Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160 |
Resumo: | A Geografia é a ciência que tem o Espaço como principal objeto de estudo, possuindo assim uma extensa área de conhecimento que visa compreender, sobretudo, a interação do ser humano com o Meio no qual está inserido. Por ser um campo abrangente e de conhecimentos, esta ciência influência diversas funções e subáreas do ensino, o que a torna ainda mais versátil e extraordinária. Apesar de a Ciência Geográfica ser singular, pois está sempre em construção e descoberta, se tornando às vezes monótona e enfadonha no âmbito do ensino, dificultando a transmissão do saber, especialmente no caso da Educação Especial Inclusiva. Neste sentido, os acadêmicos do PIBID, através do Subprojeto Geografia – Educação para à Promoção da Saúde, juntamente com a coordenadora e professora supervisora, desenvolveram diversas oficinas lúdicas com os discentes da Sala de Recursos Multifuncionais de uma Escola Estadual de Montes Claros – MG, a fim de apontar as abundantes pluralidades desta Ciência, buscando ensinar de uma maneira inovadora, leve e prazerosa, mostrando que é possível lecionar na Educação Especial Inclusiva de maneira eficaz, para que a Ciência Geográfica não se perca em meio à monotonia dos singulares métodos de ensino encontrados na contemporaneidade. |
id |
VERACRUZ-0_7511da9b334b16a138b365159a7307c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7160 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MGGeografiaOficinasEducação Especial InclusivaPIBID.A Geografia é a ciência que tem o Espaço como principal objeto de estudo, possuindo assim uma extensa área de conhecimento que visa compreender, sobretudo, a interação do ser humano com o Meio no qual está inserido. Por ser um campo abrangente e de conhecimentos, esta ciência influência diversas funções e subáreas do ensino, o que a torna ainda mais versátil e extraordinária. Apesar de a Ciência Geográfica ser singular, pois está sempre em construção e descoberta, se tornando às vezes monótona e enfadonha no âmbito do ensino, dificultando a transmissão do saber, especialmente no caso da Educação Especial Inclusiva. Neste sentido, os acadêmicos do PIBID, através do Subprojeto Geografia – Educação para à Promoção da Saúde, juntamente com a coordenadora e professora supervisora, desenvolveram diversas oficinas lúdicas com os discentes da Sala de Recursos Multifuncionais de uma Escola Estadual de Montes Claros – MG, a fim de apontar as abundantes pluralidades desta Ciência, buscando ensinar de uma maneira inovadora, leve e prazerosa, mostrando que é possível lecionar na Educação Especial Inclusiva de maneira eficaz, para que a Ciência Geográfica não se perca em meio à monotonia dos singulares métodos de ensino encontrados na contemporaneidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/716010.34117/bjdv6n2-274Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 9003-9012Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 9003-9012Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 9003-90122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160/6246Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuas, Túlio de OliveiraSilveira, Iara Maria Soares Costa da2020-03-18T16:24:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7160Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:14.167497Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG |
title |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG |
spellingShingle |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG Ruas, Túlio de Oliveira Geografia Oficinas Educação Especial Inclusiva PIBID. |
title_short |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG |
title_full |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG |
title_fullStr |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG |
title_full_unstemmed |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG |
title_sort |
Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG |
author |
Ruas, Túlio de Oliveira |
author_facet |
Ruas, Túlio de Oliveira Silveira, Iara Maria Soares Costa da |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Iara Maria Soares Costa da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruas, Túlio de Oliveira Silveira, Iara Maria Soares Costa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Oficinas Educação Especial Inclusiva PIBID. |
topic |
Geografia Oficinas Educação Especial Inclusiva PIBID. |
description |
A Geografia é a ciência que tem o Espaço como principal objeto de estudo, possuindo assim uma extensa área de conhecimento que visa compreender, sobretudo, a interação do ser humano com o Meio no qual está inserido. Por ser um campo abrangente e de conhecimentos, esta ciência influência diversas funções e subáreas do ensino, o que a torna ainda mais versátil e extraordinária. Apesar de a Ciência Geográfica ser singular, pois está sempre em construção e descoberta, se tornando às vezes monótona e enfadonha no âmbito do ensino, dificultando a transmissão do saber, especialmente no caso da Educação Especial Inclusiva. Neste sentido, os acadêmicos do PIBID, através do Subprojeto Geografia – Educação para à Promoção da Saúde, juntamente com a coordenadora e professora supervisora, desenvolveram diversas oficinas lúdicas com os discentes da Sala de Recursos Multifuncionais de uma Escola Estadual de Montes Claros – MG, a fim de apontar as abundantes pluralidades desta Ciência, buscando ensinar de uma maneira inovadora, leve e prazerosa, mostrando que é possível lecionar na Educação Especial Inclusiva de maneira eficaz, para que a Ciência Geográfica não se perca em meio à monotonia dos singulares métodos de ensino encontrados na contemporaneidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160 10.34117/bjdv6n2-274 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160/6246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 9003-9012 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 9003-9012 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 9003-9012 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645440597360640 |