Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elder Cardoso Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819
Resumo: A inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar é um assunto amplamente debatido. Não obstante, metodologias educacionais que coloquem ações inclusivas em prática são, ainda, alvo de diversos apontamentos que evidenciam a complexidade de o professor efetivar um trabalho que envolva o processo de ensino e aprendizagem capaz de atingir positiva e efetivamente o educando que possui necessidades especiais. Nesse cenário, amparado nos pressupostos de Coelho (1991; 2000); Omote (2006); Zilberman e Silva (1990); Abramovich (1997); Silva e Aranha (2005); Camargo e Bosa (2009); Borba (2000); Silva e Fachin (2002), dentre outros, este artigo busca realizar uma reflexão acerca do papel da Literatura Infantil como uma ferramenta didática capaz de auxiliar os educadores que atuam na Educação Especial, compreendendo as diversas particularidades dos alunos como um fator que enriquece o aprendizado.  
id VERACRUZ-0_7a22a2e9dc0300018f72fca3e403239a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28819
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special educationEducação EspecialInclusãoLiteratura Infantil.A inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar é um assunto amplamente debatido. Não obstante, metodologias educacionais que coloquem ações inclusivas em prática são, ainda, alvo de diversos apontamentos que evidenciam a complexidade de o professor efetivar um trabalho que envolva o processo de ensino e aprendizagem capaz de atingir positiva e efetivamente o educando que possui necessidades especiais. Nesse cenário, amparado nos pressupostos de Coelho (1991; 2000); Omote (2006); Zilberman e Silva (1990); Abramovich (1997); Silva e Aranha (2005); Camargo e Bosa (2009); Borba (2000); Silva e Fachin (2002), dentre outros, este artigo busca realizar uma reflexão acerca do papel da Literatura Infantil como uma ferramenta didática capaz de auxiliar os educadores que atuam na Educação Especial, compreendendo as diversas particularidades dos alunos como um fator que enriquece o aprendizado.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2881910.34117/bjdv7n4-583Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41890-41907Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41890-41907Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41890-419072525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819/22759Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elder Cardoso Fernandes2021-07-28T18:56:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28819Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:23.585302Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
title Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
spellingShingle Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
Silva, Elder Cardoso Fernandes
Educação Especial
Inclusão
Literatura Infantil.
title_short Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
title_full Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
title_fullStr Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
title_full_unstemmed Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
title_sort Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
author Silva, Elder Cardoso Fernandes
author_facet Silva, Elder Cardoso Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elder Cardoso Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão
Literatura Infantil.
topic Educação Especial
Inclusão
Literatura Infantil.
description A inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar é um assunto amplamente debatido. Não obstante, metodologias educacionais que coloquem ações inclusivas em prática são, ainda, alvo de diversos apontamentos que evidenciam a complexidade de o professor efetivar um trabalho que envolva o processo de ensino e aprendizagem capaz de atingir positiva e efetivamente o educando que possui necessidades especiais. Nesse cenário, amparado nos pressupostos de Coelho (1991; 2000); Omote (2006); Zilberman e Silva (1990); Abramovich (1997); Silva e Aranha (2005); Camargo e Bosa (2009); Borba (2000); Silva e Fachin (2002), dentre outros, este artigo busca realizar uma reflexão acerca do papel da Literatura Infantil como uma ferramenta didática capaz de auxiliar os educadores que atuam na Educação Especial, compreendendo as diversas particularidades dos alunos como um fator que enriquece o aprendizado.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819
10.34117/bjdv7n4-583
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819/22759
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41890-41907
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41890-41907
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41890-41907
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645527837835264