Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Joseval dos Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Andréia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento  de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem.
id VERACRUZ-0_7a133b293a79b94a9e5b2e1cf55954fc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31902
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary schoolGênero discursivoPropaganda impressaFormação leitora.O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento  de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3190210.34117/bjdv7n6-612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63153-63180Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63153-63180Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63153-631802525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Joseval dos ReisOliveira, Andréia de2021-09-21T11:05:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31902Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:53.694528Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
spellingShingle Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
Miranda, Joseval dos Reis
Gênero discursivo
Propaganda impressa
Formação leitora.
title_short Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title_full Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title_fullStr Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title_full_unstemmed Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
title_sort Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
author Miranda, Joseval dos Reis
author_facet Miranda, Joseval dos Reis
Oliveira, Andréia de
author_role author
author2 Oliveira, Andréia de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Joseval dos Reis
Oliveira, Andréia de
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Propaganda impressa
Formação leitora.
topic Gênero discursivo
Propaganda impressa
Formação leitora.
description O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento  de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902
10.34117/bjdv7n6-612
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63153-63180
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63153-63180
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63153-63180
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645541278482432