Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv7n6-612 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem. |
id |
VERACRUZ-0_7a133b293a79b94a9e5b2e1cf55954fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31902 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary schoolGênero discursivoPropaganda impressaFormação leitora.O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3190210.34117/bjdv7n6-612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63153-63180Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63153-63180Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63153-631802525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Joseval dos ReisOliveira, Andréia de2021-09-21T11:05:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31902Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:53.694528Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
spellingShingle |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school Miranda, Joseval dos Reis Gênero discursivo Propaganda impressa Formação leitora. Miranda, Joseval dos Reis Gênero discursivo Propaganda impressa Formação leitora. |
title_short |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title_full |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title_fullStr |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title_full_unstemmed |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title_sort |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
author |
Miranda, Joseval dos Reis |
author_facet |
Miranda, Joseval dos Reis Miranda, Joseval dos Reis Oliveira, Andréia de Oliveira, Andréia de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Andréia de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Joseval dos Reis Oliveira, Andréia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero discursivo Propaganda impressa Formação leitora. |
topic |
Gênero discursivo Propaganda impressa Formação leitora. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902 10.34117/bjdv7n6-612 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63153-63180 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63153-63180 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63153-63180 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183820492800000 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-612 |