Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruas, Túlio de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira, Iara Maria Soares Costa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160
Resumo: A Geografia é a ciência que tem o Espaço como principal objeto de estudo, possuindo assim uma extensa área de conhecimento que visa compreender, sobretudo, a interação do ser humano com o Meio no qual está inserido. Por ser um campo abrangente e de conhecimentos, esta ciência influência diversas funções e subáreas do ensino, o que a torna ainda mais versátil e extraordinária. Apesar de a Ciência Geográfica ser singular, pois está sempre em construção e descoberta, se tornando às vezes monótona e enfadonha no âmbito do ensino, dificultando a transmissão do saber, especialmente no caso da Educação Especial Inclusiva. Neste sentido, os acadêmicos do PIBID, através do Subprojeto Geografia – Educação para à Promoção da Saúde, juntamente com a coordenadora e professora supervisora, desenvolveram diversas oficinas lúdicas com os discentes da Sala de Recursos Multifuncionais de uma Escola Estadual de Montes Claros – MG, a fim de apontar as abundantes pluralidades desta Ciência, buscando ensinar de uma maneira inovadora, leve e prazerosa, mostrando que é possível lecionar na Educação Especial Inclusiva de maneira eficaz, para que a Ciência Geográfica não se perca em meio à monotonia dos singulares métodos de ensino encontrados na contemporaneidade.
id VERACRUZ-0_7511da9b334b16a138b365159a7307c8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7160
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MGGeografiaOficinasEducação Especial InclusivaPIBID.A Geografia é a ciência que tem o Espaço como principal objeto de estudo, possuindo assim uma extensa área de conhecimento que visa compreender, sobretudo, a interação do ser humano com o Meio no qual está inserido. Por ser um campo abrangente e de conhecimentos, esta ciência influência diversas funções e subáreas do ensino, o que a torna ainda mais versátil e extraordinária. Apesar de a Ciência Geográfica ser singular, pois está sempre em construção e descoberta, se tornando às vezes monótona e enfadonha no âmbito do ensino, dificultando a transmissão do saber, especialmente no caso da Educação Especial Inclusiva. Neste sentido, os acadêmicos do PIBID, através do Subprojeto Geografia – Educação para à Promoção da Saúde, juntamente com a coordenadora e professora supervisora, desenvolveram diversas oficinas lúdicas com os discentes da Sala de Recursos Multifuncionais de uma Escola Estadual de Montes Claros – MG, a fim de apontar as abundantes pluralidades desta Ciência, buscando ensinar de uma maneira inovadora, leve e prazerosa, mostrando que é possível lecionar na Educação Especial Inclusiva de maneira eficaz, para que a Ciência Geográfica não se perca em meio à monotonia dos singulares métodos de ensino encontrados na contemporaneidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/716010.34117/bjdv6n2-274Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 9003-9012Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 9003-9012Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 9003-90122525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160/6246Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuas, Túlio de OliveiraSilveira, Iara Maria Soares Costa da2020-03-18T16:24:29Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7160Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:14.167497Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
title Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
spellingShingle Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
Ruas, Túlio de Oliveira
Geografia
Oficinas
Educação Especial Inclusiva
PIBID.
title_short Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
title_full Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
title_fullStr Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
title_full_unstemmed Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
title_sort Oficinas lúdicas como aportes do ensino da geografia na educação especial inclusiva em uma escola estadual de Montes Claros – MG / Playing workshops as supports of teaching geography in special inclusive education in a state school in Montes Claros – MG
author Ruas, Túlio de Oliveira
author_facet Ruas, Túlio de Oliveira
Silveira, Iara Maria Soares Costa da
author_role author
author2 Silveira, Iara Maria Soares Costa da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruas, Túlio de Oliveira
Silveira, Iara Maria Soares Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Oficinas
Educação Especial Inclusiva
PIBID.
topic Geografia
Oficinas
Educação Especial Inclusiva
PIBID.
description A Geografia é a ciência que tem o Espaço como principal objeto de estudo, possuindo assim uma extensa área de conhecimento que visa compreender, sobretudo, a interação do ser humano com o Meio no qual está inserido. Por ser um campo abrangente e de conhecimentos, esta ciência influência diversas funções e subáreas do ensino, o que a torna ainda mais versátil e extraordinária. Apesar de a Ciência Geográfica ser singular, pois está sempre em construção e descoberta, se tornando às vezes monótona e enfadonha no âmbito do ensino, dificultando a transmissão do saber, especialmente no caso da Educação Especial Inclusiva. Neste sentido, os acadêmicos do PIBID, através do Subprojeto Geografia – Educação para à Promoção da Saúde, juntamente com a coordenadora e professora supervisora, desenvolveram diversas oficinas lúdicas com os discentes da Sala de Recursos Multifuncionais de uma Escola Estadual de Montes Claros – MG, a fim de apontar as abundantes pluralidades desta Ciência, buscando ensinar de uma maneira inovadora, leve e prazerosa, mostrando que é possível lecionar na Educação Especial Inclusiva de maneira eficaz, para que a Ciência Geográfica não se perca em meio à monotonia dos singulares métodos de ensino encontrados na contemporaneidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160
10.34117/bjdv6n2-274
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7160/6246
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 9003-9012
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 9003-9012
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 9003-9012
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645440597360640