Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n8-040 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435 |
Resumo: | O presente trabalho concerne a uma atividade didática implementada na disciplina de Bioquímica ministrada no ensino médio de uma instituição pública. Trata-se do Processo de Peer Review (PPR) articulado à produção de um texto argumentativo sobre a temática propriedades químicas e físicas da água. A pesquisa foi estruturada em três etapas: produção inicial dos textos; avaliação anônima por meio da adoção de critérios; produção do texto refeito após o PPR. Propôs-se a observar, por meio da aplicação de um questionário, as percepções dos alunos em relação aos benefícios desse processo. Os resultados obtidos demonstram satisfações da turma, implicando na compreensão do conteúdo assim como suscitam um efeito positivo no desenvolvimento do pensamento crítico e na habilidade de argumentação. |
id |
VERACRUZ-0_73396f6dcb4346af048777fb5e30850f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14435 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of studentsaprendizagematividade didáticapropriedade química e física da água.O presente trabalho concerne a uma atividade didática implementada na disciplina de Bioquímica ministrada no ensino médio de uma instituição pública. Trata-se do Processo de Peer Review (PPR) articulado à produção de um texto argumentativo sobre a temática propriedades químicas e físicas da água. A pesquisa foi estruturada em três etapas: produção inicial dos textos; avaliação anônima por meio da adoção de critérios; produção do texto refeito após o PPR. Propôs-se a observar, por meio da aplicação de um questionário, as percepções dos alunos em relação aos benefícios desse processo. Os resultados obtidos demonstram satisfações da turma, implicando na compreensão do conteúdo assim como suscitam um efeito positivo no desenvolvimento do pensamento crítico e na habilidade de argumentação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1443510.34117/bjdv6n8-040Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54727-54734Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54727-54734Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54727-547342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435/11991Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carolina da Silva CardosoPeron, Keila Angélica2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14435Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:38.041151Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students |
title |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students |
spellingShingle |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students Ferreira, Carolina da Silva Cardoso aprendizagem atividade didática propriedade química e física da água. Ferreira, Carolina da Silva Cardoso aprendizagem atividade didática propriedade química e física da água. |
title_short |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students |
title_full |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students |
title_fullStr |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students |
title_full_unstemmed |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students |
title_sort |
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students |
author |
Ferreira, Carolina da Silva Cardoso |
author_facet |
Ferreira, Carolina da Silva Cardoso Ferreira, Carolina da Silva Cardoso Peron, Keila Angélica Peron, Keila Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Peron, Keila Angélica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carolina da Silva Cardoso Peron, Keila Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem atividade didática propriedade química e física da água. |
topic |
aprendizagem atividade didática propriedade química e física da água. |
description |
O presente trabalho concerne a uma atividade didática implementada na disciplina de Bioquímica ministrada no ensino médio de uma instituição pública. Trata-se do Processo de Peer Review (PPR) articulado à produção de um texto argumentativo sobre a temática propriedades químicas e físicas da água. A pesquisa foi estruturada em três etapas: produção inicial dos textos; avaliação anônima por meio da adoção de critérios; produção do texto refeito após o PPR. Propôs-se a observar, por meio da aplicação de um questionário, as percepções dos alunos em relação aos benefícios desse processo. Os resultados obtidos demonstram satisfações da turma, implicando na compreensão do conteúdo assim como suscitam um efeito positivo no desenvolvimento do pensamento crítico e na habilidade de argumentação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435 10.34117/bjdv6n8-040 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435/11991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54727-54734 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54727-54734 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54727-54734 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183783139377152 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n8-040 |