Percepção de residentes sobre a residência multiprofissional em saúde: um aporte para o fomento da qualidade do ensino superior / Resident inspections by multiprofessional health experience: a service for the development of quality in higher education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andressa Paola
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bordin, Danielle, Cabral, Luciane Patrícia Andreani, Grden, Clóris Regina Blanski, Zanesco, Camila, Fadel, Cristina Berger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4332
Resumo: Introdução: A percepção inerente a uma determinada realidade é própria de cada indivíduo e pode ser divergente, mesmo perante a vivência de situações similares, como é o caso do cenário das residências multiprofissionais em saúde. Objetivo: Verificar a percepção dos residentes acerca da necessidade de melhorias nos programas de Residência Multiprofissionais em Saúde (RMS). Método: Estudo transversal, qualitativo realizado no ano 2018, com residentes concluintes do primeiro ano de RMS (n=54). Os dados foram coletados mediante á aplicação de questionários individualizados. Os dados foram analisados seguindo os preceitos da proposta de análise de conteúdo, e os resultados foram divididos em 2 categorias, a saber: “prática acadêmica na residência” e “prática de trabalho na residência”. Resultados: Foi possível observar a insatisfação dos residentes perante a qualificação das aulas teóricas, deficiência na organização das atividades pedagógicas, com os relacionamentos interpessoais e a interpretação errônea por muitos profissionais sobre o real papel do residente na instituição de saúde, ocasionando designações equivocadas. Conclusão: As insatisfações mencionadas constituem-se como ferramenta para direcionamentos futuros, visando a qualidade da proposta formativa, com capacidade para atender com êxito aos objetivos traçados, mantendo a qualidade de vida dos envolvidos.  
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