Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido a partir do conceito da neuroplasticidade e teve como objetivo avaliar, diagnosticar e reabilitar crianças da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP em parceria com a APAE, na busca de avaliação técnica e qualificação dos profissionais de educação por meio de acompanhamento e orientações às equipes das escolas municipais, atendendo às necessidades do processo de inclusão, já que a falta de um ambiente desafiador para o aprendizado, acaba promovendo déficits de funcionamento, que implicam em transtornos e dificuldades de aprendizagens que, tardiamente, produzem prejuízos de ordem pessoal e social. Para tal, aplicou-se o método longitudinal no qual esses alunos foram encaminhados com queixas de dificuldades de aprendizagem, hipóteses para Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências intelectuais e outros transtornos afins. Obteve-se como resultado, durante o período pandêmico de COVID-19, o atendimento de 60 crianças nas modalidades de avaliação diagnóstica e reabilitação o por equipe formada de coordenador pedagógico, médico neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, observando-se como desfecho o alcance dos objetivos clínicos e terapêuticos no ano de 2020 e, manutenção destes pela maioria atendida, no ano de 2021, com declínio em relação aos mesmos, por uma minoria, devido à fragilidade de vínculo com as figuras escolares, tendo as atividades sido desenvolvidas totalmente na modalidade online, ou, ausência de acesso às atividades propostas pelo sistema escolar, refletindo no programa através da baixa pontualidade e frequência nos atendimentos; pouco engajamento das famílias em seguir orientações técnicas recebidas no sentido da constância na oferta de estímulos adequados no ambiente doméstico e administração de medicações prescritas pelo médico. |
id |
VERACRUZ-0_7a009f2e9de978848774308900036205 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46162 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaintsneuroplasticidadeaprendizagemestimulaçãoreabilitaçãocogniçãoO presente trabalho foi desenvolvido a partir do conceito da neuroplasticidade e teve como objetivo avaliar, diagnosticar e reabilitar crianças da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP em parceria com a APAE, na busca de avaliação técnica e qualificação dos profissionais de educação por meio de acompanhamento e orientações às equipes das escolas municipais, atendendo às necessidades do processo de inclusão, já que a falta de um ambiente desafiador para o aprendizado, acaba promovendo déficits de funcionamento, que implicam em transtornos e dificuldades de aprendizagens que, tardiamente, produzem prejuízos de ordem pessoal e social. Para tal, aplicou-se o método longitudinal no qual esses alunos foram encaminhados com queixas de dificuldades de aprendizagem, hipóteses para Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências intelectuais e outros transtornos afins. Obteve-se como resultado, durante o período pandêmico de COVID-19, o atendimento de 60 crianças nas modalidades de avaliação diagnóstica e reabilitação o por equipe formada de coordenador pedagógico, médico neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, observando-se como desfecho o alcance dos objetivos clínicos e terapêuticos no ano de 2020 e, manutenção destes pela maioria atendida, no ano de 2021, com declínio em relação aos mesmos, por uma minoria, devido à fragilidade de vínculo com as figuras escolares, tendo as atividades sido desenvolvidas totalmente na modalidade online, ou, ausência de acesso às atividades propostas pelo sistema escolar, refletindo no programa através da baixa pontualidade e frequência nos atendimentos; pouco engajamento das famílias em seguir orientações técnicas recebidas no sentido da constância na oferta de estímulos adequados no ambiente doméstico e administração de medicações prescritas pelo médico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4616210.34117/bjdv8n4-118Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24489-24502Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24489-24502Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24489-245022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Solange Messias da SilvaBoletini, Fernanda Viganódos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze2022-06-22T19:38:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46162Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:21.888864Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints |
title |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints |
spellingShingle |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints Moura, Solange Messias da Silva neuroplasticidade aprendizagem estimulação reabilitação cognição |
title_short |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints |
title_full |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints |
title_fullStr |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints |
title_full_unstemmed |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints |
title_sort |
Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints |
author |
Moura, Solange Messias da Silva |
author_facet |
Moura, Solange Messias da Silva Boletini, Fernanda Viganó dos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze |
author_role |
author |
author2 |
Boletini, Fernanda Viganó dos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Solange Messias da Silva Boletini, Fernanda Viganó dos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze |
dc.subject.por.fl_str_mv |
neuroplasticidade aprendizagem estimulação reabilitação cognição |
topic |
neuroplasticidade aprendizagem estimulação reabilitação cognição |
description |
O presente trabalho foi desenvolvido a partir do conceito da neuroplasticidade e teve como objetivo avaliar, diagnosticar e reabilitar crianças da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP em parceria com a APAE, na busca de avaliação técnica e qualificação dos profissionais de educação por meio de acompanhamento e orientações às equipes das escolas municipais, atendendo às necessidades do processo de inclusão, já que a falta de um ambiente desafiador para o aprendizado, acaba promovendo déficits de funcionamento, que implicam em transtornos e dificuldades de aprendizagens que, tardiamente, produzem prejuízos de ordem pessoal e social. Para tal, aplicou-se o método longitudinal no qual esses alunos foram encaminhados com queixas de dificuldades de aprendizagem, hipóteses para Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências intelectuais e outros transtornos afins. Obteve-se como resultado, durante o período pandêmico de COVID-19, o atendimento de 60 crianças nas modalidades de avaliação diagnóstica e reabilitação o por equipe formada de coordenador pedagógico, médico neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, observando-se como desfecho o alcance dos objetivos clínicos e terapêuticos no ano de 2020 e, manutenção destes pela maioria atendida, no ano de 2021, com declínio em relação aos mesmos, por uma minoria, devido à fragilidade de vínculo com as figuras escolares, tendo as atividades sido desenvolvidas totalmente na modalidade online, ou, ausência de acesso às atividades propostas pelo sistema escolar, refletindo no programa através da baixa pontualidade e frequência nos atendimentos; pouco engajamento das famílias em seguir orientações técnicas recebidas no sentido da constância na oferta de estímulos adequados no ambiente doméstico e administração de medicações prescritas pelo médico. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162 10.34117/bjdv8n4-118 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24489-24502 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24489-24502 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24489-24502 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645590638100480 |