norteadora do grupo de trabalho foi como fazer uma devolutiva para as escolas parceiras que não se pautasse apenas na estratificação de quantidades de acertos e erros ao simulado, e desta “curiosidade” surgiu os estudos que possibilitaram fazer a transição da Teoria Clássica do Teste (TCT) para a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nosso objetivo foi Escolher pela Teoria de Resposta ao Item um modelo matemático logístico que melhor se ajuste aos dados empíricos de nosso simulado e para isso, fizemos uso do pacote estatístico latente train model (ltm) do software R Statistc, que aborda a metodologia psicométrica empregada na Teoria de Resposta ao Item para geração de seus modelos. Como resultado de nosso trabalho foram evidenciadas questões que contrariam o modelo logístico acumulativo pressuposto no simulado, tendo nestas questões pouca ou nenhuma consistência interna em seus padrões de respostas ao compararmos o teste como um todo, indicando haver questões que deveriam ser retiradas das análises ao passo que avançamos o processo de calibração dos dados pelos modelos de 1,2 e 3 parâmetros. As questões oriundas de melhores contribuições para a confecção de um modelo logístico mais confiável tiveram seus ajustes realizados por funções estatísticas do próprio pacote ltm e seus resultados indicaram o Modelo Logístico de 3 parâmetros () sendo o mais ajustado aos dados empíricos obtidos em nosso simulado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2314910.34117/bjdv7n1-353Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021); 5223-5241Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021); 5223-5241Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021); 5223-52412525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23149/18594Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Alan Kardec MessiasBrito, Acelmo de Jesusda Silva, Daniel MessiasMachado, Luciana BertholdiGonçalves, William Vieira2021-09-21T10:44:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23149Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:49.102105Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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