Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar a cidadania na infância e a possibilidade de participação das crianças na estrutura político-social das sociedades. A partir de uma reflexão teórica inicialmente inspirada pelas configurações do protesto das crianças do Quênia, aliada à análise de documentos recentemente publicados por organismos internacionais, apresentaremos os entraves e possibilidades que se colocam na efetivação da participação das crianças como sujeitos de direitos. O processo de construção e fortalecimento de uma Pedagogia da Educação Infantil, somado à consolidação de mecanismos teóricos e práticos que efetivem o protagonismo político e social das crianças, apresenta-se como questão fundante na atualidade, focada nesta reflexão. |
id |
VERACRUZ-0_74e6ff25c323bbc8dee8b89f7d23ecf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.iseveracruz.edu.br:article/219 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidadesWe want our playground! Participation and citizenship in childhood: barriers and possibilitiesCidadania; Infância; Participação.Citizenship; Childhood; ParticipationEste artigo tem como objetivo problematizar a cidadania na infância e a possibilidade de participação das crianças na estrutura político-social das sociedades. A partir de uma reflexão teórica inicialmente inspirada pelas configurações do protesto das crianças do Quênia, aliada à análise de documentos recentemente publicados por organismos internacionais, apresentaremos os entraves e possibilidades que se colocam na efetivação da participação das crianças como sujeitos de direitos. O processo de construção e fortalecimento de uma Pedagogia da Educação Infantil, somado à consolidação de mecanismos teóricos e práticos que efetivem o protagonismo político e social das crianças, apresenta-se como questão fundante na atualidade, focada nesta reflexão.This article aims to discuss citizenship in childhood and the possibility of participation of children in political and social structures of societies. From a theoretical reflection initially inspired by the protest settings of children in Kenya, together with the analysis of documents recently published by international organizations, it presents the obstacles and opportunities that arise in the execution of the participation and strengthening an Early Childhood Education Pedagogy, coupled with the consolidation of theoretical and practical mechanisms to give effect to the political and social role of children, appears as insurgent question today, and it’s focused in this reflection.Vera Cruzda Silva, Tássio José2015-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/21910.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art219Veras; v. 5, n. 2 (2015); 104-1202236-572910.14212/veras.vol5.n2.ano2015reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219/145info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-06T23:15:10ZRevista |
dc.title.none.fl_str_mv |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades We want our playground! Participation and citizenship in childhood: barriers and possibilities |
title |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades |
spellingShingle |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades da Silva, Tássio José Cidadania; Infância; Participação. Citizenship; Childhood; Participation |
title_short |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades |
title_full |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades |
title_fullStr |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades |
title_sort |
Queremos o nosso playground! Participação e cidadania na infância: entraves e possibilidades |
author |
da Silva, Tássio José |
author_facet |
da Silva, Tássio José |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Tássio José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania; Infância; Participação. Citizenship; Childhood; Participation |
topic |
Cidadania; Infância; Participação. Citizenship; Childhood; Participation |
description |
Este artigo tem como objetivo problematizar a cidadania na infância e a possibilidade de participação das crianças na estrutura político-social das sociedades. A partir de uma reflexão teórica inicialmente inspirada pelas configurações do protesto das crianças do Quênia, aliada à análise de documentos recentemente publicados por organismos internacionais, apresentaremos os entraves e possibilidades que se colocam na efetivação da participação das crianças como sujeitos de direitos. O processo de construção e fortalecimento de uma Pedagogia da Educação Infantil, somado à consolidação de mecanismos teóricos e práticos que efetivem o protagonismo político e social das crianças, apresenta-se como questão fundante na atualidade, focada nesta reflexão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219 10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art219 |
url |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219 |
identifier_str_mv |
10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/article/view/219/145 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
publisher.none.fl_str_mv |
Vera Cruz |
dc.source.none.fl_str_mv |
Veras; v. 5, n. 2 (2015); 104-120 2236-5729 10.14212/veras.vol5.n2.ano2015 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731734792157790208 |