Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Tássio José
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219
Resumo: Este artigo tem como objetivo problematizar a cidadania na infância e a possibilidade de participação das crianças na estrutura político-social das sociedades. A partir de uma reflexão teórica inicialmente inspirada pelas configurações do protesto das crianças do Quênia, aliada à análise de documentos recentemente publicados por organismos internacionais, apresentaremos os entraves e possibilidades que se colocam na efetivação da participação das crianças como sujeitos de direitos. O processo de construção e fortalecimento de uma Pedagogia da Educação Infantil, somado à consolidação de mecanismos teóricos e práticos que efetivem o protagonismo político e social das crianças, apresenta-se como questão fundante na atualidade, focada nesta reflexão.
id VERACRUZ-0_74e6ff25c323bbc8dee8b89f7d23ecf4
oai_identifier_str oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/219
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidadesWe want our playground! Participation and citizenship in childhood: barriers and possibilitiesCidadania; Infância; Participação.Citizenship; Childhood; ParticipationEste artigo tem como objetivo problematizar a cidadania na infância e a possibilidade de participação das crianças na estrutura político-social das sociedades. A partir de uma reflexão teórica inicialmente inspirada pelas configurações do protesto das crianças do Quênia, aliada à análise de documentos recentemente publicados por organismos internacionais, apresentaremos os entraves e possibilidades que se colocam na efetivação da participação das crianças como sujeitos de direitos. O processo de construção e fortalecimento de uma Pedagogia da Educação Infantil, somado à consolidação de mecanismos teóricos e práticos que efetivem o protagonismo político e social das crianças, apresenta-se como questão fundante na atualidade, focada nesta reflexão.This article aims to discuss citizenship in childhood and the possibility of participation of children in political and social structures of societies. From a theoretical reflection initially inspired by the protest settings of children in Kenya, together with the analysis of documents recently published by international organizations, it presents the obstacles and opportunities that arise in the execution of the participation and strengthening an Early Childhood Education Pedagogy, coupled with the consolidation of theoretical and practical mechanisms to give effect to the political and social role of children, appears as insurgent question today, and it’s focused in this reflection.Vera Cruzda Silva, Tássio José2015-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/21910.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art219Veras; v. 5, n. 2 (2015); 104-1202236-572910.14212/veras.vol5.n2.ano2015reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219/145info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T23:15:10ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
We want our playground! Participation and citizenship in childhood: barriers and possibilities
title Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
spellingShingle Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
da Silva, Tássio José
Cidadania; Infância; Participação.
Citizenship; Childhood; Participation
title_short Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
title_full Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
title_fullStr Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
title_full_unstemmed Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
title_sort Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
author da Silva, Tássio José
author_facet da Silva, Tássio José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Tássio José
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania; Infância; Participação.
Citizenship; Childhood; Participation
topic Cidadania; Infância; Participação.
Citizenship; Childhood; Participation
description Este artigo tem como objetivo problematizar a cidadania na infância e a possibilidade de participação das crianças na estrutura político-social das sociedades. A partir de uma reflexão teórica inicialmente inspirada pelas configurações do protesto das crianças do Quênia, aliada à análise de documentos recentemente publicados por organismos internacionais, apresentaremos os entraves e possibilidades que se colocam na efetivação da participação das crianças como sujeitos de direitos. O processo de construção e fortalecimento de uma Pedagogia da Educação Infantil, somado à consolidação de mecanismos teóricos e práticos que efetivem o protagonismo político e social das crianças, apresenta-se como questão fundante na atualidade, focada nesta reflexão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219
10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art219
url http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219
identifier_str_mv 10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219/145
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
publisher.none.fl_str_mv Vera Cruz
dc.source.none.fl_str_mv Veras; v. 5, n. 2 (2015); 104-120
2236-5729
10.14212/veras.vol5.n2.ano2015
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731734792157790208