Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Luiz Adriano Simas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Reis, Dércio Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32861
Resumo: As motocicletas são responsáveis por uma grande parte dos acidentes de trânsito e cerca de 28% acabam sendo fatais. A fragilidade deste veículo junto com a direção perigosa, uso de celulares, drogas e outras corroboram para esta estatística. Outro dado importante são as indenizações pagas por tipo de veículo, que de acordo com a Seguradora Líder-DPVAT, foram de 77% do total de indenizações pagas no ano de 2019 e 79% no ano de 2020. Diante destas e demais estatísticas negativas, faz-se necessário a busca e o desenvolvimento de alternativas que venham somar esforços para minimizar solucionar este problema. A utilização da tecnologia e automação podem ajudar a diminuição dos índices negativos dessa problemática, visto que sua utilização pode melhorar a tomada de decisões no cenário real, evitando colisões e acidentes fatais. Neste contexto, este trabalho visa o desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão e de baixo custo para motocicletas. Para o desenvolvimento do protótipo foi utilizado o Design Thinking. O protótipo foi testado utilizando carrinho de controle remoto em um ambiente controlado e apresentou bons resultados para futuras iterações no processo de desenvolvimento de produto. 
id VERACRUZ-0_744fceb12fe6cd7bd72eafa1f8865979
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32861
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcyclesProdutoDesign ThinkingEsp32MotocicletaAcidenteProtótipo.As motocicletas são responsáveis por uma grande parte dos acidentes de trânsito e cerca de 28% acabam sendo fatais. A fragilidade deste veículo junto com a direção perigosa, uso de celulares, drogas e outras corroboram para esta estatística. Outro dado importante são as indenizações pagas por tipo de veículo, que de acordo com a Seguradora Líder-DPVAT, foram de 77% do total de indenizações pagas no ano de 2019 e 79% no ano de 2020. Diante destas e demais estatísticas negativas, faz-se necessário a busca e o desenvolvimento de alternativas que venham somar esforços para minimizar solucionar este problema. A utilização da tecnologia e automação podem ajudar a diminuição dos índices negativos dessa problemática, visto que sua utilização pode melhorar a tomada de decisões no cenário real, evitando colisões e acidentes fatais. Neste contexto, este trabalho visa o desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão e de baixo custo para motocicletas. Para o desenvolvimento do protótipo foi utilizado o Design Thinking. O protótipo foi testado utilizando carrinho de controle remoto em um ambiente controlado e apresentou bons resultados para futuras iterações no processo de desenvolvimento de produto. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3286110.34117/bjdv7n7-302Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 70638-70655Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 70638-70655Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 70638-706552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32861/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Luiz Adriano SimasReis, Dércio Luiz2021-09-14T13:00:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/32861Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:20.572213Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles
title Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles
spellingShingle Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles
da Silva, Luiz Adriano Simas
Produto
Design Thinking
Esp32
Motocicleta
Acidente
Protótipo.
title_short Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles
title_full Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles
title_fullStr Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles
title_sort Desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão de baixo custo para motocicletas / Development of a low-cost active anti-collision safety prototype for motorcycles
author da Silva, Luiz Adriano Simas
author_facet da Silva, Luiz Adriano Simas
Reis, Dércio Luiz
author_role author
author2 Reis, Dércio Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Luiz Adriano Simas
Reis, Dércio Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Produto
Design Thinking
Esp32
Motocicleta
Acidente
Protótipo.
topic Produto
Design Thinking
Esp32
Motocicleta
Acidente
Protótipo.
description As motocicletas são responsáveis por uma grande parte dos acidentes de trânsito e cerca de 28% acabam sendo fatais. A fragilidade deste veículo junto com a direção perigosa, uso de celulares, drogas e outras corroboram para esta estatística. Outro dado importante são as indenizações pagas por tipo de veículo, que de acordo com a Seguradora Líder-DPVAT, foram de 77% do total de indenizações pagas no ano de 2019 e 79% no ano de 2020. Diante destas e demais estatísticas negativas, faz-se necessário a busca e o desenvolvimento de alternativas que venham somar esforços para minimizar solucionar este problema. A utilização da tecnologia e automação podem ajudar a diminuição dos índices negativos dessa problemática, visto que sua utilização pode melhorar a tomada de decisões no cenário real, evitando colisões e acidentes fatais. Neste contexto, este trabalho visa o desenvolvimento de um protótipo de segurança ativa anticolisão e de baixo custo para motocicletas. Para o desenvolvimento do protótipo foi utilizado o Design Thinking. O protótipo foi testado utilizando carrinho de controle remoto em um ambiente controlado e apresentou bons resultados para futuras iterações no processo de desenvolvimento de produto. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32861
10.34117/bjdv7n7-302
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32861
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/32861/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 70638-70655
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 70638-70655
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 70638-70655
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645546054746112