A teoria piagetiana da representação do espaço e a cartografia escolar: o que as pesquisas informam? / The piagetian theory of space representation and scholl cartography: what do surveys tell us?
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n3-281 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26185 |
Resumo: | A teoria de Jean Piaget sobre a representação do espaço revela que as noções espaciais são topológicas, projetivas e euclidianas. São também essas as relações que possibilitam a representação gráfica dos mapas, do espaço vivido que é tridimensional para o mapa que é bidimensional. Sendo o mapa um dos principais instrumentos para o ensino e aprendizado dos saberes geográficos, nos intrigou as relações que podem ser estabelecidas entre a teoria de Piaget e a Cartografia Escolar. O estudo realizado objetivou relacionar a teoria piagetiana sobre a representação do espaço com a construção de conhecimentos cartográficos. Caracterizado como bibliográfico, o presente estudo buscou na literatura, pesquisas com a temática piagetiana sobre o espaço cognitivo e a Cartografia Escolar. Assim sendo, procedeu um levantamento na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do portal CAPES. Foram combinados os termos Piaget, Geografia, Representação do Espaço e Noções Espaciais. Nenhum período foi definido, para que uma busca abrangente pudesse ser relacionada e posteriormente um novo filtro fosse aplicado, por meio da leitura dos resumos. Como resultados, foram encontrados 9 estudos sobre a temática. A revisão qualitativa desses estudos possibilitou que emergissem 5 categorias de análise: 1 - Diferentes níveis do desenvolvimento cognitivo; 2 - Dificuldades na operacionalização das noções espaciais; 3 - Relevância pedagógica das metodologias ativas para a alfabetização cartográfica; 4 - O papel do professor no desenvolvimento das noções espaciais; e 5 - Falhas e deficiências no ensino. Em nossa análise, estas 5 temáticas são relevantes para construção de conhecimentos significativos acerca dos mapas e das relações socioespaciais. Consideramos por fim, que a teoria piagetiana acerca do espaço representativo tem importantes implicações pedagógicas para a Cartografia Escolar e a Alfabetização Cartográfica. |
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A teoria piagetiana da representação do espaço e a cartografia escolar: o que as pesquisas informam? / The piagetian theory of space representation and scholl cartography: what do surveys tell us?Cartografia EscolarRepresentação do EspaçoTeoria PiagetianaEnsino de GeografiaNoções espaciais.A teoria de Jean Piaget sobre a representação do espaço revela que as noções espaciais são topológicas, projetivas e euclidianas. São também essas as relações que possibilitam a representação gráfica dos mapas, do espaço vivido que é tridimensional para o mapa que é bidimensional. Sendo o mapa um dos principais instrumentos para o ensino e aprendizado dos saberes geográficos, nos intrigou as relações que podem ser estabelecidas entre a teoria de Piaget e a Cartografia Escolar. O estudo realizado objetivou relacionar a teoria piagetiana sobre a representação do espaço com a construção de conhecimentos cartográficos. Caracterizado como bibliográfico, o presente estudo buscou na literatura, pesquisas com a temática piagetiana sobre o espaço cognitivo e a Cartografia Escolar. Assim sendo, procedeu um levantamento na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do portal CAPES. Foram combinados os termos Piaget, Geografia, Representação do Espaço e Noções Espaciais. Nenhum período foi definido, para que uma busca abrangente pudesse ser relacionada e posteriormente um novo filtro fosse aplicado, por meio da leitura dos resumos. Como resultados, foram encontrados 9 estudos sobre a temática. A revisão qualitativa desses estudos possibilitou que emergissem 5 categorias de análise: 1 - Diferentes níveis do desenvolvimento cognitivo; 2 - Dificuldades na operacionalização das noções espaciais; 3 - Relevância pedagógica das metodologias ativas para a alfabetização cartográfica; 4 - O papel do professor no desenvolvimento das noções espaciais; e 5 - Falhas e deficiências no ensino. Em nossa análise, estas 5 temáticas são relevantes para construção de conhecimentos significativos acerca dos mapas e das relações socioespaciais. Consideramos por fim, que a teoria piagetiana acerca do espaço representativo tem importantes implicações pedagógicas para a Cartografia Escolar e a Alfabetização Cartográfica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2618510.34117/bjdv7n3-281Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 24997-25015Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 24997-25015Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 24997-250152525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26185/20782Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGodoi, Guilherme Aparecido deOliveira, Francismara Neves deAmado, Ana Cristina da SilvaJúnior, Sidney Lopes SanchezLopes, Jamille MansurMauricio, Maria Fernanda Maceira2022-03-29T12:15:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/26185Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:12.056197Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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