A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fabio José Antônio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Glória Fernandes, Sanchotene, Ismael Jung, Valle, Paulo Roberto Dalla, de Matos, Abraão Danziger, da Silva, Cristiano Souza, Minuzzi, Rejane Bonadimann, Mendes, Rui Ribeiro, Milan, Davi, Oliveira, Edna Maria Silva, Brandão, Paula Paraguassu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313
Resumo: A origem sociocultural, o tipo de formação e o efeito geracional dos professores de educação física em um ambiente de ensino nas escolas por meio da educação física e temas transversais influenciam o comportamento pedagógico, nas relações entre socialização e professores, sua capacidade de transmitir conhecimentos pedagógicos e seus modos de interação com os alunos no âmbito do ensino. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição para a formação crítica e social dos alunos por meio de temas transversais na disciplina de educação física. A educação física é um autocontrole associado ao avanço físico, motor, afetivo, sociocultural e na saúde e bem estar. Portanto, independentemente do seu valor para as crianças e jovens, a EF escolar não tem cumprido com os seus propósitos reais, exigindo uma prática motivadora e significativa para os formandos. A competência específica é o conjunto de características individuais que permitem a um indivíduo dominar determinada situação por meio de uma atividade efetiva. Essas características formam um sistema dinâmico, cujo resultado é justamente a competência.
id VERACRUZ-0_763705f5971dd39f98e311b017efad06
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55313
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of studentseducação físicatemas transversaisformação crítica e socialA origem sociocultural, o tipo de formação e o efeito geracional dos professores de educação física em um ambiente de ensino nas escolas por meio da educação física e temas transversais influenciam o comportamento pedagógico, nas relações entre socialização e professores, sua capacidade de transmitir conhecimentos pedagógicos e seus modos de interação com os alunos no âmbito do ensino. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição para a formação crítica e social dos alunos por meio de temas transversais na disciplina de educação física. A educação física é um autocontrole associado ao avanço físico, motor, afetivo, sociocultural e na saúde e bem estar. Portanto, independentemente do seu valor para as crianças e jovens, a EF escolar não tem cumprido com os seus propósitos reais, exigindo uma prática motivadora e significativa para os formandos. A competência específica é o conjunto de características individuais que permitem a um indivíduo dominar determinada situação por meio de uma atividade efetiva. Essas características formam um sistema dinâmico, cujo resultado é justamente a competência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5531310.34117/bjdv8n12-131Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 78820-78835Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 78820-78835Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 78820-788352525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313/40744Copyright (c) 2022 Fabio José Antônio da Silva, Glória Fernandes Lima, Ismael Jung Sanchotene, Paulo Roberto Dalla Valle, Abraão Danziger de Matos, Cristiano Souza da Silva, Rejane Bonadimann Minuzzi, Rui Ribeiro Mendes, Davi Milan, Edna Maria Silva Oliveira, Paula Paraguassu Brandãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fabio José AntônioLima, Glória FernandesSanchotene, Ismael JungValle, Paulo Roberto Dallade Matos, Abraão Danzigerda Silva, Cristiano SouzaMinuzzi, Rejane BonadimannMendes, Rui RibeiroMilan, DaviOliveira, Edna Maria SilvaBrandão, Paula Paraguassu2022-12-28T18:57:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55313Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:41.864288Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
title A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
spellingShingle A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
da Silva, Fabio José Antônio
educação física
temas transversais
formação crítica e social
title_short A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
title_full A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
title_fullStr A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
title_full_unstemmed A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
title_sort A educação física e os temas transversais: contribuindo para a formação crítica e social dos alunos: Physical education and cross-cutting themes: contributing to the critical and social training of students
author da Silva, Fabio José Antônio
author_facet da Silva, Fabio José Antônio
Lima, Glória Fernandes
Sanchotene, Ismael Jung
Valle, Paulo Roberto Dalla
de Matos, Abraão Danziger
da Silva, Cristiano Souza
Minuzzi, Rejane Bonadimann
Mendes, Rui Ribeiro
Milan, Davi
Oliveira, Edna Maria Silva
Brandão, Paula Paraguassu
author_role author
author2 Lima, Glória Fernandes
Sanchotene, Ismael Jung
Valle, Paulo Roberto Dalla
de Matos, Abraão Danziger
da Silva, Cristiano Souza
Minuzzi, Rejane Bonadimann
Mendes, Rui Ribeiro
Milan, Davi
Oliveira, Edna Maria Silva
Brandão, Paula Paraguassu
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Fabio José Antônio
Lima, Glória Fernandes
Sanchotene, Ismael Jung
Valle, Paulo Roberto Dalla
de Matos, Abraão Danziger
da Silva, Cristiano Souza
Minuzzi, Rejane Bonadimann
Mendes, Rui Ribeiro
Milan, Davi
Oliveira, Edna Maria Silva
Brandão, Paula Paraguassu
dc.subject.por.fl_str_mv educação física
temas transversais
formação crítica e social
topic educação física
temas transversais
formação crítica e social
description A origem sociocultural, o tipo de formação e o efeito geracional dos professores de educação física em um ambiente de ensino nas escolas por meio da educação física e temas transversais influenciam o comportamento pedagógico, nas relações entre socialização e professores, sua capacidade de transmitir conhecimentos pedagógicos e seus modos de interação com os alunos no âmbito do ensino. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição para a formação crítica e social dos alunos por meio de temas transversais na disciplina de educação física. A educação física é um autocontrole associado ao avanço físico, motor, afetivo, sociocultural e na saúde e bem estar. Portanto, independentemente do seu valor para as crianças e jovens, a EF escolar não tem cumprido com os seus propósitos reais, exigindo uma prática motivadora e significativa para os formandos. A competência específica é o conjunto de características individuais que permitem a um indivíduo dominar determinada situação por meio de uma atividade efetiva. Essas características formam um sistema dinâmico, cujo resultado é justamente a competência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313
10.34117/bjdv8n12-131
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n12-131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55313/40744
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 78820-78835
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 78820-78835
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 78820-78835
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645622879715328