A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313 |
Resumo: | A origem sociocultural, o tipo de formação e o efeito geracional dos professores de educação física em um ambiente de ensino nas escolas por meio da educação física e temas transversais influenciam o comportamento pedagógico, nas relações entre socialização e professores, sua capacidade de transmitir conhecimentos pedagógicos e seus modos de interação com os alunos no âmbito do ensino. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição para a formação crítica e social dos alunos por meio de temas transversais na disciplina de educação física. A educação física é um autocontrole associado ao avanço físico, motor, afetivo, sociocultural e na saúde e bem estar. Portanto, independentemente do seu valor para as crianças e jovens, a EF escolar não tem cumprido com os seus propósitos reais, exigindo uma prática motivadora e significativa para os formandos. A competência específica é o conjunto de características individuais que permitem a um indivíduo dominar determinada situação por meio de uma atividade efetiva. Essas características formam um sistema dinâmico, cujo resultado é justamente a competência. |
id |
VERACRUZ-0_763705f5971dd39f98e311b017efad06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55313 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of studentseducação físicatemas transversaisformação crítica e socialA origem sociocultural, o tipo de formação e o efeito geracional dos professores de educação física em um ambiente de ensino nas escolas por meio da educação física e temas transversais influenciam o comportamento pedagógico, nas relações entre socialização e professores, sua capacidade de transmitir conhecimentos pedagógicos e seus modos de interação com os alunos no âmbito do ensino. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição para a formação crítica e social dos alunos por meio de temas transversais na disciplina de educação física. A educação física é um autocontrole associado ao avanço físico, motor, afetivo, sociocultural e na saúde e bem estar. Portanto, independentemente do seu valor para as crianças e jovens, a EF escolar não tem cumprido com os seus propósitos reais, exigindo uma prática motivadora e significativa para os formandos. A competência específica é o conjunto de características individuais que permitem a um indivíduo dominar determinada situação por meio de uma atividade efetiva. Essas características formam um sistema dinâmico, cujo resultado é justamente a competência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5531310.34117/bjdv8n12-131Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 78820-78835Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 78820-78835Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 78820-788352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313/40744Copyright (c) 2022 Fabio José Antônio da Silva, Glória Fernandes Lima, Ismael Jung Sanchotene, Paulo Roberto Dalla Valle, Abraão Danziger de Matos, Cristiano Souza da Silva, Rejane Bonadimann Minuzzi, Rui Ribeiro Mendes, Davi Milan, Edna Maria Silva Oliveira, Paula Paraguassu Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fabio José AntônioLima, Glória FernandesSanchotene, Ismael JungValle, Paulo Roberto Dallade Matos, Abraão Danzigerda Silva, Cristiano SouzaMinuzzi, Rejane BonadimannMendes, Rui RibeiroMilan, DaviOliveira, Edna Maria SilvaBrandão, Paula Paraguassu2022-12-28T18:57:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55313Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:41.864288Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students |
title |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students |
spellingShingle |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students da Silva, Fabio José Antônio educação física temas transversais formação crítica e social |
title_short |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students |
title_full |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students |
title_fullStr |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students |
title_full_unstemmed |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students |
title_sort |
A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students |
author |
da Silva, Fabio José Antônio |
author_facet |
da Silva, Fabio José Antônio Lima, Glória Fernandes Sanchotene, Ismael Jung Valle, Paulo Roberto Dalla de Matos, Abraão Danziger da Silva, Cristiano Souza Minuzzi, Rejane Bonadimann Mendes, Rui Ribeiro Milan, Davi Oliveira, Edna Maria Silva Brandão, Paula Paraguassu |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Glória Fernandes Sanchotene, Ismael Jung Valle, Paulo Roberto Dalla de Matos, Abraão Danziger da Silva, Cristiano Souza Minuzzi, Rejane Bonadimann Mendes, Rui Ribeiro Milan, Davi Oliveira, Edna Maria Silva Brandão, Paula Paraguassu |
author2_role |
author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Fabio José Antônio Lima, Glória Fernandes Sanchotene, Ismael Jung Valle, Paulo Roberto Dalla de Matos, Abraão Danziger da Silva, Cristiano Souza Minuzzi, Rejane Bonadimann Mendes, Rui Ribeiro Milan, Davi Oliveira, Edna Maria Silva Brandão, Paula Paraguassu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação física temas transversais formação crítica e social |
topic |
educação física temas transversais formação crítica e social |
description |
A origem sociocultural, o tipo de formação e o efeito geracional dos professores de educação física em um ambiente de ensino nas escolas por meio da educação física e temas transversais influenciam o comportamento pedagógico, nas relações entre socialização e professores, sua capacidade de transmitir conhecimentos pedagógicos e seus modos de interação com os alunos no âmbito do ensino. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição para a formação crítica e social dos alunos por meio de temas transversais na disciplina de educação física. A educação física é um autocontrole associado ao avanço físico, motor, afetivo, sociocultural e na saúde e bem estar. Portanto, independentemente do seu valor para as crianças e jovens, a EF escolar não tem cumprido com os seus propósitos reais, exigindo uma prática motivadora e significativa para os formandos. A competência específica é o conjunto de características individuais que permitem a um indivíduo dominar determinada situação por meio de uma atividade efetiva. Essas características formam um sistema dinâmico, cujo resultado é justamente a competência. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313 10.34117/bjdv8n12-131 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n12-131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313/40744 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 78820-78835 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 78820-78835 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 78820-78835 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645622879715328 |