Relação entre testes de aptidão física, índice de massa corporal e relação cintura estatura em escolares das redes públicas e privadas / Relationship between physical fitness tests, body mass index and belt stature relationship in public and private network schools
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22233 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi comparar o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Razão Cintura Estatura (RCE) de escolares das redes públicas e privadas e verificar quais as relações entre os testes de aptidão das capacidades físicas (ApF) com o IMC e a RCE. Participaram desse estudo 126 escolares de 9,6 ± 0,4 anos de idade, das cidades de Leme e Pirassununga, integrantes da rede pública e privada. Os testes antropométricos e físicos foram realizados nas próprias escolas e seguiram a orientação do manual PROESP Brasil. Os estudantes da rede particular de ensino apresentaram maior prevalência de IMC e RCE acima dos valores críticos para a saúde. Houve correlação entre os testes de aptidão das capacidades físicas com IMC e RCE, indicando que melhores desempenhos nos testes se relacionavam com menores IMC, com destaque para aptidão cardiorrespiratória (r = -0,51) e velocidade (r = 0, 51). O modelo de regressão linear múltipla proposto explicou 50% (IMC) e 40% (RCE) das variâncias dos escores dessas medidas, sendo a potência de membro superior o melhor preditor de IMC (? = 0,383) e a velocidade o melhor preditor de RCE (? = 0,344). Assim, concluímos que a melhor aptidão física de crianças nessa faixa etária impacta diretamente indicadores de risco para a saúde e que testes de aptidão física como os do PROESP-BR devem ser incentivados possibilitando a identificação e intervenção precoce de fatores de risco relacionados à saúde. |
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Relação entre testes de aptidão física, índice de massa corporal e relação cintura estatura em escolares das redes públicas e privadas / Relationship between physical fitness tests, body mass index and belt stature relationship in public and private network schoolsÍndice de Massa CorporalRazão Cintura EstaturaAptidão FísicaEscolares.O objetivo do presente estudo foi comparar o Índice de Massa Corporal (IMC) e a Razão Cintura Estatura (RCE) de escolares das redes públicas e privadas e verificar quais as relações entre os testes de aptidão das capacidades físicas (ApF) com o IMC e a RCE. Participaram desse estudo 126 escolares de 9,6 ± 0,4 anos de idade, das cidades de Leme e Pirassununga, integrantes da rede pública e privada. Os testes antropométricos e físicos foram realizados nas próprias escolas e seguiram a orientação do manual PROESP Brasil. Os estudantes da rede particular de ensino apresentaram maior prevalência de IMC e RCE acima dos valores críticos para a saúde. Houve correlação entre os testes de aptidão das capacidades físicas com IMC e RCE, indicando que melhores desempenhos nos testes se relacionavam com menores IMC, com destaque para aptidão cardiorrespiratória (r = -0,51) e velocidade (r = 0, 51). O modelo de regressão linear múltipla proposto explicou 50% (IMC) e 40% (RCE) das variâncias dos escores dessas medidas, sendo a potência de membro superior o melhor preditor de IMC (? = 0,383) e a velocidade o melhor preditor de RCE (? = 0,344). Assim, concluímos que a melhor aptidão física de crianças nessa faixa etária impacta diretamente indicadores de risco para a saúde e que testes de aptidão física como os do PROESP-BR devem ser incentivados possibilitando a identificação e intervenção precoce de fatores de risco relacionados à saúde. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2223310.34117/bjdv6n12-665Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 102486-102497Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 102486-102497Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 102486-1024972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22233/17758Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Eduardo Aleixo daFaria, Valquíria Alves deGallo, Igor SantoroBrigatto, Felipe AlvesOliveira, Thiago Pires deJunior, Antonio Carlos Tavares2021-06-07T20:46:27Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22233Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:18.517018Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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