Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Joseval dos Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Andréia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv7n6-612
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento  de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem.
id VERACRUZ-0_7a133b293a79b94a9e5b2e1cf55954fc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31902
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary schoolGênero discursivoPropaganda impressaFormação leitora.O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento  de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3190210.34117/bjdv7n6-612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63153-63180Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63153-63180Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63153-631802525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Joseval dos ReisOliveira, Andréia de2021-09-21T11:05:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31902Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:53.694528Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
spellingShingle Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
Miranda, Joseval dos Reis
Gênero discursivo
Propaganda impressa
Formação leitora.
Miranda, Joseval dos Reis
Gênero discursivo
Propaganda impressa
Formação leitora.
title_short Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title_full Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title_fullStr Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title_full_unstemmed Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title_sort Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
author Miranda, Joseval dos Reis
author_facet Miranda, Joseval dos Reis
Miranda, Joseval dos Reis
Oliveira, Andréia de
Oliveira, Andréia de
author_role author
author2 Oliveira, Andréia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Joseval dos Reis
Oliveira, Andréia de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Propaganda impressa
Formação leitora.
topic Gênero discursivo
Propaganda impressa
Formação leitora.
description O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento  de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902
10.34117/bjdv7n6-612
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63153-63180
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63153-63180
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63153-63180
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183820492800000
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv7n6-612