O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n4-97 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127 |
Resumo: | O artigo aborda sobre o desenvolvimento histórico e social do coordenador pedagógico na educação brasileira. O estudo faz uma linha de tempo mostrando as raízes da coordenação pedagógica, que começa com o serviço de Inspeção Escolar, passando para o serviço de supervisão escolar até tornar-se como tal na segunda metade dos anos de 1990. A coordenação pedagógica surge como uma função que fica encarregada em fazer o trabalho do supervisor escolar - que se ocupava com os docentes e do orientador educacional - que se ocupava em prestar assistência aos discentes. O estudo conclui que o trabalho do coordenador pedagógico deve levar em conta os fazeres e a articulação das atividades da escola com a gestão escolar, as atividades do ensino dos docentes e com o processo de aprendizagem dos discentes. |
id |
VERACRUZ-0_782333d07c9b25aa3944063ad0d6cf4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46127 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challengestrajetória históricacoordenação pedagógicamovimento.O artigo aborda sobre o desenvolvimento histórico e social do coordenador pedagógico na educação brasileira. O estudo faz uma linha de tempo mostrando as raízes da coordenação pedagógica, que começa com o serviço de Inspeção Escolar, passando para o serviço de supervisão escolar até tornar-se como tal na segunda metade dos anos de 1990. A coordenação pedagógica surge como uma função que fica encarregada em fazer o trabalho do supervisor escolar - que se ocupava com os docentes e do orientador educacional - que se ocupava em prestar assistência aos discentes. O estudo conclui que o trabalho do coordenador pedagógico deve levar em conta os fazeres e a articulação das atividades da escola com a gestão escolar, as atividades do ensino dos docentes e com o processo de aprendizagem dos discentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4612710.34117/bjdv8n4-97Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24219-24229Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24219-24229Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24219-242292525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Antonio de Assis CruzSilva, Francinete Soares daAyres, Allysony Martha MeirelesRodrigues, Bruna Monique CunhaLima, Stefany Machado deOliveira, Jose Ribamar de JesusBarbosa, Maria José RibeiroSantos, Tereza Cristina Silva Lopes2022-06-22T19:38:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46127Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:20.816450Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges |
title |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges |
spellingShingle |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges Nunes, Antonio de Assis Cruz trajetória histórica coordenação pedagógica movimento. Nunes, Antonio de Assis Cruz trajetória histórica coordenação pedagógica movimento. |
title_short |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges |
title_full |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges |
title_fullStr |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges |
title_full_unstemmed |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges |
title_sort |
O coordenador pedagógico em movimento: perspectivas e desafios / The pedagogical coordinator in movement: perspectives and challenges |
author |
Nunes, Antonio de Assis Cruz |
author_facet |
Nunes, Antonio de Assis Cruz Nunes, Antonio de Assis Cruz Silva, Francinete Soares da Ayres, Allysony Martha Meireles Rodrigues, Bruna Monique Cunha Lima, Stefany Machado de Oliveira, Jose Ribamar de Jesus Barbosa, Maria José Ribeiro Santos, Tereza Cristina Silva Lopes Silva, Francinete Soares da Ayres, Allysony Martha Meireles Rodrigues, Bruna Monique Cunha Lima, Stefany Machado de Oliveira, Jose Ribamar de Jesus Barbosa, Maria José Ribeiro Santos, Tereza Cristina Silva Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Francinete Soares da Ayres, Allysony Martha Meireles Rodrigues, Bruna Monique Cunha Lima, Stefany Machado de Oliveira, Jose Ribamar de Jesus Barbosa, Maria José Ribeiro Santos, Tereza Cristina Silva Lopes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Antonio de Assis Cruz Silva, Francinete Soares da Ayres, Allysony Martha Meireles Rodrigues, Bruna Monique Cunha Lima, Stefany Machado de Oliveira, Jose Ribamar de Jesus Barbosa, Maria José Ribeiro Santos, Tereza Cristina Silva Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trajetória histórica coordenação pedagógica movimento. |
topic |
trajetória histórica coordenação pedagógica movimento. |
description |
O artigo aborda sobre o desenvolvimento histórico e social do coordenador pedagógico na educação brasileira. O estudo faz uma linha de tempo mostrando as raízes da coordenação pedagógica, que começa com o serviço de Inspeção Escolar, passando para o serviço de supervisão escolar até tornar-se como tal na segunda metade dos anos de 1990. A coordenação pedagógica surge como uma função que fica encarregada em fazer o trabalho do supervisor escolar - que se ocupava com os docentes e do orientador educacional - que se ocupava em prestar assistência aos discentes. O estudo conclui que o trabalho do coordenador pedagógico deve levar em conta os fazeres e a articulação das atividades da escola com a gestão escolar, as atividades do ensino dos docentes e com o processo de aprendizagem dos discentes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127 10.34117/bjdv8n4-97 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-97 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46127/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24219-24229 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24219-24229 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24219-24229 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822219165878976512 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-97 |