Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marquiori, Vania Silvares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Marcia Gonçalves de, Nascimento, Gabriel Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv5n11-207
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692
Resumo: Este trabalho trata da retração das mulheres na carreira da ciência da computação e das dificuldades de compreensão e de suas implicações no processo de formação de programadores. Desta forma o trabalho propõe a oferta de oficinas baseadas nos pilares do pensamento computacional para meninas do quinto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública. A proposta é resultante de uma experiência de iniciação à programação com uma estudante surda, e tem como objetivo desenvolver o letramento em programação através do pensamento computacional para compreensão dos problemas, despertando o interesse de meninas pela área
id VERACRUZ-0_757e03e3a8d388bd18bcd886aff195a7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4692
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problemsmeninasprogramaçãopensamento computacional.Este trabalho trata da retração das mulheres na carreira da ciência da computação e das dificuldades de compreensão e de suas implicações no processo de formação de programadores. Desta forma o trabalho propõe a oferta de oficinas baseadas nos pilares do pensamento computacional para meninas do quinto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública. A proposta é resultante de uma experiência de iniciação à programação com uma estudante surda, e tem como objetivo desenvolver o letramento em programação através do pensamento computacional para compreensão dos problemas, despertando o interesse de meninas pela áreaBrazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/469210.34117/bjdv5n11-207Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25451-25458Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25451-25458Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25451-254582525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692/4330Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarquiori, Vania SilvaresOliveira, Marcia Gonçalves deNascimento, Gabriel Silva2021-02-15T12:36:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4692Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:56.208274Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
title Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
spellingShingle Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
Marquiori, Vania Silvares
meninas
programação
pensamento computacional.
Marquiori, Vania Silvares
meninas
programação
pensamento computacional.
title_short Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
title_full Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
title_fullStr Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
title_full_unstemmed Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
title_sort Letramento de Meninas em Programação através do Pensamento Computacional para Compreensão de Problemas/ Girls Literacy in Programming through Computational Thinking to Understand Problems
author Marquiori, Vania Silvares
author_facet Marquiori, Vania Silvares
Marquiori, Vania Silvares
Oliveira, Marcia Gonçalves de
Nascimento, Gabriel Silva
Oliveira, Marcia Gonçalves de
Nascimento, Gabriel Silva
author_role author
author2 Oliveira, Marcia Gonçalves de
Nascimento, Gabriel Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marquiori, Vania Silvares
Oliveira, Marcia Gonçalves de
Nascimento, Gabriel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv meninas
programação
pensamento computacional.
topic meninas
programação
pensamento computacional.
description Este trabalho trata da retração das mulheres na carreira da ciência da computação e das dificuldades de compreensão e de suas implicações no processo de formação de programadores. Desta forma o trabalho propõe a oferta de oficinas baseadas nos pilares do pensamento computacional para meninas do quinto ao nono ano do ensino fundamental em escola pública. A proposta é resultante de uma experiência de iniciação à programação com uma estudante surda, e tem como objetivo desenvolver o letramento em programação através do pensamento computacional para compreensão dos problemas, despertando o interesse de meninas pela área
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692
10.34117/bjdv5n11-207
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4692/4330
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 25451-25458
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 25451-25458
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 25451-25458
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183797699903488
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv5n11-207