Percepção de residentes sobre a residência multiprofissional em saúde: um aporte para o fomento da qualidade do ensino superior / Resident inspections by multiprofessional health experience: a service for the development of quality in higher education
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4332 |
Resumo: | Introdução: A percepção inerente a uma determinada realidade é própria de cada indivíduo e pode ser divergente, mesmo perante a vivência de situações similares, como é o caso do cenário das residências multiprofissionais em saúde. Objetivo: Verificar a percepção dos residentes acerca da necessidade de melhorias nos programas de Residência Multiprofissionais em Saúde (RMS). Método: Estudo transversal, qualitativo realizado no ano 2018, com residentes concluintes do primeiro ano de RMS (n=54). Os dados foram coletados mediante á aplicação de questionários individualizados. Os dados foram analisados seguindo os preceitos da proposta de análise de conteúdo, e os resultados foram divididos em 2 categorias, a saber: “prática acadêmica na residência” e “prática de trabalho na residência”. Resultados: Foi possível observar a insatisfação dos residentes perante a qualificação das aulas teóricas, deficiência na organização das atividades pedagógicas, com os relacionamentos interpessoais e a interpretação errônea por muitos profissionais sobre o real papel do residente na instituição de saúde, ocasionando designações equivocadas. Conclusão: As insatisfações mencionadas constituem-se como ferramenta para direcionamentos futuros, visando a qualidade da proposta formativa, com capacidade para atender com êxito aos objetivos traçados, mantendo a qualidade de vida dos envolvidos. |
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Percepção de residentes sobre a residência multiprofissional em saúde: um aporte para o fomento da qualidade do ensino superior / Resident inspections by multiprofessional health experience: a service for the development of quality in higher educationespecializaçãosatisfação no trabalhoserviços de saúdecomunicação interdisciplinarpesquisa qualitativaIntrodução: A percepção inerente a uma determinada realidade é própria de cada indivíduo e pode ser divergente, mesmo perante a vivência de situações similares, como é o caso do cenário das residências multiprofissionais em saúde. Objetivo: Verificar a percepção dos residentes acerca da necessidade de melhorias nos programas de Residência Multiprofissionais em Saúde (RMS). Método: Estudo transversal, qualitativo realizado no ano 2018, com residentes concluintes do primeiro ano de RMS (n=54). Os dados foram coletados mediante á aplicação de questionários individualizados. Os dados foram analisados seguindo os preceitos da proposta de análise de conteúdo, e os resultados foram divididos em 2 categorias, a saber: “prática acadêmica na residência” e “prática de trabalho na residência”. Resultados: Foi possível observar a insatisfação dos residentes perante a qualificação das aulas teóricas, deficiência na organização das atividades pedagógicas, com os relacionamentos interpessoais e a interpretação errônea por muitos profissionais sobre o real papel do residente na instituição de saúde, ocasionando designações equivocadas. Conclusão: As insatisfações mencionadas constituem-se como ferramenta para direcionamentos futuros, visando a qualidade da proposta formativa, com capacidade para atender com êxito aos objetivos traçados, mantendo a qualidade de vida dos envolvidos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/433210.34117/bjdv5n11-037Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23144-23155Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23144-23155Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23144-231552525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4332/4062Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Andressa PaolaBordin, DanielleCabral, Luciane Patrícia AndreaniGrden, Clóris Regina BlanskiZanesco, CamilaFadel, Cristina Berger2021-02-15T12:36:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4332Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:45.101990Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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