Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem. |
id |
VERACRUZ-0_7a133b293a79b94a9e5b2e1cf55954fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31902 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary schoolGênero discursivoPropaganda impressaFormação leitora.O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3190210.34117/bjdv7n6-612Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63153-63180Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63153-63180Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63153-631802525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Joseval dos ReisOliveira, Andréia de2021-09-21T11:05:31Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31902Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:53.694528Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
spellingShingle |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school Miranda, Joseval dos Reis Gênero discursivo Propaganda impressa Formação leitora. |
title_short |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title_full |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title_fullStr |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title_full_unstemmed |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
title_sort |
Gênero discursivo propaganda impressa: contribuições na formação leitora, nos anos iniciais do ensino fundamental/ Discursive genre of printed advertising: contributions to reading education in the early years of elementary school |
author |
Miranda, Joseval dos Reis |
author_facet |
Miranda, Joseval dos Reis Oliveira, Andréia de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Andréia de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Joseval dos Reis Oliveira, Andréia de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero discursivo Propaganda impressa Formação leitora. |
topic |
Gênero discursivo Propaganda impressa Formação leitora. |
description |
O presente trabalho teve como objetivo compreender como o gênero discursivo propaganda impressa pode contribuir no processo de formação leitora dos alunos, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho metodológico utilizado foi a abordagem qualitativa, efetivado por meio de atividades de intervenção, o uso de procedimentos de geração de dados como oficinas pedagógicas, a observação participante e as rodas de conversas. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 5º ano, e a escolha dos participantes e do lócus se deu por meio das intervenções, realizadas durante o Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O aporte teórico está constituído por autores e estudiosos como Bakhtin (1997), Consoli (2008), Galvani (1994), Kleiman (2000), Koch (2001), Melo (20016), Orlandi (2001) Soares (1998) Solé (1998) e outros, além do documento intitulado Base Nacional Comum Curricular (2017). Os resultados do estudo apontam a riqueza do ensino dos usos do gênero propaganda impressa, no que se refere a tomada de consciência sobre a importância de lidar com a linguagem verbal e a não verbal, bem como no uso da intertextualidade, na produção de leituras de imagens de propagandas. Salientamos que as oficinas possibilitaram o desenvolvimento de habilidades leitoras socioemocionais dos alunos, práticas propostas na Base nacional Comum Curricular-BNCC (2017), as quais visam que os mesmos possam refletir criticamente sobre a fidedignidade das informações; analisar a circulação dos gêneros do discurso, nos diferentes campos de atividade, seus usos e funções relacionados com as atividades típicas do campo; identificar dados implícitos e os efeitos de sentido decorrentes de determinados usos expressivos da linguagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902 10.34117/bjdv7n6-612 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31902/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 63153-63180 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 63153-63180 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 63153-63180 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645541278482432 |