Uso da TRI para análise de um simulado / Use of TRI for analysis of a simulate

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Alan Kardec Messias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brito, Acelmo de Jesus, da Silva, Daniel Messias, Machado, Luciana Bertholdi, Gonçalves, William Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23149
Resumo: O presente artigo exibe a análise de um simulado da Prova Brasil aplicado nas turmas de 5º ano como uma das ações do projeto Observatório da Educação com Iniciação à Ciência (OBEDUC), vinculado ao Campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), localizado em Barra do Bugres – MT. O projeto OBEDUC desenvolvia ações nas escolas parceiras que visavam promover o avanço na qualidade do ensino e reflexos nas melhorias da nota do IDEB dessas escolas. Os simulados eram realizados nos 5º e 9º anos com o objetivo de fazer um diagnóstico dos conhecimentos matemáticos desses discentes e orientar outras ações como a confecção de materiais auxiliares e demais abordagens pedagógicas. A questão norteadora do grupo de trabalho foi como fazer uma devolutiva para as escolas parceiras que não se pautasse apenas na estratificação de quantidades de acertos e erros ao simulado, e desta “curiosidade” surgiu os estudos que possibilitaram fazer a transição da Teoria Clássica do Teste (TCT) para a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Nosso objetivo foi Escolher pela Teoria de Resposta ao Item um modelo matemático logístico que melhor se ajuste aos dados empíricos de nosso simulado e para isso, fizemos uso do pacote estatístico latente train model (ltm) do software R Statistc, que aborda a metodologia psicométrica empregada na Teoria de Resposta ao Item para geração de seus modelos. Como resultado de nosso trabalho foram evidenciadas questões que contrariam o modelo logístico acumulativo pressuposto no simulado, tendo nestas questões pouca ou nenhuma consistência interna em seus padrões de respostas ao compararmos o teste como um todo, indicando haver questões que deveriam ser retiradas das análises ao passo que avançamos o processo de calibração dos dados pelos modelos de 1,2 e 3 parâmetros. As questões oriundas de melhores contribuições para a confecção de um modelo logístico mais confiável tiveram seus ajustes realizados por funções estatísticas do próprio pacote ltm e seus resultados indicaram o Modelo Logístico de 3 parâmetros () sendo o mais ajustado aos dados empíricos obtidos em nosso simulado.  
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