Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Solange Messias da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Boletini, Fernanda Viganó, dos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir do conceito da neuroplasticidade e teve como objetivo avaliar, diagnosticar e reabilitar crianças da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP em parceria com a APAE, na busca de avaliação técnica e qualificação dos profissionais de educação por meio de acompanhamento e orientações às equipes das escolas municipais, atendendo às necessidades do processo de inclusão, já que a falta de um ambiente desafiador para o aprendizado, acaba promovendo déficits de funcionamento, que implicam em transtornos e dificuldades de aprendizagens que, tardiamente, produzem prejuízos de ordem pessoal e social. Para tal, aplicou-se o método longitudinal no qual esses alunos foram encaminhados com queixas de dificuldades de aprendizagem, hipóteses para Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências intelectuais e outros transtornos afins. Obteve-se como resultado, durante o período pandêmico de COVID-19, o atendimento de 60 crianças nas modalidades de avaliação diagnóstica e reabilitação o por equipe formada de coordenador pedagógico, médico neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, observando-se como desfecho o alcance dos objetivos clínicos e terapêuticos no ano de 2020 e,  manutenção destes pela maioria atendida, no ano de 2021, com declínio em relação aos mesmos, por uma minoria, devido à fragilidade de vínculo com as figuras escolares, tendo as atividades sido desenvolvidas totalmente na modalidade online, ou, ausência de acesso às atividades propostas pelo sistema escolar, refletindo no programa através da baixa pontualidade e frequência nos atendimentos; pouco engajamento das famílias em seguir orientações técnicas recebidas no sentido da constância na oferta de estímulos adequados no ambiente doméstico e administração de medicações prescritas pelo médico.
id VERACRUZ-0_7a009f2e9de978848774308900036205
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46162
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaintsneuroplasticidadeaprendizagemestimulaçãoreabilitaçãocogniçãoO presente trabalho foi desenvolvido a partir do conceito da neuroplasticidade e teve como objetivo avaliar, diagnosticar e reabilitar crianças da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP em parceria com a APAE, na busca de avaliação técnica e qualificação dos profissionais de educação por meio de acompanhamento e orientações às equipes das escolas municipais, atendendo às necessidades do processo de inclusão, já que a falta de um ambiente desafiador para o aprendizado, acaba promovendo déficits de funcionamento, que implicam em transtornos e dificuldades de aprendizagens que, tardiamente, produzem prejuízos de ordem pessoal e social. Para tal, aplicou-se o método longitudinal no qual esses alunos foram encaminhados com queixas de dificuldades de aprendizagem, hipóteses para Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências intelectuais e outros transtornos afins. Obteve-se como resultado, durante o período pandêmico de COVID-19, o atendimento de 60 crianças nas modalidades de avaliação diagnóstica e reabilitação o por equipe formada de coordenador pedagógico, médico neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, observando-se como desfecho o alcance dos objetivos clínicos e terapêuticos no ano de 2020 e,  manutenção destes pela maioria atendida, no ano de 2021, com declínio em relação aos mesmos, por uma minoria, devido à fragilidade de vínculo com as figuras escolares, tendo as atividades sido desenvolvidas totalmente na modalidade online, ou, ausência de acesso às atividades propostas pelo sistema escolar, refletindo no programa através da baixa pontualidade e frequência nos atendimentos; pouco engajamento das famílias em seguir orientações técnicas recebidas no sentido da constância na oferta de estímulos adequados no ambiente doméstico e administração de medicações prescritas pelo médico.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4616210.34117/bjdv8n4-118Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24489-24502Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24489-24502Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24489-245022525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Solange Messias da SilvaBoletini, Fernanda Viganódos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze2022-06-22T19:38:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46162Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:21.888864Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
title Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
spellingShingle Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
Moura, Solange Messias da Silva
neuroplasticidade
aprendizagem
estimulação
reabilitação
cognição
title_short Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
title_full Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
title_fullStr Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
title_full_unstemmed Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
title_sort Título: reflexões e impactos produzidos pela pandemia por Covid-19 sobre o serviço de avaliação, diagnóstico e reabilitação de alunos, da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP, com queixas de dificuldades de aprendizagem / Title: reflections and impacts produced by the Covid-19 pandemic on the evaluation, diagnosis and rehabilitation service for students, in the Salto Grande/SP municipal school network, with learning difficulties complaints
author Moura, Solange Messias da Silva
author_facet Moura, Solange Messias da Silva
Boletini, Fernanda Viganó
dos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze
author_role author
author2 Boletini, Fernanda Viganó
dos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Solange Messias da Silva
Boletini, Fernanda Viganó
dos Reis, Maria Eugênia Alvares Briqueze
dc.subject.por.fl_str_mv neuroplasticidade
aprendizagem
estimulação
reabilitação
cognição
topic neuroplasticidade
aprendizagem
estimulação
reabilitação
cognição
description O presente trabalho foi desenvolvido a partir do conceito da neuroplasticidade e teve como objetivo avaliar, diagnosticar e reabilitar crianças da rede municipal de ensino de Salto Grande/SP em parceria com a APAE, na busca de avaliação técnica e qualificação dos profissionais de educação por meio de acompanhamento e orientações às equipes das escolas municipais, atendendo às necessidades do processo de inclusão, já que a falta de um ambiente desafiador para o aprendizado, acaba promovendo déficits de funcionamento, que implicam em transtornos e dificuldades de aprendizagens que, tardiamente, produzem prejuízos de ordem pessoal e social. Para tal, aplicou-se o método longitudinal no qual esses alunos foram encaminhados com queixas de dificuldades de aprendizagem, hipóteses para Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiências intelectuais e outros transtornos afins. Obteve-se como resultado, durante o período pandêmico de COVID-19, o atendimento de 60 crianças nas modalidades de avaliação diagnóstica e reabilitação o por equipe formada de coordenador pedagógico, médico neurologista, psicólogo e fonoaudiólogo, observando-se como desfecho o alcance dos objetivos clínicos e terapêuticos no ano de 2020 e,  manutenção destes pela maioria atendida, no ano de 2021, com declínio em relação aos mesmos, por uma minoria, devido à fragilidade de vínculo com as figuras escolares, tendo as atividades sido desenvolvidas totalmente na modalidade online, ou, ausência de acesso às atividades propostas pelo sistema escolar, refletindo no programa através da baixa pontualidade e frequência nos atendimentos; pouco engajamento das famílias em seguir orientações técnicas recebidas no sentido da constância na oferta de estímulos adequados no ambiente doméstico e administração de medicações prescritas pelo médico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162
10.34117/bjdv8n4-118
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-118
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46162/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24489-24502
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24489-24502
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24489-24502
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645590638100480