Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fonseca, José Henrique Monteiro
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: dos Anjos, Degmar Francisca, Baldrighi, Thiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9813
Resumo: Trata-se de uma pesquisa com 12 jovens, etariedade entre 15 a 24 anos (todos da rede pública de ensino). Teve como lócus o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no município de Cuiabá – MT. Com viés qualitativo, tal pesquisa teve por objetivo analisar os sentidos atribuídos por jovens com diagnóstico positivo para HIV, frente suas vivências no ambiente de ensino, no processo ensino-aprendizagem, nas relações de poder, estigmas e preconceitos. Trabalhou-se enquanto olhar teórico-metodológico com o Construcionismo Social, por meio da análise de repertórios linguísticos, intencionando investigar a produção de sentidos enunciados por práticas discursivas (SPINK, 2012). Frente aos resultados, emergiram relatos concernentes ao impacto do diagnóstico, sentidos de medo, desespero e paralisação de modo temporário, não obstante, destacaram-se também sentidos de aceitação e ressignificação diante da nova realidade como um modo outro de existir. Mas, são gritantes os relatos de sujeitos vítimas de estigmas, preconceitos por causa da orientação homoafetiva e por se viver com HIV/Aids, exprimindo o medo da exposição diante de colegas e professores. Perante tais relatos é possível pensar – entre tantos fatores ligados ao preconceito – sobre o aspecto moral e distorcido entre homossexualidade/HIV, o que aponta ideologicamente para promiscuidade; por isso pretendeu-se desmistificar sócio-historicamente a palavra “promiscuidade” reavendo-a enquanto atributo importante nas relações e enfrentamentos dos corpos sociais, corpos estes, estigmatizados e marginalizados, simplesmente por se encontrarem em condições múltiplas de subjetivação e expressão, socialmente condenados por quebrarem o protocolo e o modelo ideológico de corpo moderno, colonial e burguês.
id VERACRUZ-0_7366688392b1f725dea8f078f3c18990
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9813
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body modelsEscolaCorposMultiplicidadesPreconceitosPromiscuidade.Trata-se de uma pesquisa com 12 jovens, etariedade entre 15 a 24 anos (todos da rede pública de ensino). Teve como lócus o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no município de Cuiabá – MT. Com viés qualitativo, tal pesquisa teve por objetivo analisar os sentidos atribuídos por jovens com diagnóstico positivo para HIV, frente suas vivências no ambiente de ensino, no processo ensino-aprendizagem, nas relações de poder, estigmas e preconceitos. Trabalhou-se enquanto olhar teórico-metodológico com o Construcionismo Social, por meio da análise de repertórios linguísticos, intencionando investigar a produção de sentidos enunciados por práticas discursivas (SPINK, 2012). Frente aos resultados, emergiram relatos concernentes ao impacto do diagnóstico, sentidos de medo, desespero e paralisação de modo temporário, não obstante, destacaram-se também sentidos de aceitação e ressignificação diante da nova realidade como um modo outro de existir. Mas, são gritantes os relatos de sujeitos vítimas de estigmas, preconceitos por causa da orientação homoafetiva e por se viver com HIV/Aids, exprimindo o medo da exposição diante de colegas e professores. Perante tais relatos é possível pensar – entre tantos fatores ligados ao preconceito – sobre o aspecto moral e distorcido entre homossexualidade/HIV, o que aponta ideologicamente para promiscuidade; por isso pretendeu-se desmistificar sócio-historicamente a palavra “promiscuidade” reavendo-a enquanto atributo importante nas relações e enfrentamentos dos corpos sociais, corpos estes, estigmatizados e marginalizados, simplesmente por se encontrarem em condições múltiplas de subjetivação e expressão, socialmente condenados por quebrarem o protocolo e o modelo ideológico de corpo moderno, colonial e burguês.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/981310.34117/bjdv6n5-178Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26228-26241Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26228-26241Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26228-262412525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9813/pdfCopyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca, José Henrique Monteirodos Anjos, Degmar FranciscaBaldrighi, Thiago2021-08-20T19:53:34Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/9813Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:27.414373Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models
title Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models
spellingShingle Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models
da Fonseca, José Henrique Monteiro
Escola
Corpos
Multiplicidades
Preconceitos
Promiscuidade.
title_short Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models
title_full Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models
title_fullStr Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models
title_full_unstemmed Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models
title_sort Multiplicidades na escola: Uma desmistificação da promiscuidade frente ao hiv e os diversos modelos de corpo / Multiplicities in school: Demystifying promiscuity in front of hiv and diverse body models
author da Fonseca, José Henrique Monteiro
author_facet da Fonseca, José Henrique Monteiro
dos Anjos, Degmar Francisca
Baldrighi, Thiago
author_role author
author2 dos Anjos, Degmar Francisca
Baldrighi, Thiago
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Fonseca, José Henrique Monteiro
dos Anjos, Degmar Francisca
Baldrighi, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Corpos
Multiplicidades
Preconceitos
Promiscuidade.
topic Escola
Corpos
Multiplicidades
Preconceitos
Promiscuidade.
description Trata-se de uma pesquisa com 12 jovens, etariedade entre 15 a 24 anos (todos da rede pública de ensino). Teve como lócus o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no município de Cuiabá – MT. Com viés qualitativo, tal pesquisa teve por objetivo analisar os sentidos atribuídos por jovens com diagnóstico positivo para HIV, frente suas vivências no ambiente de ensino, no processo ensino-aprendizagem, nas relações de poder, estigmas e preconceitos. Trabalhou-se enquanto olhar teórico-metodológico com o Construcionismo Social, por meio da análise de repertórios linguísticos, intencionando investigar a produção de sentidos enunciados por práticas discursivas (SPINK, 2012). Frente aos resultados, emergiram relatos concernentes ao impacto do diagnóstico, sentidos de medo, desespero e paralisação de modo temporário, não obstante, destacaram-se também sentidos de aceitação e ressignificação diante da nova realidade como um modo outro de existir. Mas, são gritantes os relatos de sujeitos vítimas de estigmas, preconceitos por causa da orientação homoafetiva e por se viver com HIV/Aids, exprimindo o medo da exposição diante de colegas e professores. Perante tais relatos é possível pensar – entre tantos fatores ligados ao preconceito – sobre o aspecto moral e distorcido entre homossexualidade/HIV, o que aponta ideologicamente para promiscuidade; por isso pretendeu-se desmistificar sócio-historicamente a palavra “promiscuidade” reavendo-a enquanto atributo importante nas relações e enfrentamentos dos corpos sociais, corpos estes, estigmatizados e marginalizados, simplesmente por se encontrarem em condições múltiplas de subjetivação e expressão, socialmente condenados por quebrarem o protocolo e o modelo ideológico de corpo moderno, colonial e burguês.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9813
10.34117/bjdv6n5-178
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9813
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/9813/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 26228-26241
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 26228-26241
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 26228-26241
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645450695147520