Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carolina da Silva Cardoso
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Peron, Keila Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n8-040
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435
Resumo: O presente trabalho concerne a uma atividade didática implementada na disciplina de Bioquímica ministrada no ensino médio de uma instituição pública. Trata-se do Processo de Peer Review (PPR) articulado à produção de um texto argumentativo sobre a temática propriedades químicas e físicas da água. A pesquisa foi estruturada em três etapas: produção inicial dos textos; avaliação anônima por meio da adoção de critérios; produção do texto refeito após o PPR. Propôs-se a observar, por meio da aplicação de um questionário, as percepções dos alunos em relação aos benefícios desse processo. Os resultados obtidos demonstram satisfações da turma, implicando na compreensão do conteúdo assim como suscitam um efeito positivo no desenvolvimento do pensamento crítico e na habilidade de argumentação.
id VERACRUZ-0_73396f6dcb4346af048777fb5e30850f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14435
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of studentsaprendizagematividade didáticapropriedade química e física da água.O presente trabalho concerne a uma atividade didática implementada na disciplina de Bioquímica ministrada no ensino médio de uma instituição pública. Trata-se do Processo de Peer Review (PPR) articulado à produção de um texto argumentativo sobre a temática propriedades químicas e físicas da água. A pesquisa foi estruturada em três etapas: produção inicial dos textos; avaliação anônima por meio da adoção de critérios; produção do texto refeito após o PPR. Propôs-se a observar, por meio da aplicação de um questionário, as percepções dos alunos em relação aos benefícios desse processo. Os resultados obtidos demonstram satisfações da turma, implicando na compreensão do conteúdo assim como suscitam um efeito positivo no desenvolvimento do pensamento crítico e na habilidade de argumentação.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1443510.34117/bjdv6n8-040Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54727-54734Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54727-54734Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54727-547342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435/11991Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carolina da Silva CardosoPeron, Keila Angélica2021-02-18T19:52:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14435Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:08:38.041151Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
title Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
spellingShingle Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
Ferreira, Carolina da Silva Cardoso
aprendizagem
atividade didática
propriedade química e física da água.
Ferreira, Carolina da Silva Cardoso
aprendizagem
atividade didática
propriedade química e física da água.
title_short Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
title_full Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
title_fullStr Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
title_full_unstemmed Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
title_sort Processo de PEER REVIEW no ensino técnico integrado em química: percepções dos alunos / PEER REVIEW process in the integrated chemistry technical school: perceptions of students
author Ferreira, Carolina da Silva Cardoso
author_facet Ferreira, Carolina da Silva Cardoso
Ferreira, Carolina da Silva Cardoso
Peron, Keila Angélica
Peron, Keila Angélica
author_role author
author2 Peron, Keila Angélica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Carolina da Silva Cardoso
Peron, Keila Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem
atividade didática
propriedade química e física da água.
topic aprendizagem
atividade didática
propriedade química e física da água.
description O presente trabalho concerne a uma atividade didática implementada na disciplina de Bioquímica ministrada no ensino médio de uma instituição pública. Trata-se do Processo de Peer Review (PPR) articulado à produção de um texto argumentativo sobre a temática propriedades químicas e físicas da água. A pesquisa foi estruturada em três etapas: produção inicial dos textos; avaliação anônima por meio da adoção de critérios; produção do texto refeito após o PPR. Propôs-se a observar, por meio da aplicação de um questionário, as percepções dos alunos em relação aos benefícios desse processo. Os resultados obtidos demonstram satisfações da turma, implicando na compreensão do conteúdo assim como suscitam um efeito positivo no desenvolvimento do pensamento crítico e na habilidade de argumentação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435
10.34117/bjdv6n8-040
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n8-040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/14435/11991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 54727-54734
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 54727-54734
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 54727-54734
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183783139377152
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n8-040