Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819 |
Resumo: | A inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar é um assunto amplamente debatido. Não obstante, metodologias educacionais que coloquem ações inclusivas em prática são, ainda, alvo de diversos apontamentos que evidenciam a complexidade de o professor efetivar um trabalho que envolva o processo de ensino e aprendizagem capaz de atingir positiva e efetivamente o educando que possui necessidades especiais. Nesse cenário, amparado nos pressupostos de Coelho (1991; 2000); Omote (2006); Zilberman e Silva (1990); Abramovich (1997); Silva e Aranha (2005); Camargo e Bosa (2009); Borba (2000); Silva e Fachin (2002), dentre outros, este artigo busca realizar uma reflexão acerca do papel da Literatura Infantil como uma ferramenta didática capaz de auxiliar os educadores que atuam na Educação Especial, compreendendo as diversas particularidades dos alunos como um fator que enriquece o aprendizado. |
id |
VERACRUZ-0_7a22a2e9dc0300018f72fca3e403239a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28819 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special educationEducação EspecialInclusãoLiteratura Infantil.A inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar é um assunto amplamente debatido. Não obstante, metodologias educacionais que coloquem ações inclusivas em prática são, ainda, alvo de diversos apontamentos que evidenciam a complexidade de o professor efetivar um trabalho que envolva o processo de ensino e aprendizagem capaz de atingir positiva e efetivamente o educando que possui necessidades especiais. Nesse cenário, amparado nos pressupostos de Coelho (1991; 2000); Omote (2006); Zilberman e Silva (1990); Abramovich (1997); Silva e Aranha (2005); Camargo e Bosa (2009); Borba (2000); Silva e Fachin (2002), dentre outros, este artigo busca realizar uma reflexão acerca do papel da Literatura Infantil como uma ferramenta didática capaz de auxiliar os educadores que atuam na Educação Especial, compreendendo as diversas particularidades dos alunos como um fator que enriquece o aprendizado. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2881910.34117/bjdv7n4-583Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41890-41907Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41890-41907Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41890-419072525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819/22759Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Elder Cardoso Fernandes2021-07-28T18:56:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28819Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:23.585302Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education |
title |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education |
spellingShingle |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education Silva, Elder Cardoso Fernandes Educação Especial Inclusão Literatura Infantil. |
title_short |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education |
title_full |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education |
title_fullStr |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education |
title_full_unstemmed |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education |
title_sort |
Ciência da leitura: literatura infantil como ferramenta de inclusão na educação especial / Science of reading: children's literature as a tool for inclusion in special education |
author |
Silva, Elder Cardoso Fernandes |
author_facet |
Silva, Elder Cardoso Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elder Cardoso Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial Inclusão Literatura Infantil. |
topic |
Educação Especial Inclusão Literatura Infantil. |
description |
A inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar é um assunto amplamente debatido. Não obstante, metodologias educacionais que coloquem ações inclusivas em prática são, ainda, alvo de diversos apontamentos que evidenciam a complexidade de o professor efetivar um trabalho que envolva o processo de ensino e aprendizagem capaz de atingir positiva e efetivamente o educando que possui necessidades especiais. Nesse cenário, amparado nos pressupostos de Coelho (1991; 2000); Omote (2006); Zilberman e Silva (1990); Abramovich (1997); Silva e Aranha (2005); Camargo e Bosa (2009); Borba (2000); Silva e Fachin (2002), dentre outros, este artigo busca realizar uma reflexão acerca do papel da Literatura Infantil como uma ferramenta didática capaz de auxiliar os educadores que atuam na Educação Especial, compreendendo as diversas particularidades dos alunos como um fator que enriquece o aprendizado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819 10.34117/bjdv7n4-583 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-583 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28819/22759 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41890-41907 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41890-41907 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41890-41907 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645527837835264 |