O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Antonio de Assis Cruz
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Francinete Soares da, Ayres, Allysony Martha Meireles, Rodrigues, Bruna Monique Cunha, Lima, Stefany Machado de, Oliveira, Jose Ribamar de Jesus, Barbosa, Maria José Ribeiro, Santos, Tereza Cristina Silva Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-97
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127
Resumo: O artigo aborda sobre o desenvolvimento histórico e social do coordenador pedagógico na educação brasileira. O estudo faz uma linha de tempo mostrando as raízes da coordenação pedagógica, que começa com o serviço de Inspeção Escolar, passando para o serviço de supervisão escolar até tornar-se como tal na segunda metade dos anos de 1990. A coordenação pedagógica surge como uma função que fica encarregada em fazer o trabalho do supervisor escolar - que se ocupava com os docentes e do orientador educacional - que se ocupava em prestar assistência aos discentes. O estudo conclui que o trabalho do coordenador pedagógico deve levar em conta os fazeres e a articulação das atividades da escola com a gestão escolar, as atividades do ensino dos docentes e com o processo de aprendizagem dos discentes.
id VERACRUZ-0_782333d07c9b25aa3944063ad0d6cf4c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46127
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challengestrajetória históricacoordenação pedagógicamovimento.O artigo aborda sobre o desenvolvimento histórico e social do coordenador pedagógico na educação brasileira. O estudo faz uma linha de tempo mostrando as raízes da coordenação pedagógica, que começa com o serviço de Inspeção Escolar, passando para o serviço de supervisão escolar até tornar-se como tal na segunda metade dos anos de 1990. A coordenação pedagógica surge como uma função que fica encarregada em fazer o trabalho do supervisor escolar - que se ocupava com os docentes e do orientador educacional - que se ocupava em prestar assistência aos discentes. O estudo conclui que o trabalho do coordenador pedagógico deve levar em conta os fazeres e a articulação das atividades da escola com a gestão escolar, as atividades do ensino dos docentes e com o processo de aprendizagem dos discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4612710.34117/bjdv8n4-97Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24219-24229Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24219-24229Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24219-242292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Antonio de Assis CruzSilva, Francinete Soares daAyres, Allysony Martha MeirelesRodrigues, Bruna Monique CunhaLima, Stefany Machado deOliveira, Jose Ribamar de JesusBarbosa, Maria José RibeiroSantos, Tereza Cristina Silva Lopes2022-06-22T19:38:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46127Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:20.816450Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
title O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
spellingShingle O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
Nunes, Antonio de Assis Cruz
trajetória histórica
coordenação pedagógica
movimento.
Nunes, Antonio de Assis Cruz
trajetória histórica
coordenação pedagógica
movimento.
title_short O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
title_full O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
title_fullStr O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
title_full_unstemmed O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
title_sort O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
author Nunes, Antonio de Assis Cruz
author_facet Nunes, Antonio de Assis Cruz
Nunes, Antonio de Assis Cruz
Silva, Francinete Soares da
Ayres, Allysony Martha Meireles
Rodrigues, Bruna Monique Cunha
Lima, Stefany Machado de
Oliveira, Jose Ribamar de Jesus
Barbosa, Maria José Ribeiro
Santos, Tereza Cristina Silva Lopes
Silva, Francinete Soares da
Ayres, Allysony Martha Meireles
Rodrigues, Bruna Monique Cunha
Lima, Stefany Machado de
Oliveira, Jose Ribamar de Jesus
Barbosa, Maria José Ribeiro
Santos, Tereza Cristina Silva Lopes
author_role author
author2 Silva, Francinete Soares da
Ayres, Allysony Martha Meireles
Rodrigues, Bruna Monique Cunha
Lima, Stefany Machado de
Oliveira, Jose Ribamar de Jesus
Barbosa, Maria José Ribeiro
Santos, Tereza Cristina Silva Lopes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Antonio de Assis Cruz
Silva, Francinete Soares da
Ayres, Allysony Martha Meireles
Rodrigues, Bruna Monique Cunha
Lima, Stefany Machado de
Oliveira, Jose Ribamar de Jesus
Barbosa, Maria José Ribeiro
Santos, Tereza Cristina Silva Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv trajetória histórica
coordenação pedagógica
movimento.
topic trajetória histórica
coordenação pedagógica
movimento.
description O artigo aborda sobre o desenvolvimento histórico e social do coordenador pedagógico na educação brasileira. O estudo faz uma linha de tempo mostrando as raízes da coordenação pedagógica, que começa com o serviço de Inspeção Escolar, passando para o serviço de supervisão escolar até tornar-se como tal na segunda metade dos anos de 1990. A coordenação pedagógica surge como uma função que fica encarregada em fazer o trabalho do supervisor escolar - que se ocupava com os docentes e do orientador educacional - que se ocupava em prestar assistência aos discentes. O estudo conclui que o trabalho do coordenador pedagógico deve levar em conta os fazeres e a articulação das atividades da escola com a gestão escolar, as atividades do ensino dos docentes e com o processo de aprendizagem dos discentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127
10.34117/bjdv8n4-97
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24219-24229
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24219-24229
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24219-24229
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822219165878976512
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n4-97