Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n11-207 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692 |
Resumo: | Este trabalho trata da retração das mulheres na carreira da ciência da computação e das dificuldades de compreensão e de suas implicações no processo de formação de programadores. Desta forma o trabalho propõe a oferta de oficinas baseadas nos pilares do pensamento computacional para meninas do quinto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública. A proposta é resultante de uma experiência de iniciação à programação com uma estudante surda, e tem como objetivo desenvolver o letramento em programação através do pensamento computacional para compreensão dos problemas, despertando o interesse de meninas pela área |
id |
VERACRUZ-0_757e03e3a8d388bd18bcd886aff195a7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4692 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problemsmeninasprogramaçãopensamento computacional.Este trabalho trata da retração das mulheres na carreira da ciência da computação e das dificuldades de compreensão e de suas implicações no processo de formação de programadores. Desta forma o trabalho propõe a oferta de oficinas baseadas nos pilares do pensamento computacional para meninas do quinto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública. A proposta é resultante de uma experiência de iniciação à programação com uma estudante surda, e tem como objetivo desenvolver o letramento em programação através do pensamento computacional para compreensão dos problemas, despertando o interesse de meninas pela áreaBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/469210.34117/bjdv5n11-207Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25451-25458Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25451-25458Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25451-254582525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692/4330Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarquiori, Vania SilvaresOliveira, Marcia Gonçalves deNascimento, Gabriel Silva2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4692Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:56.208274Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems |
title |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems |
spellingShingle |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems Marquiori, Vania Silvares meninas programação pensamento computacional. Marquiori, Vania Silvares meninas programação pensamento computacional. |
title_short |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems |
title_full |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems |
title_fullStr |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems |
title_full_unstemmed |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems |
title_sort |
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems |
author |
Marquiori, Vania Silvares |
author_facet |
Marquiori, Vania Silvares Marquiori, Vania Silvares Oliveira, Marcia Gonçalves de Nascimento, Gabriel Silva Oliveira, Marcia Gonçalves de Nascimento, Gabriel Silva |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Marcia Gonçalves de Nascimento, Gabriel Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marquiori, Vania Silvares Oliveira, Marcia Gonçalves de Nascimento, Gabriel Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
meninas programação pensamento computacional. |
topic |
meninas programação pensamento computacional. |
description |
Este trabalho trata da retração das mulheres na carreira da ciência da computação e das dificuldades de compreensão e de suas implicações no processo de formação de programadores. Desta forma o trabalho propõe a oferta de oficinas baseadas nos pilares do pensamento computacional para meninas do quinto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública. A proposta é resultante de uma experiência de iniciação à programação com uma estudante surda, e tem como objetivo desenvolver o letramento em programação através do pensamento computacional para compreensão dos problemas, despertando o interesse de meninas pela área |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692 10.34117/bjdv5n11-207 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692/4330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25451-25458 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25451-25458 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25451-25458 2525-8761 10.34117/bjdv.v5i11 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183797699903488 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv5n11-207 |